domingo, 13 de fevereiro de 2011

NÃO FIQUE TRISTE

NÃO FIQUE TRISTE


Uma das coisas mais difíceis que o homem encontra neste século, e aparentemente também nos séculos passados, é elogiar uma mulher. Geralmente o que se tem feito é enaltecê-la na época da paquera, no desejo de conquistá-la para o namoro. Após a conquista, ou, a resposta positiva de que aceita o namoro, noivado e casamento, a outrora bela, requintada, amada, única da vida, passa a ser, muitas vezes e de várias maneiras, menosprezada, rejeitada, abandonada, agredida fisicamente e verbalmente. É difícil dizer essa verdade, mas o que muitos homens fazem é verdadeiramente conhecido de todos, até deles próprios. O pior é que o homem não deseja mudar de atitude, deve cuidar, tratar com carinho, dedicação, amor, paciência.

Mulher, não se engane, você nunca vai encontrar um homem perfeito neste mundo, mesmo porque, a palavra de Deus declara que “todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Sl.14.3). Ainda que você encontre um homem totalmente gentil para com a sua pessoa, em outra área ele será deficiente. Para aprender a tratar bem você e com delicadeza é necessário muito “[...] esforço (da parte dele) para (ele se) [...] livrar [...] (do seu) adversário [...]” (Lc.12.58) que, pode ser um olhar indiferente, uma palavra mal colocada, um queixume, uma falta de carinho, que, se torna sua grande amargura dia e noite.

Querida! É possível que ainda o seu esposo, parente mais próximo ou amigo não tenha apreendido ainda a tratar você com esmero. Não fique zangada e desiludida por isso. Afinal, você não é a única que sofre e que está sendo desprezada pelo sexo oposto. Muitas têm padecido por este mundo e, não pense que elas tem ficado de boca fechada, pelo contrário, as que “[...] gemem sob a servidão (do opressor, seja ele amigo, irmão, patrão, professor, abusador, namorado, cônjuge) [...] por causa (desse enfrentamento muitas delas tem) clamado, e o seu clamor sobe a Deus” (Ex.2.23).

Um dos homens da Bíblia que mais soube elogiar as mulheres foi o rei Salomão. É verdade que esse modo de agir não partiu exclusivamente dele, mas do próprio Deus. Foi Deus quem o instruiu para escrever que a “mulher (é) virtuosa [...]” (Pv.31.10). Não era a esposa de Salomão que Deus se referira, mas a todas as mulheres. Ao tocar nesse assunto Deus ordena um toque especial às mulheres. O texto fala de força, poder, fartura, habilidade, eficiência que as mulheres adquirem e isso é nato na vida de todas. Todos sabem que não existe um homem sequer que tenha tanta habilidade quanto as mulheres. Elas conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo quando estão dentro de casa. De fato elas são habilidosas para lavar, passar, cozinhar, cuidar dos filhos, limpar a casa, dar atenção ao cônjuge e as demais tarefas do dia-a-dia. Por este motivo Salomão pergunta para todos os homens: “[...] quem [...] achará (uma) mulher (como essa)? [...]” (Pv.31.10). Por este motivo “o (homem) que acha uma esposa (com essas qualidades) acha o bem e alcançou a benevolência do SENHOR” (Pv.18.22).

Mulher, suponha que ninguém neste mundo tenha olhado para você com elogio, satisfação, dedicação, agradecimento e que, a todo custo, está tentando menosprezar você. Não fique triste, não pense que todos se esqueceram de você, existe um que sabe qual é a sua dor, o seu sofrimento, a sua angústia, a sua inquietação e, melhor ainda, conhece muito aquele que tem feito isso contigo. O próprio Deus fala que “[...] O seu valor muito excede o de finas jóias” (Pv.31.10). Vindo esse elogio da parte de Deus, é o suficiente para você.

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário