domingo, 13 de junho de 2021

Sl.119.50 - CONSOLO.

CONSOLO Sl.119.50 Introd.: “O consolo das pessoas não alcança a profundidade da dor da minha alma”. O pior é quando os amigos começam a falar. Na dor só quero falar. Sim eu sei! Cada dor é única. Esta dor é só minha. Nar.: O salmista expõe o sentimento de dor de sua alma. Ele procura por consolo em dias de tristeza da alma. Propos.: Estou à procura de quem possa consolar a minha alma. Trans.: O que me [...] 1 – Consola na angústia? Sl.119.50, “O que me consola na minha angústia é isto [...]”. O salmista não pergunta, ele afirma que “no sofrimento, eu fui consolado [...]”, Sl.119.50 (BLH). Mas eu me pergunto, você se pergunta: Quem me consola na angústia, no sofrimento, na dor, na tristeza, na morte, na falta de trabalho, faltando amigos, no desespero? Quem me consola? É a nossa pergunta constante. Muitos no desespero da vida buscam consolo nas drogas, na prostituição, na fornicação, nos desejos malignos. O rei Salomão fala que “as bebidas alcoólicas são para os que estão morrendo, para os que estão na miséria. Que eles bebam e esqueçam que são pobres e infelizes!”, Pv.31.6,7. Outros dizem “que (se) fosse do agrado de Deus esmagar-me, que soltasse a sua mão e acabasse comigo! Isto ainda seria a minha consolação, e saltaria de contente na minha dor, que ele não poupa; porque não tenho negado as palavras do Santo”, Jó 6.9,10. O que me consola na angústia? Os amigos podem me consolar? “Jó tinha três amigos: Elifaz, Bildade e Zofar [...] Eles ficaram sabendo das desgraças que haviam acontecido a Jó e combinaram fazer-lhe uma visita para falarem de como estavam tristes pelo que lhe havia acontecido e para consolá-lo”, Jó 2.11. Ao chegarem “[...] ergueram a voz e choraram [...] rasgaram o manto, lançaram pó [...] sobre a cabeça. Sentaram-se com ele [...] sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma [...]”, Jó 2.12,13. Esses amigos quando abriram a boca só foi para acusar. Elifaz falou que “quem é inocente não cai na desgraça. Os honestos não são destruídos”, Jó 4.7. Bildade acusou os “[...] filhos (de) Jó (de) pecarem contra Deus. (disse ainda que) Jó esqueceu de Deus. Se você fosse puro, Deus o socorreria”, Jó 8.4,13,6. Zofar o convida para “abandonar o pecado que mancha as suas mãos [...] (você) é mau [...] O homem mau vomita as coisas que rouba [...]”, Jó 11.14; 20.5,15. Essas foram as palavras de consolo dos seus melhores amigos. E quanto aos parentes? Bom, “[...] o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os da sua própria casa”, Mq.7.6,. “O que me consola na minha angústia (?) [...]”, Sl.119.50. Chega de sofrimento! Preciso aprender a buscar consolo para a minha alma. “O que me consola na minha angústia é isto [...]”. 2 - A tua Palavra, Sl.119.50, “[...] que a tua palavra me vivifica”. Aleluia! Encontrei conforto para a minha alma; “[...] a tua palavra (Senhor)”, Sl.119.50. Em todos os momentos do sofrimento de Jesus a procura certa era o Pai Celeste para consolar a sua alma. O escritor do livro de Hebreus nos fala que “[...] agora Jesus pode ajudar [...] pois ele mesmo [...] sofreu”, Hb.2.18. Somente “[...] a tua palavra (Oh Senhor) me vivifica”, Sl.119.50. Glória a Deus! “[...] a palavra (de) Deus [...]”, Sl.119.50 traz conforto na aflição. O profeta Jeremias fez três petições a Deus em favor do povo de Israel, mas o profeta ficou surpreso com a rejeição de Deus. Nem por isso Jeremias desanimou, pelo contrário, encontrou conforto ao dizer que “Deus fala comigo, e eu presto atenção em cada palavra [...] ó Deus Todo-Poderoso, eu sou teu, e por isso as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade”, Jr.15.16. Nos momentos de apuros, dificuldades, dor, sofrimento, a beira da morte, somente “[...] a palavra (de) Deus me vivifica”, Sl.119.50. A Bíblia traz vida, fortalece, anima, exorta, capacita, consola, “porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão”, Rm.15.4. Quando o salmista fala que “[...] a tua palavra me vivifica”, Sl.119.50 ele transmite a mesma confiança que ele teve em Deus – tenho a vida garantida em Deus. A Palavra de Deus tem poder para restaurar e vivificar a quem permanece nela, mesmo porque, “[...] a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas”, Hb.4.12. “O que me consola na minha angústia (?) [...]”, Sl.119.50. Conclusão: Pare de procurar consoladores para a sua alma. Você já sabe qual é o caminho e quem pode te consolar. Você está em apuros? Busque o Senhor dos senhores e a sua Palavra. Está cercado de problemas e dificuldades? “[...] faça [...] um altar ao Deus que (te) [...] responde no dia da (sua) [...] angústia [...]”, Gn.35.3. “O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica”, Sl.119.50. Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário