sábado, 15 de julho de 2017

Mt.4.23-25 - JESUS.

JESUS

Mt.4.23-25


 

Introd.:           Jesus “era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso [...] (a tal ponto de) uns cuspirem no (seu) rosto e lhe darem murros, e outros o esbofetearem [...]”, Is.53.3; Mt.26.67.

            Por outro lado vemos “[...] discípulos (que) seguiam a Jesus [...]”, Jo.18.15.           

Nar.:    O texto nos apresenta Jesus ministrando a Palavra e curando na região da Galileia, onde moravam as pessoas mais pobres e rejeitadas de Israel.

Propos.:           Jesus é a solução para todos os problemas da humanidade.

Trans.:             Jesus sempre se propõe à [...]

1 – Ensinar.

            Em nossos dias “[...] Jesus (não) percorre (as cidades como Ele fazia no primeiro século, mas temos em nossos lares a Sua Palavra que pode encher os nossos corações através da leitura diária) [...]”, Mt.4.23.

            [...] Toda a Galileia (norte de Israel, tinha o rio Jordão e o mar da Galileia ao leste e o mar mediterrâneo ao oeste. Lugar propício para pescadores, homens rudes, pobres, sem estudos, desprezados pelos judeus, esquecidos pela sociedade, necessitados de Deus assim como nós o somos, mas Jesus estava ali dando- lhes atenção e orientação espiritual) [...] [...]”, Mt.4.23.

            O desejo maior de “[...] Jesus [...] (nesta região e principalmente em nossos corações, é) ensinar (as verdades sobre [...] o reino (de Deus) [...]”, Mt.4.23.

            Ali “[...] Jesus [...] (se fazia presente) nas sinagogas (casa de oração, adoração, estudo bíblico e escola secular. Jesus deixa esse exemplo para ser imitado) [...]”, Mt.4.23.

            Outra finalidade de “[...] Jesus (na) Galileia (era) pregar (publicar abertamente) o evangelho (das boas novas de salvação) do reino (dos céus) [...]”, Mt.4.23.

            Jesus deseja ensinar a cada um de nós através da sua Palavra. Leia a Bíblia!

            Jesus é o mesmo que pode [...]

2 – Curar.

            Não existe homem neste mundo que não tenha qualquer tipo de enfermidade.

            Todos os homens e mulheres que foram ressuscitados, tornaram a morrer.

            Homens agraciados com a cura de algum tipo de enfermidade, readquiriram outras. Ninguém escapa.

            Naquela região da Galileia “[...] trouxeram (a) Jesus (homens necessitados, desesperados, angustiados, sem Deus e sem paz) [...]”, Mt.4.24.

            O texto é claro ao que dizer que “[...] todos os doentes (talvez comece por mim para apresentar a Jesus as nossas queixas e dores) [...]”, Mt.4.24.

            Todos nós temos algum tipo de enfermidade.

            Ali e aqui haviam homens “[...] acometidos (mantendo o sofrimento) de várias enfermidades (lepra, tumor, úlcera, febre por alguma infecção, dor de dente, isto não quer dizer que uma só pessoa sofresse de vários males, mas Jesus podia e pode resolver qualquer problema) [...]”, Mt.4.24.

            O pior na vida destes homens eram os “[...] tormentos (tortura, angústia profunda espiritual quando eles ficavam) [...] endemoninhados (sob influência satânica), lunáticos (epilepsia – parece que a pessoa está endemoninhada) e paralíticos (invalidez, atrofia dos membros) [...]”, Mt.4.24.

            Todos estes males “[...] Jesus [...] curou”, Mt.4.24 e pode fazer o melhor por cada um de nós.

            É por este motivo que o texto fala que Jesus “[...] cura toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo (crédulo e incrédulo)”, Mt.4.23.

            Jesus [...]        

3 – Se tornou conhecido.

            Os nossos amigos, inimigos e parentes precisam conhecer Jesus através do nosso testemunho.

            Jesus se tornou conhecido em toda região da “[...] Galileia (norte de Israel onde viviam homens pobres e iletrados) [...]”, Mt.4.25.

            Em “[...] Decápolis (as dez cidades do lado leste da Galileia, os seus moradores eram gentios que precisavam conhecer e aceitar Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas) [...]”, Mt.4.25.

            [...] Jerusalém (capital de Israel. Cidade de Deus, cidade da paz, mas que precisa urgentemente reconciliar-se com Deus por causa dos seus pecados que tem manchado o evangelho de Cristo) [...]”, Mt.4.25.

            Jesus se tornou conhecido na “[...] Judeia (parte sul de Israel. Antepassado de Davi, filho de Jacó – pai de gêmeos com Tamar, sua nora – precisa se arrepender dos seus pecados) [...]”, Mt.4.25.

            [...] E dalém do Jordão (outrora Edom, Moabe – incesto – precisa de conversão, mudança de vida, renovação espiritual) [...]”, Mt.4.25.

            De norte a sul, leste a oeste, Jesus se tornou conhecido, então, “[...] numerosas multidões o seguiam (como servos, renascidos de Deus, aptos para o reino dos céus)”, Mt.4.25.

            Aceite a Cristo como Senhor da sua vida!

            Jesus tem [...]

Conclusão:      Fama até hoje.

            Atores, atrizes, jogadores de futebol e políticos dizem que tem fama, reconhecimento, poder, mas são todos passageiros; morrem, são lembrados por algum tempo, mas depois esquecidos.

            E a (respeito de) Jesus (o seu poder, a sua eternidade, simplicidade, humildade, dedicação e doação, são mais excelentes que todos os homens deste mundo) [...]”, Mt.4.24.

            [...] A [...] fama (o desejo de ouvir a pregação do evangelho, sobre os boatos, a notícia do dia, o relatório completo, o rumor de algum milagre) correu (o mundo da época) por toda Síria (norte de Israel) [...]”, Mt.4.24.

            Sendo a “[...] fama (de) Jesus [...]”, Mt.4.24 mais excelente, logo, a nossa deve ser diminuída, rebaixada a fim de que Jesus seja o nosso Senhor e Salvador da nossa alma.

 

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário