sábado, 11 de novembro de 2017

Mt.10.1-4 - OS DOZE DISCÍPULOS.


OS DOZE DISCÍPULOS

Mt.10.1-4

 

Introd.:           Muitos pensam que os apóstolos foram excepcionais, espetaculares, quase anjos ou semideuses.

            Engano pensar que os apóstolos foram tão especiais assim. Todos eles eram parecidos com qualquer um de nós; todos foram homens comuns.

Nar.:    Após algum tempo de convivência com os discípulos, Jesus chama os doze discípulos para servirem de testemunha e exemplo do ministério terreno do Filho de Deus.                 

Propos.:           A escolha dos doze apóstolos nos mostra que eles tinham os mesmos defeitos que nós.              

Trans.:             Os doze [...]

1 – São chamados por Jesus.

            Partiu do decreto eterno de Deus enviar Jesus para “ter [...]”, Mt.10.1 e demonstrar amor aos homens perdidos.

            Foi a partir desse grande amor que Jesus “[...] chamou (convocou para perto de si, ordenou vir) [...]”, Mt.10.1 homens que são iguais a mim e a você.

            Ali estavam “[...] os seus doze discípulos (aprendizes para serem avaliados, aumentar o conhecimento, crescer, ouvir, aprender pelo uso e prática, adquirir boas maneiras, ter vida com Deus para orar, ler as Escrituras e ser fiel aos propósitos eternos) [...]”, Mt.10.1.

            [...] Jesus deu (não apenas aos) apóstolos autoridade (licença, permissão) [...]”, Mt.10.1, mas também a cada um de nós, temos algum tipo específico de lidar com situações espirituais.

            A “[...] autoridade (é) sobre espíritos imundos (de pensamentos e vida impura moralmente – paixões pecaminosas) [...]”, Mt.10.1 em nossas vidas.

            A finalidade dessa “[...] autoridade (é) para os expelir (expulsar, mandar embora de dentro do nosso coração; o pecado que nos assedia) [...]”, Mt.10.1.

            [...] E (também recebemos) autoridade [...] para curar toda sorte de doenças (físicas e espirituais) e enfermidades”, Mt.10.1 que possam danificar o nosso corpo, a nossa mente e a nossa alma.

            Os doze discípulos e suas [...]

2 – Características (qualidades).

         Característica ou qualidade é o que difere uma pessoa de outra; que é particular e próprio de alguém; qualidade capaz de identificar, definir ou classificar alguém ou alguma coisa: caraterística física, emocional, intelectual, moral, espiritual.

            A conjunção aditiva “ora [...]”, Mt.10.2 aponta para o que Jesus irá falar sobre as nossas qualidades como servos de Deus.

            Precisamos saber que “[...] os (nossos) nomes [...]”, Mt.10.2 são conhecidos não apenas por nossos parentes e amigos, mas também por quase todos aqueles que fazem parte do círculo de amizade dessas pessoas.

            Quando Jesus apresenta “[...] os nomes dos doze apóstolos [...]”, Mt.10.2 Ele está expondo a qualidade de cada um comparado a nossa vida física, emocional, intelectual, moral e espiritual.

            Jesus afirma que “[...] são estes os nomes [...]”, Mt.10.2 de homens que foram escolhidos que são semelhantes a mim e a você em quase todas as nossas atitudes.

            [...] Primeiro, Simão (gr. ouvinte - evangelho), por sobrenome Pedro (pedra, rocha – duro, inabalável, firmeza, escândalo) [...]”, Mt.10.2.

            [...] Simão (o ouvinte ou) [...] Pedro (a rocha) [...]”, Mt.10.2 tinha pouco estudo, impulsivo – age sem refletir, amoroso, tímido, explosivo e entendia com dificuldade os ensinamentos – pode ser eu ou você.

            [...] E André (varonil – corajoso, arrojado) [...]”, Mt.10.2, homem zeloso, sincero e dedicado em sua tarefa; apresentou Pedro à Jesus – é semelhante a muitos em nossos dias que se esforçam pelo Reino de Deus.

            Ora [...] (os dois) [...] Pedro (agressivo - Malco), e André, (dedicado eram) [...] irmãos [...]”, Mt.10.2, mas totalmente diferentes em suas qualidades tal qual muitos em nossas igrejas.

            É possível que você tenha a mesma qualidade de “[...] Tiago (gr. Suplantador – supera, transpõe obstáculo, filho do trovão – faz barulho, forte, ambicioso, um dos mais íntimos de Jesus; morreu pela espada de Herodes Agripa I era) filho de Zebedeu [...]”, Mt.10.2.

            [...] E João (gr. Doador, gracioso, filho do trovão – barulho, espírito exaltado e indisciplinado; fazia parte dos discípulos mais chegados do Mestre - escritor) [...]”, Mt.10.2 se compara a mim e a você.

            Você pode ser comparado a “Filipe (de personalidade tímida e inicialmente incrédulo – multiplicação dos pães 5 mil; mostra-nos o Pai) [...]”, Mt.10.3.

            Também é possível encontrar em nossos dias um “[...] Bartolomeu (não se via dolo, fraude, era honesto diante dos homens e de Deus) [...]”, Mt.10.3.

            É possível que você seja igual a “[...] Tomé (ar. Gêmeo - pessoa determinada, mas no momento propício não creu na ressurreição de Jesus) [...]”, Mt.10.3.

            [...] E Mateus (presente do Senhor, além de ser) [...] o publicano (cobrador de imposto – desprezado, foi humilde colocando o seu nome após Tomé, escritor de Mateus) [...]”, Mt.10.3.

            [...] Tiago (suplantador, o menor, mais jovem dos apóstolos; escritor), filho de Alfeu [...]”, Mt.10.3.

            É possível que alguns de nós seja como “[...] Tadeu (grande coração, temeroso -  corajoso, pode ser que Tadeu e Judas, não o Iscariotes sejam a mesma pessoa conforme Lc.6.16; At.1.13, escritor)”, Mt.10.3.

            Encontramos “Simão (gr. Rocha ou pedra, zeloso, cuidadoso em sua vida e ministério, mas fora) [...] o Zelote (membro partido nacionalista que usava de violência na oposição ao domínio romano, pavio curto) [...]”, Mt.10.4 ou algum de nós que deseja matar e destruir todos do governo federal, estadual e municipal.

            As qualidades destes homens são as nossas qualidades.

            Cada um pode buscar mudanças, portanto, não seja como [...]

Conclusão:      Judas Iscariotes.

            [...] E (você é um tipo de) Judas Iscariotes (?) [...]”, Mt.10.4.

            [...] Judas (por um lado tinha um grande coração – “[...] vender (o) [...] perfume [...] dar aos pobres [...] (não esqueça que ele) era ladrão [...] tirava o que [...] se lançava (na) bolsa [...]”, Jo.12.5, 6) [...]”, Mt.10.4.

            Além da ladroagem, “[...] Judas (era ambicioso por mais dinheiro-30 pratas-sacerdotes, coautor da pena de morte de Jesus e por causa desse pecado, se enforcou) [...]”, Mt.10.4.

            Aquele que frequenta a igreja desde criança, filho de pastor, presbítero, diácono não tem a salvação garantida. Desse meio pode sair muitos condenados.

            [...] Judas Iscariotes (era da aldeia ao sul de Judá e nem por isso lhe deu direito a salvação) [...]”, Mt.10.4.

            Faça de tudo para você não ser como “[...] Judas Iscariotes, que foi quem traiu Jesus”, Mt.10.4 com os seus atos, a sua malandragem, o seu desejo maligno, a sua ambição, o seu pecado, a sua rejeição quando alguém lhe chama atenção e por fim o seu suicídio.

            Escolha a melhor qualidade para ser um discípulo autêntico de Jesus.

 

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário