sexta-feira, 13 de novembro de 2015

ENGANADORES, 2Jo.7-11.


 
ENGANADORES
2Jo.7-11

Introd.:           Falsos enganadores sempre existiram.
            O gnosticismo – gnosis – conhecimento ou nós temos o conhecimento especial – é a primeira grande heresia – inicia no século I e se estrutura no século II – Deus diferente entre o VT/NT.
            Maniqueu – século III – 250 d.C. – se apresentava como o parácleto que Jesus prometera.
            Fundou a igreja maniqueísta – tinha 12 apóstolos debaixo do seu comando.
Nar.:    João nos adverte sobre os falsos ensinos que existiam em sua época e que se propaga até nossos dias.
Propos.:           Tenha cuidado com os enganadores.
Trans.:             Enganadores [...]                               
I – São muitos.
            João combatendo os gnósticos disse que “[...] muitos enganadores [...]”, 3Jo.7 já existiam em sua época.
            Eles negavam a Encarnação de Cristo, Sua Morte e Ressurreição entre outros assuntos importantes para a fé evangélica. 
            Hoje encontramos resquícios do gnosticismo na Icar, TJ, CCB, Voz da Verdade, Meninos de Deus, Mundial do Poder de Deus, Internacional da Graça, Universal do Reino de Deus, Mórmons.
            Esses “[...] muitos enganadores têm saído pelo mundo fora [...]”, 3Jo.7 dizendo que eles são melhores e que tem o verdadeiro conhecimento que pode salvar.
            Os “[...] enganadores (do tempo de João, como os de hoje) [...] não confessam Jesus Cristo vindo em carne (negando a sua humanidade – nascimento virginal) [...]”, 3Jo.7.
            O apóstolo João os considerava “[...] enganadores e (também) o anticristo”, 3Jo.7.
            Acreditando nos enganadores, podemos [...]
II – Perder algo muito especial. 
            Para não perder é preciso “acautelar (ser prevenido, se proteger contra os enganadores) [...]”, 3Jo.8. 
            “Acautelar [...] (serve) para não perder (algo que adquirimos com muito sofrimento) [...]”, 3Jo.8. 
            João vai mais além dizendo “[...] para (eu e você) não perder aquilo que temos realizado com esforço (desenvolvimento da vida espiritual – oração, comunhão, leitura bíblica, santificação) [...]”, 3Jo.8. 
            O modo de eu e você “acautelar [...] com esforço, (serve) para recebermos completo galardão (prêmio)”, 3Jo.8. 
            Os enganadores [...]
III – Vão além das Escrituras.          
            A verdade é que “todos aqueles que ultrapassam (acrescentam algo que não condiz com) a doutrina de Cristo [...]”, 3Jo.9, são considerados como enganadores.
            O problema maior desses enganadores é que eles “[...] não permanecem (na) doutrina (então, eles) não tem Deus (sem a salvação) [...]”, 3Jo.9. 
            Mas, aquele que se arrepende, “[...] o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho (eleito, salvo e permanece na verdade)”, 3Jo.9.
            Para não ir além da verdade, “se alguém vier ter com (você com a desculpa de ser servo de Deus; desconfia) [...]”, 3Jo.10. 
            Faça o teste e procure saber “se [...] (ele) não traz esta doutrina (sobre Jesus, Espírito e o Pai, pode saber que ele é falso, enganador) [...]”, 3Jo.10. 
            O meio mais prático para se livrar desse enganador é “[...] não o recebendo em casa, nem lhe dando as boas-vindas”, 3Jo.10. 
            Nem eu e nem você pode [...]
Conclusão:      Ser cúmplice dos enganadores.
            A “[...] cumplicidade se faz [...]”, 3Jo.11 com o erro quando “[...] lhes damos (as) boas-vindas (para receber, ouvir o ensino falso) [...]”, 3Jo.11.
            A nossa “[...] cumplicidade (não é porque ele é o nosso vizinho, trabalha na mesma empresa ou é nosso parente) [...]”, 3Jo.11.
            Somos “[...] cúmplice (quando aceito, concordo com as) [...] suas obras más (quando eles não aceitam a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas)”, 3Jo.11.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário