sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

PROSPERIDADE, 3Jo.1-4.

PROSPERIDADE
3Jo.1-4

Introd.:           Nunca se ouviu falar tanto a respeito de prosperidade material nestes últimos anos.
            Esforçam-se ao máximo pela busca de bens duráveis e não duráveis e dão o máximo que tiverem para adquirirem muito mais recurso financeiro.
Nar.:   A terceira carta de João é pessoal a “[...] Gaio [...]”, 3Jo.1, um possível pastor de alguma igreja da Ásia Menor.
            João deseja que “[...] Gaio (seja próspero em tudo. 1 - Macedônio companheiro de Paulo; 2 – Derbe partiu com Paulo de Corinto em sua última viagem a Jerusalém; 3 – Corinto que hospedou Paulo) [...]”, 3Jo.1.
Propos.:          A prosperidade precisa ser entendida para ser buscada de forma correta.
Trans.:           A prosperidade fala sobre o [...]       
1 – Amor.
            “O presbítero João (declara que) Gaio (é) amado (é merecedor) [...]”, 3Jo.1.
            “O [...] (ser) amado (é desejo do nosso coração, mas muitas vezes rejeitamos amar o próximo) [...]”, 3Jo.1.
            Quando alguém nos machuca com o mínimo, pagamos com o máximo de rancor, tristeza, menosprezo, ódio.
            A fim de combater esse ódio, João fala que a maior prosperidade que precisamos adquirir é “o [...] amor [...]”, 3Jo.1 declarado também por Paulo, Pedro e principalmente por Jesus.
            “O [...] (ser) amado (repetido no verso 2) [...] (e o) amor (é o elo de ligação entre pessoas feridas, magoadas, chateadas, desequilibradas, brigadas, separadas) [...]”, 3Jo.1.
            Sem esse “[...] amor [...]”, 3Jo.1 é impossível viver em família, entre amigos e até mesmo entre inimigos.
            Aquele que não tem “[...] amor [...]”, 3Jo.1 corre o risco de viver isolado e sem companhia em todos os momentos da vida.
            É por este motivo que “o [...] amor (deve ser baseado) na verdade (Jesus Cristo, o evangelho)”, 3Jo.1.
            Irmão, busque a prosperidade do “[...] amor [...]”, 3Jo.1, isto é, se você deseja viver bem neste mundo.
            O desejo pela prosperidade deve [...]
2 – Incluir a alma.
            Ao pedir “[...] prosperidade (para) [...] a nossa alma (pedimos para vida, respiração, fôlego de vida que ao sair, morre)”, 3Jo.2.
            Pedindo “[...] prosperidade [...] (para) a [...] alma [...]”, 3Jo.2, pede vida longa, agradável, vida bem vivida com todos neste mundo.
            Mas, como muitos estão mais preocupados com bens móveis, imóveis, joias, vestes, se esquecem de pedir a Deus que “[...] a sua alma (seja) próspera [...]”, 3Jo.2 no sentido de ter condições de se relacionar com todas as pessoas.
            Como “[...] a nossa alma (é fonte de vida, João antecipa dizendo que), acima de tudo, faz votos por nossa prosperidade e saúde (física e mental para não haver reclamação) [...]”, 3Jo.2.
            A alma abastecida com amor pode [...]
3 – Trazer alegria.
            “[...] Alegria [...]”, 3Jo.3 não acontece apenas em sua vida.
            Assim como João “[...] ficou sobremodo (grandemente) alegre [...]”, 3Jo.3, qualquer outra pessoa, pedindo, pode “[...] ficar [...] alegre [...]”, 3Jo.3 por coisas mínimas na vida, como também as grandiosas bênçãos acontecidas.
            A “[...] alegria (de) João (parece ser coisa banal para muitos de nós, mas os motivos são extraordinários) [...]”, 3Jo.3.
            João alista três motivos dessa “[...] alegria [...]”, 3Jo.3:
            1 – “[...] Pela vinda de irmãos [...]”, 3Jo.3 que trouxeram notícias de Gaio;
            2 - “[...] Pelo [...] testemunho da verdade (Jesus, evangelho) (de) Gaio (na cidade) [...]”, 3Jo.3;
            E, 3 – “[...] como Gaio andava na verdade (debaixo do poder de Cristo, seguindo o evangelho)”, 3Jo.3 é motivo dessa alegria.
            A pergunta que fica é: Eu e você temos pedido a Deus a bênção da prosperidade de “[...] andar na verdade (?)”, 3Jo.3.
            O texto encerra falando-nos sobre [...]
Conclusão:     Exemplo.
            Exemplo de amor, exemplo de uma alma dedicada a Deus, exemplo de viver na alegria com os amigos e conosco mesmo.
            Para o homem que dá exemplo neste mundo, “não tem maior alegria do que esta (diante de Deus que se agrada do seu filho) [...]”, 3Jo.4.
            O exemplo que pedimos pode ser “[...] a de ouvir [...]”, 3Jo.4 que Deus é o nosso Pai.
            Devemos pedir a prosperidade “[...] de que nós (somos) filhos (de Deus) que anda na verdade (Jesus, o evangelho)”, 3Jo.4.
            Busque a verdadeira prosperidade.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário