sábado, 7 de novembro de 2015

2Jo.4-6 - O AMOR FRATERNAL.

O AMOR FRATERNAL

2Jo.4-6

 

Introd.:           O amor é o combustível que alimenta a alma humana. Nascemos para amar e ser amados. Não apenas no sentido romântico, pois existem basicamente três tipos de amor:

            Amor filéo – amor fraterno – família, amigos;

            Amor Eros – erótico – atração física, desejo sexual;

            Amor ágape – amor de Deus – sacrificial, doador, incondicional.

Nar.:    João fala sobre o verdadeiro [...] amor (que devemos ter de) uns (para com os) [...] outros”, 2Jo.5, portanto [...] 

Prepos.:           A vida na igreja local deve ter como base o amor fraterno.

Trans.:             O amor fraternal tem como alicerce [...]

1 – A verdade.

            Não é suficiente apenas palavras de sua boca dizendo que ama seus pais, seus irmãos, parentes e amigos – podemos usar da mentira e do fingimento.

            A validação tanto em seu coração, e para com Deus e também para o seu próximo é somente a partir da “[...] verdade [...]”, 2Jo.4, Cristo Jesus e o evangelho habitando dentro do seu coração. 

            Mas, para que seja validada a presença de Jesus e do evangelho da “[...] verdade [...]”, 2Jo.4 em nós, um precisa apontar, necessita dar testemunho a nosso respeito.

            Não é à toa que Pedro fala que “manter exemplar o nosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra nós outros como de malfeitores, observando-nos em nossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”, 1Pe.2.12. 

            E João “ficou sobremodo alegre em ter encontrado dentre os [...] filhos (da igreja da Ásia Menor irmãos) [...] que andavam na verdade [...]”, 2Jo.4, Jesus, de acordo com o evangelho.

            Mas o texto se expande e fala que esses “[...] filhos (da igreja viviam) de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai”, 2Jo.4.

            O amor fraternal deve ser [...] 

2 – Estendido uns aos outros.

            O amor não pode ficar guardado, ele precisa ser distribuído, alimentado e oferecido.

            É por este motivo que João ainda fala que “[...] agora (hoje para a) [...] senhora (igreja – eu e você) [...]”, 2Jo.5. 

            Na verdade, o que João deseja é nos fazer uma “[...] petição [...]”, 2Jo.5 como se estivesse implorando a cada um de nós a fazer algo benéfico à nossa vida. 

            Ele apela “[...] não (apenas para a melhora da vida física, mas principalmente buscar renovação para a vida espiritual) não como se escrevesse mandamento novo [...]”, 2Jo.5 para começar a colocar em prática. 

            Deve ser estendido aos outros tudo aquilo “[...] que temos (aprendido na Palavra de Deus) desde o princípio [...]”, 2Jo.5. 

            E o principal “[...] que temos (aprendido) [...] (é) que nos amemos uns aos outros”, 2Jo.5, sem acepção, deixado como exemplo por Cristo Jesus.

            A cobrança do amor fraternal é [...]

Conclusão:      Desde o princípio.

            Julgamos que esse negócio de amar é recente para o homem.

            A ordem para “[...] amar é [...] desde o princípio [...]”, 2Jo.6 quando Deus revelou o seu amor por nós – Éden – salvação – conservação deste mundo. 

            “[...] Esse amor é [...] segundo os [...] mandamentos (de) Deus [...]”, 2Jo.6 para ser implantado em nosso coração. 

            Mas também é preciso “[...] andar (seguir os passos de Jesus) segundo os seus mandamentos [...] (e) este mandamento [...] é que andemos nesse amor”, 2Jo.6 filéo – família, parente, amigo. 

            Que o amor fraternal seja o nosso combustível para viver neste mundo.

 

            Rev. Salvador P. Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário