quinta-feira, 23 de julho de 2015

A BÊNÇÃO DA SALVAÇÃO, Tg.5.19,20.

A BÊNÇÃO DA SALVAÇÃO
Tg.5.19,20

Introd.:           A salvação do homem pecador não é produzida por ninguém ou por algo neste mundo.
            O próprio Deus é quem salva e liberta o homem das trevas.
            Todos os dias, cada um de nós recebe bênçãos de Deus.
Nar.:   O texto fala da maior bênção que o homem possa receber na face da terra; a salvação.
Propos.:          Todos os homens precisam da salvação em Cristo Jesus.
Trans.:           A bênção da salvação também é destinada aos [...]
1 – Que se desviam da verdade.
            A Bíblia foi escrita para os crentes, por isso Tiago começa chamando de “meus irmãos [...]”, Tg.5.19 os seus leitores.
            Por oito vezes Tiago lembra aos leitores que acima de tudo somos “[...] irmãos [...]”, Tg.5.19 em Cristo.
            Ele convoca cada um de nós a ser responsável pela família divina “[...] fazendo de todo o coração, tudo [...] como para o Senhor e não para homens”, Cl.3.23.
            Pedro declara que “[...] é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façamos emudecer a ignorância dos insensatos (irresponsável)”, 1Pe.2.15.
            Fazer o bem deve ser para “[...] algum dentre nós [...]”, Tg.5.19.
     A responsabilidade do crente entra em ação quando alguém “[...] se desviar (da fé para a incredulidade) da verdade (para o erro) [...]”, Tg.5.19.
            Muitos homens tem se desviado de “[...] Jesus [...] (que é) o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém (vai) ao Pai senão por Ele”, Jo.14.6.
            O homem só será “liberto (depois que) conhecer a verdade [...]”, Jo.8.32.
            Após a libertação do erro, da mentira, da fofoca, do pecado, o crente é responsável para “[...] converter alguém”, Tg.5.19 que anda no caminho tortuoso.
            Caso algum “[...] irmão pecar [contra nós] (o nosso dever é) [...] argui-lo (examinar por meio de perguntas) entre nós e ele só. Se ele nos ouvir, ganhamos [...] (o) irmão”, Mt.18.15.
            Levar “[...] alguém (à) conversão”, Tg.5.19 é persuadi-lo a voltar, inclinar, tomar um novo rumo, uma nova atitude na vida espiritual no abandono do caminho antigo.
            A conversão é algo tanto divino quanto humano.
            O Espírito Santo inspira e fortalece a pessoa, a pessoa corresponde a esse impulso.
            O crente pode ser instrumento nas mãos de Deus para “salvar (os homens), arrebatando-os do fogo [...]”, Jd.23.
            A conversão salva a alma da condenação do inferno e a põe no caminho dos céus.
            A recompensa que temos de levar outros de volta a Cristo é “saber que (lembre-se disso) [...]”, Tg.5.20, “[...] o que ganha almas é sábio”, Pv.11.30.
     O texto ainda fala sobre “[...] aquele (discípulo) que [...]”, Tg.5.20 está empenhado na responsabilidade de pregar o evangelho.
            Eu e você precisamos estar dispostos a levar os desviados para a “[...] conversão [...]”, Tg.5.20.
            Essa conversão é para o crente que é membro da igreja e continua em “[...] pecado [...]”, Tg.5.20 como Ananias e Safira.
            É o irmão que continua no “[...] seu caminho errado [...]”, Tg.5.20 – Judas Iscariotes.
            Faz-se necessário fazer como Paulo que se esforçou “fazendo-se fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fazendo tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns”, 1Co.9.22.
            Paulo, eu e você precisamos “[...] salvar (o homem) da morte [...]”, Tg.5.20.
            “[...] Salvar [...]”, Tg.5.20, significa levar o homem “[...] predestinado para ser conforme à imagem de Jesus [...]”, Rm.8.29.
            A salvação começa no arrependimento e no perdão dos pecados, motivado pela reconciliação entre o homem e Deus que “[...] fez a paz pelo sangue (derramado na) [...] cruz, por meio (de) Jesus [...]”, Cl.1.20.
            A “[...] salvação [...]”, Tg.5.20 tem a sua demonstração em “[...] amar uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”, 1Jo.4.7.
            Esse pecador receberá a “[...] salvação da morte (da) sua alma (parte imortal que irá habitar com o Senhor ou ficar para sempre no inferno) [...]”, Tg.5.20.
            É o livramento da “[...] segunda morte e (do) [...] inferno (onde serão) [...]lançados para dentro do lago de fogo [...]”, Ap.20.14.
            Devemos saber que somente um tem poder para condenar a alma, “[...] aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno [...]”, Lc.12.5.
            O grande motivo de o homem ser lançado no inferno é porque ele “[...] se mantém rebelde contra o Filho [...] (e) sobre ele permanece a ira de Deus”, Jo.3.36.
Conclusão:     Outra bênção maior proveniente da salvação é a “[...] cobertura (da) multidão de pecados”, Tg.5.20.
            Perdoar pecados é o “[...] cancelamento [...]”, At.3.19 de toda a sua dívida.
            “[...] Cobrir multidão de pecados”, Tg.5.20 é não expor o homem ao olhar desaprovador de Deus, a fim de que este “[...] receba o dom do Espírito Santo”, At.2.38.

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário