quinta-feira, 6 de julho de 2017

Mt.4.18-22 - CONVITE.

CONVITE

Mt.4.18-22


 

Introd.:           O convite é lançado todos os dias e para todas as pessoas.

            Devemos saber que “[...] os atributos invisíveis (qualidades) de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis”, Rm.1.20, por isso, nenhum homem pode reclamar que não recebeu o seu próprio convite.

Nar.:    Ao iniciar o seu ministério na Galileia, Jesus começa escolher o seu colégio apostólico.

Propos.:           O convite é feito a mim e a você.

            Aceite enquanto está sendo oferecido a cada um de nós.

Trans.:             O convite é lançado à [...]

1 – Pedro e André.

            [...] Dois irmãos, Simão [...] e André [...]”, Mt.4.18.

            Assim como nós; filhos dos mesmos pais, criados no mesmo lar, a mesma alimentação, tratamento iguais ou diferente a depender do temperamento ou perfil psicológico de cada um.

            Esses perfis são adquiridos, aprendidos e copiados como resultado dos modelos que tiveram na infância junto a seus pais.

            Jesus “caminhando junto (a cada um de nós sabe muito bem o que tem por detrás da nossa personalidade, escondido dentro do nosso coração) [...]”, Mt.4.18.

            [...] Junto ao mar da Galileia (havia pescadores, homens rudes, pobres, sem estudos, desprezados pelos judeus, esquecidos pela sociedade, necessitados de Deus assim como nós) [...]”, Mt.4.18.

            [...] Jesus viu [...] Simão [...] e André (que são iguais a qualquer um de nós) [...]”, Mt.4.18.

            [...] Simão, chamado Pedro (rocha ou pedra; pode ser qualquer um de nós foi convidado por Jesus) [...]”, Mt.4.18.

            [...] Simão, chamado Pedro (sendo rocha ou pedra, para a psicologia ele é COLÉRICO – ativo, otimista, dinâmico, assume riscos, trabalhador, tem disposição física e determinação. O lado negativo: Agitado, egoísta, arrogante) [...]”, Mt.4.18.

            [...] Pedro (sogra, sobre as águas, pede explicação parábolas, Tu és o Cristo, reprova Jesus, um dos três para orar, estáter – 4 denários, quantas vezes pecar contra, deixa tudo para seguir, morrer com Jesus, segue Jesus de longe, nega a Jesus, puxou da espada e feriu) [...]”, Mt.4.18.

            O outro convidado foi “[...] André (gr. “varonil", discípulo de João o Batista que resolveu seguir a Jesus) [...]”, Mt.4.18.

            A psicologia pode apontá-lo como um homem MELANCÓLICOpassivo, sensível e tímido. Criativo, imaginativo, com tendências artísticas e pedagógicas. Possui empatia e é incapaz de ferir alguém. O lado negativo: Pessimista, ansioso, baixo nível de concentração, distraído, dispersa e perde o foco facilmente. Dificuldade em cumprir tarefas, enfrentar desafios e correr riscos.

            Estes homens eram trabalhadores normais, “[...] que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores”, Mt.4.18.

            Jesus convida eu e você também para ser discípulo, não importa qual é a sua personalidade ou perfil psicológico.

            Venha para Jesus!

            Jesus convida [...]

2 – Tiago e João.

            Fique sabendo que Jesus “[...] chama (a quem Ele deseja e é escolhido pelo Pai celeste)”, Mt.4.21.

            Sendo assim, fica de fora do reino de Deus, os que fazem boas obras com o intuito de serem salvos, os que se julgam melhores, os que frequentam a igreja e que, por isso, serão recompensados.

            Quando Jesus “passa (mais) adiante (Ele pode) ver (perfeitamente cada um de nós a fim de mostrar quem somos no Reino dos céus) [...]”, Mt.4.21.

            Esses “[...] dois irmãos (foram criados juntos, mas com destino eterno em tempos diferentes, com personalidades e perfis psicológicos antagônicos) [...]”, Mt.4.21.

            [...] Tiago (gr. “suplantador”) filho de (Zebedeu, chamado de Tiago maior ou o presbítero. É preciso cair por terra a ideia de que, sendo servo de Jesus, vamos morrer em ditosa velhice, pelo contrário, Tiago foi assassinado por Herodes) [...]”, Mt.4.21.

            Para a psicologia ele pode ser SANGUÍNEO – fogo do céu sobre os samaritanos – ativo, sociável, animado, enérgico, capacidade de concentração, disciplina.

            Apto para trabalhar em equipe e lidera pelo exemplo. Preocupa-se com o futuro e com a sua independência. O lado negativo: É crédulo e bom. Tendências a exagero e a acreditar nas próprias fantasias e pode ser indisciplinada.

            O “[...] seu irmão [...] João (gr. “Jeová é um doador gracioso", escritor do quarto evangelho e de apocalipse, é "o discípulo amado" de Jesus) [...]”, Mt.4.21.

            Na psicologia ele pode ser um FLEUMÁTICO – passivo, calmo, eficiente, inteligente, cumpre com deveres, confiável, honesto, gosta de leitura, se dedica a pensar, estudar e ao desenvolvimento profissional. O lado negativo: Introvertido, indeciso, desconfiado, desmotivado, se contenta com pouco, conformado, conservador e tem dificuldade de trabalhar em equipe.

            Nota-se que a vida desses homens deve ser imitada, pois “[...] estavam no barco em companhia (sociedade) de seu pai (Zebedeu), consertando as redes (trabalhadores. Não existe nenhum registro de homens desocupados sendo chamados por Jesus) [...]”, Mt.4.21.

            Quem sou eu com esses perfis para servir como [...]

3 – Pescador?

            Fique sabendo que a escolha não é opção minha ou sua. Quem escolhe é o próprio Deus.

            Presta atenção que foram apenas 12 homens que foram escolhidos como apóstolos, portanto, nenhum de nós pode ser chamado como tal.

            O interesse de Jesus é que eu e você sejamos “[...] pescadores de homens”, Mt.4.19.

            Na verdade nem todos sabem ou não tem paciência para pescar, eis o motivo de serem convidados ou escolhidos por Deus.

            Isto não quer dizer que inexistindo essa habilidade em você, você estará fora do reino de Deus.

            Jesus “[...] diz [...] (que) Ele (mesmo) nos fará (ser) pescadores (através do ensino da Palavra, do seu modo de vida, de como servir a Deus, da comunhão, de servir uns aos outros, de influenciar o meio onde estamos) [...]”, Mt.4.19.

            Mas é necessário saber que antes de qualquer atitude, precisamos atender ao convite de Jesus: “[...] Vinde (venha agora, não deixe para depois para assumir o compromisso com) Jesus (o Filho de Deus, o Salvador da humanidade) [...]”, Mt.4.19.

            Jesus já lançou o convite [...]

Conclusão:      Aceite.

            Note bem que na conclusão do convite feito aos quatro discípulos, o início da frase é idêntico com a inclusão da conjunção aditiva “então (de uma tomada de decisão urgente) [...]”, Mt.4.20, 22.

            A respeito de Pedro e André, o texto fala que “[...] eles deixaram imediatamente as redes (trabalho secular em favor do evangelho) [...]”, Mt.4.20.

            João e Tiago agiram da mesma forma; “[...] no mesmo instante, deixando o barco (atividade remunerada) e (com o acréscimo de ter deixado também) seu pai (biológico em favor ou para servir Cristo Jesus) [...]”, Mt.4.22.

            A decisão final da nossa vida não pode ser outra, faça como os quatro discípulos: “[...] seguiram (a Jesus)”, Mt.4.20, 22.

 

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário