quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Mt.10.40-42 - RECOMPENSA.

RECOMPENSA
Mt.10.40-42


Introd.:           O evangelho de Lucas fala que “[...] seremos [...] recompensados [...] na ressurreição dos justos”, Lc.14.14.

            Todos os homens serão recompensados. Uns na vida eterna com Cristo. Outros serão condenados eternamente.

Nar.:    Jesus fala sobre os galardões que cada um de nós haverá de receber.

Propos.:           Busque ser bem recompensado.

Trans.:             A recompensa [...]

1 – Será de acordo com a sua atitude diante de Deus.

            Esse “quem [...]”, Mt.10.41 que Jesus se refere é eu e você que praticamos ou não as boas obras neste mundo.

            Nenhum de nós ficará de fora dessa recompensa.

            Esse “quem (eu e você precisa) receber um profeta (a Palavra de Deus) [...]”, Mt.10.41 enviada ao seu coração a fim de ser transformado pelo poder do Espírito Santo.

            Ao receber “[...] um profeta (o evangelho da salvação), no caráter de profeta (que o torna filho de Deus, haverá recompensa) [...]”, Mt.10.41.

            Jesus fala que você “[...] receberá (aquilo que lhe foi oferecido desde a eternidade, além da salvação) o galardão (o prêmio da vitória) de profeta (por ter aceitado a mensagem da cruz que salva o homem pecador) [...]”, Mt.10.41.

            [...] Quem (eu e você que) recebe um justo (que além de observar a lei divina nos ensina a viver de acordo com os preceitos de Deus a fim de agradá-lo e servi-lo) [...]”, Mt.10.41.

            Este “[...] justo (os preceitos de Deus deve ser) [...] recebido (em nosso coração) no caráter (no modo de ser diante de Deus, ou seja) [...] justo [...]”, Mt.10.41.

            Todo aquele que agir na “[...] justiça (segundo Deus) [...] receberá o galardão (o prêmio da vitória) de (ter sido) justo (diante de Deus e dos homens)”, Mt.10.41.

            A conjunção aditiva “e [...]”, Mt.10.42 aponta para uma nova recompensa às nossas almas. 

2 – Será de acordo com a sua atitude diante dos homens.

            Esse “[...] quem [...]”, Mt.10.42, conforme o verso 41, pode ser entendido como sendo qualquer um de nós.

            Então, cabe a cada um de nós manter um bom relacionamento com os homens de uma forma amigável, saudável e amorosa.

            A forma de demonstrar esse amor é “[...] dando a beber [...]”, Mt.10.42 àquele que tem sede física, mas principalmente a espiritual. 

            Quando o texto fala sobre “[...] ainda que seja um copo de água fria [...]”, Mt.10.42, não exclui as demais benevolências que cada um de nós pode oferecer ao necessitado. 

            Podemos “[...] dar-lhes a beber (“[...] da fonte da água da vida – Jesus Cristo”, Ap.21.6) [...]”, Mt.10.42. 

            A nossa relação com os homens neste mundo nos fala sobre a necessidade de olhar para “[...] um destes pequeninos (novo na fé, que deseja seguir a Cristo, devemos orar com ele, por ele e incentivá-lo) [...]”, Mt.10.42.

            O motivo da nossa preocupação é “[...] por ser este pequenino [...] discípulo (de) Jesus [...]”, Mt.10.42, nosso irmão na fé. 

            Quando agimos de forma amorosa para com os demais da fé, a “[...] verdade dita (por) Jesus (a cada um de nós serve para incentivar a mim e a você sobre o investir na vida eterna, na propagação do Reino de Deus) [...]”, Mt.10.42. 

            A nossa recompensa ou “[...] o nosso galardão (prêmio da vitória é) que de modo algum perderemos [...]”, Mt.10.42 porque Deus é fiel para conosco.

            A recompensa maior [...]

Conclusão:      Será a nossa salvação eterna.

            Tudo que somos e temos é do Senhor. Até mesmo a nossa salvação não pertence a nós, ela vem de Deus.

            É por este motivo que “quem nos recebe [...]”, Mt.10.40 para ouvir o evangelho da salvação, pode ser contemplado com o Reino dos céus.

            É preciso entender que não é a nossa recepção que dará direito à vida eterna, mas aquele que “[...] recebe (aceita a graça, o amor insondável, a fé em seu coração) a Jesus recebe (como Senhor e Salvador de sua vida) [...]”, Mt.10.40.

            [...] E [...]”, Mt.10.40 esta conjunção aditiva nos mostra que não podemos ser unicistas, pensando que somente Jesus é o Salvador – TJ, Voz da Verdade, Igreja de Deus no Brasil, Igreja Local, Tabernáculo da Fé, A Palavra Original, A Igreja de Deus do Sétimo Dia, Os Adeptos do Nome Yehoshua.

            O texto fala que “[...] quem [...] recebe (a) Jesus recebe aquele que o enviou (o Pai)”, Mt.10.40.

            A nossa recompensa maior é a nossa salvação. Creia em Jesus, busque-o com todo o seu coração.

 

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário