sábado, 18 de novembro de 2017

Mt.21.33-46 - VINHA.

VINHA
Mt.21.33-46

 

Introd.:           Nós, servos de Jesus somos conhecidos como “a plantação de uvas do SENHOR Todo-Poderoso, as parreiras de que ele tanto gosta são o povo de Israel e o povo de Judá. Deus esperava que eles obedecessem à sua lei, mas ele os viu cometendo crimes de morte; esperava que fizessem o que é direito, mas só ouviu as suas vítimas gritando por socorro”, Is.5.7 – NTLH.

Nar.:    Parábola é uma história curta ou comparação baseada em fatos verdadeiros com o fim de ensinar lições a respeito do Reino de Deus, ou de sabedoria ou moral.

            Ao todo são 44 as parábolas de Jesus registradas nos Evangelhos e esta o Mestre fala sobre a perversidade dos corações dos homens em relação à Pessoa e Obra do Filho de Deus.

Propos.:           Quem é você como vinha predileta de Deus?

Trans.:             A vinha tem [...]

1 – Um dono.

            O verbo imperativo “atentai (indica o quanto Jesus está interessado em esclarecer a todos sobre a faculdade de ouvir, prestar atenção, considerar o que está ou tem sido dito, a fim de entender, perceber, compreender sobre) outra parábola (baseada em fatos reais para ensinar lições sobre o Reino dos céus) [...]”, Mt.21.33.

            A história real é que “[...] havia um homem (o próprio Deus), dono de casa (proprietário, Senhor,  comandante do nosso coração que deseja comandar a eu e você) [...]”, Mt.21.33.

            É importante saber que foi esse mesmo “[...] dono (Deus) que plantou uma vinha (eu e você para morar na mansão eterna) [...]”, Mt.21.33.

            Assim como Deus escolheu, Ele mesmo “[...] cerca (o seu servo) de uma sebe (proteção para que “[...] o Maligno não lhe toque”, 1Jo.5.18) [...]”, Mt.21.33.

            É o próprio Deus que “[...] construiu (passado na) vinha um lagar (tonel onde as uvas são pisadas com o propósito de esmagar, fazer sofrer para extrair o melhor vinho – fortalecer, aperfeiçoar eu e você) [...]”, Mt.21.33.

            Fique sabendo que a vigilância é perfeita, pois Deus “[...] edificou (passado) uma torre (de vigia para nos proteger das armadilhas e ciladas dos homens, do Diabo e seus ladrões) [...]”, Mt.21.33.

            Agora, a situação estarrecedora é que Ele “[...] arrendou a vinha a uns lavradores (pastores, líderes espirituais – nosso testemunho diante da sociedade para cuidar bem da) vinha [...]”, Mt.21.33 na esperança de obter lucro, seus frutos.

            [...] Depois, (esse) dono Jesus [...] se ausentou do país”, Mt.21.33, o qual voltará para ajustar contas.

            Ao (chegar o) tempo da colheita [...]”, Mt.21.34 haverá uma pré-prestação de contas das nossas obras.

            É por este motivo que o dono da vinha tem “[...] enviado os seus servos (profetas ouve a voz de Deus e fala a verdade) aos lavradores (que desobedecem e desejam destruir a vinha – eu e você) [...]”, Mt.21.34.

            Cristo virá “[...] para receber os frutos (justiça-amor, alegria) que lhe tocam (de direito que requer de cada um de nós)”, Mt.21.34.

            Caso eu e você não aceitar as normas determinadas nas Escrituras, Jesus determina acrescentar a preposição “portanto [...]”, Mt.21.43 que estabelece a relação das orações para “[...] nos dizer (algo importante sobre) [...] o reino de Deus [...]”, Mt.21.43.

            Mas é preciso ficar esclarecido que “[...] reino de Deus [...] será tirado [...]”, Mt.21.43 daquele que não aceita e renega Cristo como Senhor e Salvador.

            [...] Tirado (Israel) o reino de Deus [...] será entregue a um povo (gentio) que lhe produza os respectivos frutos (justiça-amor, alegria, paz)”, Mt.21.43.

            O pedido de frutos gera [...]

2 – Ódio        

            O ódio está dentro do coração de “[...] lavradores (eu e você) [...]”, Mt.21.35 que não aceita os preceitos de Deus.

            Foi por este motivo que, homens iguais e a mim e a você que “[...] agarraram os servos (os profetas), espancaram a um, mataram a outro (João Batista) e a outro apedrejaram”, Mt.21.35.

            A escala de ódio, raiva, desprezo aumenta quando Deus resolve “enviar ainda outros servos (profetas) em maior número; e trataram-nos da mesma sorte”, Mt.21.36 com mais aperfeiçoamento, requinte de crueldade.

            E [...]”, Mt.21.37 na última tentativa de Deus para reconciliar consigo o mundo, “[...] por último, enviou (a mim e a você) o seu próprio filho (Jesus Cristo que tem poder para perdoar pecados e salvar) [...]”, Mt.21.37.

            Deus continua “[...] dizendo (a todos nós): A meu filho respeitarão (reverenciar, adorar todos os seus dias)”, Mt.21.37.

            Não é que Deus não sabia da maldade humana, “mas (é porque) os lavradores (eu e você somos maus, perversos, não habita bem em nós) [...]”, Mt.21.38.

            É por este motivo que “[...] vendo o filho Jesus [...]”, Mt.21.38, o seu exemplo, a sua bondade, o seu amor; não queremos imitá-lo, preferimos rejeitar a sua bondade.

            Eis a razão de muitos “[...] dizerem entre si: Este é o herdeiro (o dono da vinha, o Senhor de todas as coisas) [...]”, Mt.21.38.

            A solução imediata ou ainda mais cruel é somente fazerem um acordo “[...] entre si dizendo [...] ora (Jesus não serve para nós com o seu modo de vida, as suas cobranças, o seu amor) [...]”, Mt.21.38.

            Então “[...] vamos, matemo-lo (com os nossos próprios pecados) e apoderemo-nos da sua herança (amor, alegria, paz)”, Mt.21.38.

            E, (assim como os judeus fizeram com Jesus) agarrando-o (entregando-o aos romanos para ser morto, fazemos com as nossas ações pecaminosas) [...]”, Mt.21.39.

            E [...] (o ódio só tende aumentar em nossos corações a ponto de) lançar Jesus (para) fora da vinha (cidade de Jerusalém, o rejeitamos dentro do nosso coração, então) o matamos (dentro da nossa alma)”, Mt.21.39.

            Sendo assim, o dono da vinha exige [...]

3 – Reparação.           

            O que você fará “quando, pois, vier o senhor da vinha (Jesus Cristo “[...] na sua majestade e todos os anjos com ele [...]”, Mt.25.31)? [...]”, Mt.21.40.

            Já pensou o “[...] que Jesus fará àqueles lavradores (que são maus, perversos, ingratos, irreverentes, desobedientes)?”, Mt.21.40.

            Fique sabendo que a “resposta [...]”, Mt.21.41 não é nossa, parte de Deus.

            O próprio Deus “[...] fará perecer horrivelmente a estes malvados (cativeiro assírio, babilônico e em nossos pecados-prostituição, adultério, fornicação, zombaria, roubo, furto, drogas) [...]”, Mt.21.41.

            Assim como Israel rejeitou, eu e você rejeitando até que haja cura para muitos, Deus “[...] arrendará a vinha a outros lavradores (homens maus aceitem mudança de vida) que lhe remetam (desejam) os frutos nos seus devidos tempos (para oferecê-los a Deus)”, Mt.21.41.

            A reparação acontecerá para “todo o que cair (em desobediência) sobre esta pedra (Jesus) ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela (a pedra) cair (como julgamento de Deus) ficará reduzido a pó”, Mt.21.44 e sem esperança de vida eterna.

            O motivo da justiça de Deus é por causa da [...]

Conclusão:      Rejeição.

            Jesus (continua) perguntando (a mim e a você): Nunca lestes nas Escrituras [...]”, Mt.21.42, ou seja, a leitura bíblica tem sido constante em sua vida?

            São “[...] nas Escrituras (que iremos descobrir que) a pedra (Jesus) que os construtores (eu e você) rejeitamos, essa veio a ser a principal pedra, angular (que pode fortalecer, sustentar a nossa vida espiritual) [...]”, Mt.21.42.

            Precisamos saber que Jesus “[...] procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos [...]”, Mt.21.42 para nos conduzir ao Reino dos céus.

            Quem é a vinha? A vinha são “os principais sacerdotes (eu e você) e os fariseus (mestres), ouvindo estas parábolas, (que possamos) entender que (é) [...] a respeito (de nós) [...] que Jesus fala”, Mt.21.45

            E, (pode acontecer de alguns de nós) [...] buscar prender Jesus [...]”, Mt.21.46 em nossos erros e pecados com o intuito de que Ele seja como nós.

            Mas, como “[...] multidões (ainda creem fielmente em Jesus, muitos irão) temer [...] porque (aquelas) [...] consideram (Jesus) como profeta (que pode trazer uma palavra de vida para esta humanidade corrompida)”, Mt.21.46.

 

 

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário