quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Mt.12.43-45 - CORAÇÃO VAZIO.


CORAÇÃO VAZIO

Mt.12.43-45




Introd.:           É possível que algum de nós esteja com o coração vazio de Deus.

            Se caso for verdade, ainda há tempo para restabelecer a nossa vida espiritual.

Nar.:    Neste texto Jesus fala sobre a ação crescente do Diabo na vida de muitos homens sem Deus.

Propos.:           Busque uma vida de inteira dedicação ao Senhor e um coração totalmente cheio do Espírito Santo.

Trans.:             O coração vazio pode representar [...]

1 – Um homem liberto.

            A ocasião temporal “quando [...]”, Mt.12.43 mostra que pode haver um momento em que o servo de Deus pode ser de fato um homem liberto, destituído de qualquer influência maligna.

            Esse momento é “quando (Cristo entra dentro desse coração a fim de torná-lo limpo, restaurado, purificado, renovado pelo poder do Espírito Santo) [...]”, Mt.12.43.

            Só a partir desse momento é que “[...] o espírito imundo [...]”, Mt.12.43 não tem mais autoridade, poder, influência dentro do coração regenerado.

            Toda e qualquer impureza “[...] sai do homem (do seu coração) [...]”, Mt.12.43 pelo motivo de Jesus estar em posse, dominando, reinando dentro da alma que outrora fora casa do inimigo.

            Sendo assim, a partir do momento da libertação por Cristo desse homem, “[...] o espírito imundo (Satanás) [...] anda por lugares áridos (outros corações sedentos, sem a água da vida) [...]”, Mt.12.43 a fim de dominar, estragar, roubar, matar e destruir a sua vida.

            Você é um homem liberto? Fique atento porque “[...] o inimigo (Diabo) [...] sai [...] procurando (anda em derredor) repouso (um lugar para descansar, recrear, divertir, danificar a vida dos desavisados) [...]”, Mt.12.43.

            O problema maior é “quando o espírito imundo (Lúcifer) [...] porém não encontra”, Mt.12.43 um lugar solitário, uma alma sem Cristo, homens sem paz no mundo, sem esperança de vida eterna.

            Coração vazio fala sobre [...]

2 – O homem sem proteção.

            Um dos maiores problemas na vida do crente é ele viver sem a proteção de Deus, pensar que pode resolver tudo sozinho, quando o Senhor se cansa e já está aborrecido com o seu pecado constante.

            Por isso [...]”, Mt.12.44 ou por causa dessa arrogância na vida do homem, haverá problemas sérios em sua vida física e principalmente na vida espiritual.

            Fique sabendo que a ação permissiva de Deus deixa “[...] o inimigo (Diabo) [...] dizer [...]”, Mt.12.43, 44 não o que deseja, mas somente o que Deus determina para a sua ação na vida do homem.

            Uma “[...] casa (coração desprotegido, sem a ajuda de Deus, sem o cuidado e renovação espiritual, ficará apta a receber de) volta [...] o inimigo (anjos demoníacos) [...]”, Mt.12.44.

            Na concepção satânica, as forças do mal “[...] voltará para sua casa [...]”, Mt.12.44 que outrora o guarnecia e o alimentava espiritualmente.

            Esta “[...] casa (é a que outrora era protegida e liberta por Deus, mas que, por negligência, falta de zelo, falta de comunhão, de vida com Deus, tornou-se presa fácil do) inimigo [...]”, Mt.12.44, 43.

            Ora, na vida desse homem houve libertação, proteção, vida com Deus “[...] donde saíra [...] o inimigo (Diabo) [...]”, Mt.12.44 da sua alma para andar errante.

            A conjunção aditiva “[...] e [...]”, Mt.12.44 fala sobre a possível reviravolta para pior na vida dessa pessoa desprotegida, sem direção.

            O motivo maior é que “[...] tendo voltado [...] o inimigo (as hostes malignas) [...]”, Mt.12.44, achou espaço, brecha, oportunidade.

            Esse coração despreparado, desprotegido, outrora liberto é “[...] encontrado vazio (pelo) [...] inimigo [...] (sem o verdadeiro testemunho, sem a Palavra de Deus, sem paz, sem amor, sem a força do Senhor) [...]”, Mt.12.43, 44.

            [...] E [...] (o melhor para) o inimigo [...] (é que esse coração está) varrido [...]”, Mt.12.43, 44, limpo, impedido da atuação da Palavra de Deus.

            [...] E (a) ornamentação”, Mt.12.44 está de acordo com os preceitos do mundo, os desejos da carne e conforme o gosto do Diabo.

            Este é o homem sem a devida proteção divina.

            O coração vazio apresenta [...]

3 – O homem dominado pelo Diabo.

            O homem dominado pelo Diabo não precisa, necessariamente, ficar se contorcendo, espumando, rolando ao chão; basta apenas esse homem fugir de Deus; o esfriamento logo aparecerá.

            Quando chegar o momento certo, o tempo determinado, “então [...]”, Mt.12.45, chegará o fim da vida espiritual, da comunhão com Deus.

            A destruição se dá porque “[...] o inimigo (o próprio Satanás) vai [...]”, Mt.12.43, 45 com toda a sua fúria, a sua destruição, a sua maldade para cima do homem desprevenido, desestruturado, desequilibrado, desprotegido, que está liberto do poder de Deus em sua vida espiritual.

            A conjunção aditiva “[...] e [...]”, Mt.12.45 determina que haverá consequências danosas à vida espiritual para esse coração vazio de Deus.

            Aquele que outrora dominava o coração para o mal, a destruição, “[...] leva consigo outros [...]”, Mt.12.45 da sua laia, estirpe com o propósito de destruir.

            O texto fala que esse homem dominado pelo Diabo, com um coração vazio de Deus, recebe mais “[...] sete espíritos (dominadores, atormentadores) [...]”, Mt.12.45.

            O adjetivo no superlativo declara que haverá “[...] piores (mais perversos em aborrecimentos, fadigas, tormentos) [...]”, Mt.12.45 consequências na vida dessa pessoa.

            Veja bem “[...] do que ele [...] o inimigo [...] e (seus comparsas são capazes para destruir e matar) [...]”, Mt.12.43, 45 em ordem crescente:

            Primeiro: “[...] entra [...]”, Mt.12.45 dentro do coração de mansinho, sem alarde, sem levantar suspeitas.

            Segundo: “[...] habita (reside) ali [...]”, Mt.12.45 dentro desse coração vazio, dominando a alma para toda a eternidade.

            Terceiro: “[...] e o último estado (de falta de paz, amor, vida cristã) daquele homem [...]”, Mt.12.45 se esvai, desvanece, amortece com a destruição infernal.

            Nota-se que “[...] daquele homem (que outrora experimentou o dom celestial, participou dos cânticos, orações, leitura bíblica e que se perdera em seus pecados) [...]”, Mt.12.45, ele caminha para o fim da sua vida espiritual.

            Essa pessoa se “[...] torna pior (em maldade, destruição, bebedice, farra, desgosto) do que o primeiro [...] estado (em que se encontrava antes de uma suposta entrega a Cristo) [...]”, Mt.12.45.

            O coração vazio tem alcançado [...]

Conclusão:      O homem perverso.   

            Eu e você precisamos fazer uma análise a respeito desse nosso coração se está ou não vazio de Deus.

            É possível reconhecer se o nosso coração é ou não perverso a ponto de Deus rejeitar.

            Então, conforme a nossa resposta, “[...] assim também acontecerá [...]”, Mt.12.45 se o nosso coração estiver liberto, sem Deus neste mundo, sem a verdadeira proteção Paterna e principalmente se estiver dominado pelo mal.

            A razão de “[...] acontecer (igual ou pior é porque) a esta geração perversa”, Mt.12.45 está de mal a pior.

            Peça a Deus para encher o seu coração de toda a verdade bíblica.



            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário