sábado, 25 de novembro de 2017

Mt.10.24-33 - ENCORAJAMENTO.

ENCORAJAMENTO
Mt.10.24-33


Introd.:           Deus nos encoraja a orar, ler a Bíblia, frequentar a igreja, amar os inimigos, viver para glorificar a Deus, buscar a santificação e a lutar por viver de modo digno do Reino de Deus.

Nar.:    Jesus estimula os seus discípulos a se comportarem como verdadeiros servos de Deus.    

Propos.:           Nestes tempos difíceis, é preciso viver para Deus.

Trans.:             Somos encorajados a [...]

1 – Não viver acima.

            Existem pessoas que só sabem pisar, maltratar, reclamar, brigar e desprezar as outras pessoas.

            Jesus sempre se humilhou diante dos homens, por isso Ele é o nosso exemplo.

            Jesus fala que “o discípulo (eu e você) [...]”, Mt.10.24 deve aprender a viver como Ele viveu – humilde, perdoador, amoroso, companheiro, doador, ajudador.

            Vivendo e aprendendo com Cristo, “o [...] (advérbio negativo) não (aponta para a condição do) discípulo (de como deve se comportar diante dos homens) [...]”, Mt.10.24.

            Transforme em pergunta a afirmação. “O discípulo [...] está acima do seu mestre(?) Não [...]”, Mt.10.24.

            O maior motivo é porque Jesus é o nosso “[...] mestre (professor que é qualificado, que tem autoridade sobre tudo e todos) [...]”, Mt.10.24.

            Devemos aprender que “[...] discípulo (sempre será) discípulo (aprendiz e que Jesus) o mestre (nunca deixará de ser) o mestre [...]”, Mt.10.24 da nossa alma, ainda que alguém queira usurpar este posto.

            A minha e a sua disponibilidade para ser “[...] discípulo (de Jesus dependerá de quanto e quais circunstâncias tenho como) meu senhor (o meu Jesus)”, Mt.10.24 que pode mandar e desmandar em tudo quanto tenho.

            Sendo Jesus o “[...] meu senhor (eu não posso ser um) [...] servo (negligente, relaxado, incorrigível, indisciplinado, briguento, desobediente, fofoqueiro, malcriado) [...]”, Mt.10.24.

            O maior motivo é porque “[...] o servo (não pode estar) [...] acima do seu senhor (proprietário)”, Mt.10.24.

            A fim de que ninguém queira exceder o seu “[...] mestre (e ao) seu senhor”, Mt.10.24, Jesus fala sobre o que é suficiente, o “bastante ao discípulo (é) ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor [...]”, Mt.10.25 no modo como o Mestre tratou, abordou, combateu e discutiu com parentes, colegas, amigos e inimigos – apague o seu pavio curto.

            Neste verso parece que Jesus esquece sobre o que fala a respeito do “[...] discipulado (e da) servidão [...]”, Mt.10.24.

            Jesus faz um alerta complementando sobre como deve se comportar um “[...] discipulado (e um) servo [...]”, Mt.10.24 quando alguém lhe “[...] chamar (de) Belzebu (ar. senhor da casa, um nome de Satanás, o príncipe dos espíritos malignos) [...]”, Mt.10.25.

            Ora, “[...] chamaram (Jesus de) Belzebu (senhor das moscas, Satanás, sendo Ele o) dono da casa (do seu e do meu coração) [...]”, Mt.10.25.

            Aquele que aceita a servidão e o discipulado de Cristo, quando alguém “[...] chamar [...] aos seus discípulos [...] Belzebu (os) [...] domésticos (de Jesus, o que você fará)?”, Mt.10.25; explode, xinga, briga, saca da arma, chama a polícia ou se comporta como um servo de Deus?

            A resposta do Mestre Jesus é de que, “portanto (ou por esta razão), não os temais [...]”, Mt.10.26 a todos os homens maus, perversos, traidores que desejam o mal contra nós.

            Deixa eles esbravejarem, “[...] pois nada há encoberto (falado até no oculto), que não venha a ser revelado (aos ouvidos de Deus); nem oculto (murmurado), que não venha a ser conhecido (pela disciplina do Deus vingador)”, Mt.10.26.

            Viva como Jesus.

            Somos encorajados a [...]

2 – Obedecer.

            A obediência a Deus é de fundamental importância para todos nós.

            O que Jesus nos diz às escuras [...]”, Mt.10.27, à nossa alma, dentro do nosso coração, não pode ficar guardado para nós.

            A obediência começa quando “[...] dizemo-lo a plena luz [...]”, Mt.10.27 para que homens vejam com os olhos da fé a fim de que todos prestem atenção ao evangelho das boas novas.

            [...] E (tudo aquilo) o que Jesus [...] nos diz ao ouvido (que tem capacidade para entender, compreender e conhecer a verdade), proclamai-o dos eirados (dentro e fora de casa aos incautos e duvidosos sobre a salvação)”, Mt.10.27.

            Ao falar sobre o Reino de Deus, “não (precisamos) temer [...]”, Mt.10.28 a rejeição, o escárnio, a zombaria, a perseguição.

            Ainda que possamos enfrentar a morte física, Jesus fala que eles até podem “[...] matar o corpo (mas, o mais interessante é que os homens maus) [...] não podem matar a alma [...]”, Mt.10.28.

            Logo, é justo e aceitável “[...] temer, antes, aquele (Jesus) que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”, Mt.10.28.

            Seja um homem temoroso aos preceitos divinos.

            Jesus nos encoraja a [...]

3 – Confiar.

            Não podemos confiar nem em nós mesmos.

            Ao falar sobre os “[...] pardais [...]”, Mt.10.29, Jesus aponta para o nosso valor.

            O “não se vendem dois pardais (eram para sacrifícios, alimentação) por um asse (décima parte do denário-50,00-5,00)? [...]”, Mt.10.29. Jesus declara que o nosso valor é maior; o sangue derramado na cruz.

            Preste atenção que, sendo de pouco valor os “[...] pardais (ainda assim) [...] nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de nosso Pai”, Mt.10.29.

            E, quanto a nós outros [...]”, Mt.10.30 o que Jesus tem feito? Conta as bênçãos.

            Somos tão valorizados por Deus que “[...] até os cabelos todos da (nossa) cabeça estão contados (150.000)”, Mt.10.30 sendo que todos eles embranquecem ou escurecem depois da autorização do Pai celeste.

            Jesus declara novamente que “não (precisamos) temer (se faz necessário confiar plenamente em nEle) [...]”, Mt.10.31.

            O motivo da nossa confiança é “[...] pois (por esta razão) [...] bem mais valemos nós do que muitos pardais”, Mt.10.31.

            Confia em Deus em todos os momentos.

            Somos encorajados a [...]

Conclusão:      Confessar.

            Aqui Jesus não fala sobre a “[...] confissão (de pecados) [...]”, Mt.10.32.

            O texto é claro ao dizer que “[...] todo aquele que confessar Jesus (a sua fé, der testemunho de vida com Deus) diante dos homens [...]”, Mt.10.32, será recompensado.

            A recompensa maior é que “[...] também Jesus o confessará diante de seu Pai, que está nos céus”, Mt.10.32 e daí, você estará para todo o sempre na eternidade.

            Mas (é a conjunção adversativa que fala sobre o não cumprimento do testemunho neste mundo) [...]”, Mt.10.33.

            E, se caso “[...] aquele (suporto servo ou discípulo – eu ou você) que [...] negar Jesus diante dos homens, também Jesus o negará diante de seu Pai, que está nos céus”, Mt.10.33.

            Sinta-se animado, encorajado a servir a Jesus com todo o seu coração.

 

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário