domingo, 13 de dezembro de 2015

EXEMPLO DE EVANGELIZAÇÃO, 3Jo.5-8.

EXEMPLO DE EVANGELIZAÇÃO
3Jo.5-8

Introd.:           Nestes últimos dias o jeito de evangelizar mudou completamente a cara.
            Ao invés de distribuir folhetos e Bíblias nas ruas, agora são realizados cultos mirabolantes e atrativos para todos os gostos.
            No lugar da pregação da Palavra de Deus, se usa histórias, contos, sátiras, revelações e previsões extraordinárias a fim de entreter o povo. 
Nar.:    Na Ásia Menor havia muitos evangelistas ambulantes que necessitavam de hospedagem e sustento.
            Gaio se dispôs a ajudá-los e reconduzi-los a outros campos de trabalho.
Propos.:           A evangelização bíblica precisa ser imitada.
Trans.:             O exemplo de evangelização fala sobre [...]
I – Proceder fielmente.
            João retoma o que dissera anteriormente a Gaio quando escreve dizendo que ele é “amado (é merecedor do amor do próximo, mas principalmente de Deus) [...]”, 3Jo.5. 
            Ao olhar para dentro de nós percebemos que somos “amados (mas também sabemos que o nosso coração é enganoso, corrupto e que muitas vezes rejeitamos amar o próximo) [...]”, 3Jo.5. 
            Gaio “[...] procedia fielmente [...]”, 3Jo.5 em favor do evangelho. 
            É por este motivo que, “[...] naquilo que praticava (em favor da evangelização, servia de benefício) para com os irmãos (que recebiam a porção bíblica, e daqueles que evangelizavam) [...]”, 3Jo.5.
            Esse exemplo de evangelizar deve ser demonstrado até “[...] mesmo fazendo (em favor dos que) são estrangeiros (gentios convertidos missionários de uma forma) [...] amorosa (e) fiel [...]”, 3Jo.5.
            O exemplo deixado por Gaio deve ser o meu exemplo em Itapuí.
            Exemplo de evangelização fala sobre [...]
II – Testemunho.
            O que falam sobre o meu testemunho em nossa cidade?
            Quando “os (evangelistas chegaram a Éfeso) [...] perante a igreja (onde João pastoreava), deram testemunho do [...] amor (de) Gaio (em favor deles) [...]”, 3Jo.6. 
            Muitas vezes nos falta dar testemunho não apenas a respeito do amor, mas principalmente a respeito da vida moral – sexual, financeira, conjugal, familiar, estudantil.
            Outro maravilhoso testemunho de Gaio era “[...] fazendo (o) bem [...] (não importando a quem precisasse ou do que necessitava)”, 3Jo.6. 
            Como os evangelistas eram itinerantes, de cidade em cidade pregando o evangelho, Gaio se dispôs a “[...] encaminhá-los em sua jornada (dando-lhes o necessário – veste, comida e sustento financeiro) [...]”, 3Jo.6. 
            A disponibilidade de ajudar o próximo nasce não meramente do nosso coração, mas dAquele que sonda e refaz a nossa vida e nos capacita – Jesus Cristo, o próprio Deus.
            É “[...] por (este motivo que devemos fazer de) modo digno (que agrade) [...] Deus (e não a homens)”, 3Jo.6.
            Dê um bom testemunho.
            O exemplo de evangelização deve ser [...]
III – Por causa de Cristo.
            Por causa de pessoas não evangelizamos, pois muitos são arrogantes, rejeitam o evangelho e zombam de nós.
            João alista três assuntos importantes que devemos imitar.
            1 – “[...] Nome [...]”, 3Jo.7.
            2 – “[...] Saíram [...]”, 3Jo.7.
            3 – “[...] Nada recebendo [...]”, 3Jo.7.
            Estamos vivendo um evangelho do “faz de conta”.
            Devemos imitar esse exemplo dos evangelistas do passado que evangelizavam “[...] por causa do Nome (de Jesus) [...]”, 3Jo.7.
            Hoje as pessoas evangelizam por causa do nome do pastor, da igreja, do missionário que faz milagres, por causa da construção de um templo.
            O “[...] Nome (de Jesus deve ser a) causa (mais importante) [...]”, 3Jo.7 da nossa evangelização.
            O “[...] Nome (de Jesus é o único Maravilho Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz) [...]”, 3Jo.7.
            Aqueles evangelistas “[...] que saíram (foi) por causa do Nome (de Jesus em obediência ao Ide) [...]”, 3Jo.7.
            Muitos hoje “[...] saem (para evangelizar por causa do salário, status, cidade grande, oportunidades diversas) [...]”, 3Jo.7.
            Outro fato importante na vida dos evangelistas é que eles “[...] nada recebiam dos gentios”, 3Jo.7.
            A cada dia você escuta sobre pastores que cobram por uma revelação, aconselhamento, profecia, caneta, lenço, maquete, água e óleo de Israel.
            O testemunho daqueles evangelistas era de “[...] que [...] nada recebiam dos gentios”, 3Jo.7.
            Eles “[...] nada recebiam (para orar, fazer uma leitura bíblica, visitar, entregar uma porção bíblica, uma Bíblia. Faziam tudo) por causa do Nome (de Jesus) [...]”, 3Jo.7.
            E você; faz tudo “[...] por causa do Nome (?) [...]”, 3Jo.7.
            A evangelização precisa de [...]
Conclusão:      Cooperadores da verdade.
            “[...] Para [...] (se) tornar cooperador [...]”, 3Jo.8, não precisam ir para outros países.
            “[...] Devemos cooperar [...] acolhendo [...]”, 3Jo.8.
            Nos tempos bíblicos as jornadas eram longas, cansativas e cheias de perigos de salteadores, então, onde houvesse uma oportunidade, eram “[...] acolhidos esses irmãos [...]”, 3Jo.8.
            Em nossos dias “[...] devemos acolher [...] nos tornarmos cooperadores da verdade (Cristo, pregação do genuíno evangelho)”, 3Jo.8.
            “[...] Devemos [...] cooperar (com os pés indo, com os joelhos orando e com o salário contribuindo) [...]”, 3Jo.8.
            Que o exemplo aprendido nesta noite sirva para cada um de proceder fielmente, dar testemunho, que seja por causa de Cristo para cooperar com a verdade.

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário