domingo, 27 de dezembro de 2015

TESTEMUNHO, 3Jo.9-12.

TESTEMUNHO
3Jo.9-12

Introd.:           Testemunhar é mostrar ao mundo quem somos no corpo de Cristo.
            Alguns crentes se importam em dar um bom testemunho no meio dessa sociedade.
            Outros crentes ao invés de se mostrarem crentes de fato e de verdade, preferem se apresentar como sendo péssimos servos de Jesus Cristo em sua má conduta.
Nar.:    João fala sobre dois homens que viviam na mesma igreja; um de extraordinário exemplo para o povo da sua época, o outro, bem, o outro, apesar de fazer parte da igreja, era na verdade, um servo, não de Deus, mas o seu testemunho demonstrava ser obediente ao próprio Diabo.
Propos.:           Não fique iludido pensando que o seu testemunho não conta para a eternidade.
            Quando Cristo voltar para resgatar o seu povo, eu e você seremos “[...] julgados, um por um, segundo as nossas obras”, Ap.20.13.    
Trans.:             Dentro da igreja ainda existe muitas pessoas que demonstra um [...]
I – Mau testemunho.
            Igreja sou eu e você.
            O mau testemunho se aloja em cada coração.
            João “escreve alguma coisa à igreja [...]”, 3Jo.9 provavelmente a respeito do crescimento da fé, sobre o evangelho, o viver decentemente e a aprender a dar testemunho.
            “[...] Mas [...]”, 3Jo.9 tem algo que não está se movendo de acordo com o evangelho.
            O texto fala sobre “[...] Diótrefes (nutrido por Deus, mas o significado do seu não condiz e não expressa a verdade) [...]”, 3Jo.9.
            É como se perguntássemos o nome de alguma pessoa e acharmos bonito, mas esse nome não combina com a sua personalidade, o seu mau gênio, a sua arrogância, o seu temperamento.
            O texto declara que “[...] Diótrefes [...] gostava de exercer a primazia (primeiro lugar sobre toda a igreja) [...]”, 3Jo.9.
            Sendo assim, “[...] Diótrefes (tomava o lugar de Jesus Cristo, pois com o seu mau testemunho, Jesus não era valorizado em sua vida e muito menos na vida da igreja) [...]”, 3Jo.9.
            “[...] A primazia (de) Diótrefes (“eu sou mais importante”, era exercida) entre (os membros da igreja e os evangelistas itinerantes) [...]”, 3Jo.9.
            Muitas vezes nos sentimos mais importantes que os outros irmãos e isso é um péssimo testemunho que damos.
            “Por essa (atitude má de Diótrefes, João deixa o aviso sobre os seus pecados praticados:) [...] se eu for aí, far-lhe-ei lembradas as obras que ele (ou nós) praticamos [...]”, 3Jo.10.
            1 – “[...] Diótrefes [...] não [...] dava acolhida (aos evangelistas itinerantes)”, 3Jo.9.
            2 – Nós e Diótrefes temos o costume de “[...] proferir contra (as outras pessoas) [...] palavras maliciosas (inclinação para o mal, intenção maldosa) [...]”, 3Jo.10.
            3 – A sua arrogância era tal que, ele “[...] não satisfeito com estas coisas, nem ele mesmo acolhia os irmãos, como impedia os que queriam recebê-los [...]”, 3Jo.10.
            É como se viesse um visitante e fazemos de tudo para impedi-lo de servir a Deus com o nosso mau testemunho.
            4 – Após a junção desses pecados, o final é que muitos de nós “[...] expulsamos da igreja”, 3Jo.10 aqueles que veem em nós as obras más em nosso testemunho.
            Mude o foco do seu testemunho, se não, caso contrário, “[...] aquele que pratica o mal jamais viu a Deus”, 3Jo.11 e não é de Deus.
            Faça uma análise sobre o que você tem falado e como age no meio dessa sociedade.
            O testemunho de cada um de nós deve ser [...]
2 – Bom.
            Um bom testemunho é aquele em que somos considerados “amados [...]”, 3Jo.11 pelas outras pessoas, por Deus e que não haja em nós motivo de queixa.
            É por este motivo que “[...] não (podemos) imitar o que é mau (natureza perversa no modo de pensar, sentir e agir) [...]”, 3Jo.11.
            Cabe a cada um de nós “[...] imitar [...] o que é bom (útil, agradável, amável, alegre, o que é honesto, honrado) [...]”, 3Jo.11.
            O texto fala que “[...] aquele que pratica o bem procede de Deus (como sendo não apenas filho, mas também servo obediente) [...]”, 3Jo.11.
            Quando seguimos o bom exemplo da vida, temos a oportunidade de sermos aceitos no meio da sociedade e recebidos pelo próprio Jesus Cristo na glória.
            Faça o bem como “[...] Demétrio (grego – terra mãe – mitologia, deusa da agricultura e da fecundidade – nome comum entre os gregos e romanos) [...]”, 3Jo.12, mas o seu testemunho foi de grande valor diante de Deus.
            Enquanto “[...] Diótrefes (nutrido por Deus, não expressou nada de bom diante de Deus e da sociedade) [...]”, 3Jo.9.
            Qual é o seu caráter provado diante dos homens e de Deus?
            O nosso testemunho deve ser de acordo com [...]
Conclusão:      A verdade.
            “Quanto a Demétrio (de bom caráter, eu e você, como somos reconhecidos?) [...]”, 3Jo.12.
            Bom, “[...] Demétrio (eu e você, precisamos que) [...] todos (da cidade) [...] e (aqueles que estão dentro da igreja) deem (bom) testemunho (dos nossos atos) [...]”, 3Jo.12.
            O valor maior que podemos receber é quando “[...] até a própria verdade (Jesus Cristo) [...] der testemunho (junto ao Pai celeste) [...]”, 3Jo.12.
            É preciso “[...] saber que o nosso testemunho (precisa ser) verdadeiro (diante da igreja, da sociedade e do próprio Deus)”, 3Jo.12.
            Que Deus possa nos ajudar em nosso testemunho.



            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário