sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ALERTA GERAL

ALERTA GERAL


Alguns colegas que tinham entre doze (12) e dezoito (18) anos saíram com o intuito de participar de uma balada noturna. Todos foram apoiados e incentivados por seus pais. Durante os festejos alguns se envolveram com bebidas alcoólicas (droga lícita), com o craque, maconha, LSD, cocaína (drogas ilícitas). Tanto as drogas lícitas quanto às ilícitas são de grande efeito maléfico ao organismo do ser humano. É tão prejudicial que para deixar o vício muitos são internados em clínicas especializadas. Naquela noite um triste acidente aconteceu com essa turma de adolescentes. Alguns pais despediram de seus filhos em seus caixões lacrados, outros foram chamados às pressas nos hospitais, alguns cabisbaixos se dirigiram às delegacias para atender ao chamado do delegado de plantão; poucos abraçaram seus filhos na manhã seguinte.

Mesmo sendo uma história fictícia, não está muito longe do que tem acontecido nestes últimos dias. Todos precisam ficar sabendo que “a Deus pertence o domínio e o poder [...]” (Jó 25.2), portanto, “vede, agora, que [...] Deus, somente Deus, e mais nenhum deus além [...] dEle; ele mata e Ele faz viver; Ele fere e Ele sara; e não há quem possa livrar alguém da sua mão” (Dt 32.39). Sabedor dessa verdade, a realidade é nua e crua, pois “pecando o homem contra o [...] SENHOR, quem intercederá por ele? Entretanto, não ouviram a voz de seu pai, porque o SENHOR os queria matar” (1Sm 2.25).

Pense um pouco sobre a desobediência de adolescentes e jovens contra seus pais. Faça uma análise nos dados estatísticos e a superlotação na Fundação Casa. Quanta desordem! Muitos pais têm chorado talvez tarde demais. Bom seria se a disciplina começasse ainda no berço, caso o choro acontecesse devido a correção no momento exato, se a ordem fosse dada com mais vigor enquanto é tempo de “ensinar a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Pv 22.6).

É verdade que o texto do livro de Samuel acima citado diz que veio da parte do Senhor a decisão de Hofni e Finéias não ouvirem a voz de seu pai, mas isso não quer dizer que eles serão inocentados. Assim sendo “[...] cada um (dos homens) [...] dará contas de si mesmo a Deus” (Rm 14.12) por tudo quanto tenha feito ou deixado de fazer. É preciso conhecer bem a história de Hofni e Finéias para fazer um prejulgamento. Os filhos de Eli eram sacerdotes do Senhor. A função primordial destes jovens era tão somente o de intermediar entre Deus e o povo o oferecimento de sacrifícios e orar em favor do povo. Hoje essa função cabe a todos quantos reconhecem e aceitam a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas. Isto acontece porque “[...] o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo” (Mc 15.38) dando assim acesso direto e constante ao Pai Celeste a todos quantos desejam.

Hofni e Finéias eram maus e sem valor, não se importavam com o Senhor (1Sm 2.12). Eles desrespeitavam as ofertas oferecidas ao Senhor. Pecaram contra Deus quebrando a lei (Lv 9.10); contra o templo profanando-o; e, contra o povo privando-o do perdão divino e para completar o rastro de seus pecados contra Deus, eram mal falados na cidade “[...] de como se deitavam (no sentido de abuso sexual) com as mulheres que serviam à porta da tenda da congregação” (1Sm 2.22). Caro leitor, no seu modo de pensar Deus era obrigado a suportar todos esses males? Podiam ficar impunes no seu erro? Não. Conforme o que Paulo fala aos Gálatas: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7) e ainda, Deus não passa a mão na cabeça daquele que transgride contra o Soberano Senhor, porque “o SENHOR é longânimo e grande em misericórdia, que perdoa a iniquidade e a transgressão, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta gerações” (Nm 14.18.

Um alerta geral aos pais. É possível que vocês tenham acompanhado os noticiários nestes últimos dias. Caso negativo, preste bem atenção! Filhos adolescentes de classe média e alta nas grandes capitais tem causado terror. Dois agravantes: muitos dos pais não concordam com a prisão de seus filhos e além destes delinquentes terem sido soltos, caso sejam julgados, irão ficar apenas três (03) anos reclusos na Fundação Casa. Muitos outros pais acham uma injustiça, uma crueldade o que fazem com seus filhos. É possível que outros tantos adolescentes não tenham sido educados desde a infância. Pode acontecer de muitos adolescentes serem mimados demais, acobertados constantemente e receberem sempre calçados e roupas de marca enquanto ficam em seus ‘vídeo games’ de jogos que incentivam a criminalidade.

O conselho bíblico é o seguinte: “Se alguém tiver um filho contumaz (muito teimoso) e rebelde (revoltado contra a autoridade), que não obedece à voz de seu pai e à de sua mãe e, ainda castigado, não lhes dá ouvidos, seu pai e sua mãe o pegarão, e o levarão aos anciãos da cidade, à sua porta, e lhes dirão: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz, é dissoluto e beberrão. Então, todos os homens da sua cidade o apedrejarão até que morra; assim, eliminarás o mal do meio de ti; todo o Israel ouvirá e temerá” (Dt 21.18-21). Para não chegar a esse ponto a Bíblia aconselha que o pai deva “castigar a seu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo” (Pv 19.18). Quer outro conselho? Seja exemplo dentro de casa porque muitos filhos têm te observado e pratica aquilo que você faz.

Alerta aos filhos adolescentes. “Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz” (Pv 3.1,2). A obediência foi feita para os filhos a fim de guardar as ordens dadas pelo Deus amoroso que trata a cada um como filho. E a recompensa é por demais maravilhosa; os dias aumentados e o acréscimo de anos de vida em perfeita paz interior.

O que Deus requer de cada filho é que todos sejam obedientes “[...] e sendo sincero (achado puro quando aberto e examinado) e inculpável (que não conduz outros ao pecado pelo modo de vida que leva) para o Dia (em que Cristo voltar do céu para julgar vivos e mortos) [...]” (Fp 1.10) e te encontre em alerta geral.

Rev. Salvador P. Santana



Nenhum comentário:

Postar um comentário