domingo, 2 de maio de 2021

Sl.119.132 - PETIÇÃO

PETIÇÃO Sl.119.132 Introd.: Conta-se que um homem fazia a sua primeira viagem de navio. Todo o seu dinheiro fora gasto na compra da passagem. Ele sentia o cheiro do alimento vindo da cozinha e sempre dava uma passada no corredor que levava para o restaurante. Voltara imediatamente para o seu quarto, tirava de dentro da mala farinha e rapadura para matar a sua fome. Último dia de viagem um garçom perguntou-lhe o motivo de não ir ao restaurante fazer as suas refeições – “não tenho como pagar”, respondeu. Dê-me a sua passagem – “o valor pago pela passagem lhe dá o direito a todas as refeições”. O irmão do Senhor Jesus disse: “[...] Nada tendes, porque não pedis”, Tg.4.2. Nar.: O Salmo 119 é um poema e uma meditação engenhosa e apaixonada sobre a lei do Senhor. Essa lei não pode ser confundida com qualquer código legal. Este Salmo tem 176 versículos. Todos os versículos menciona a Palavra de Deus, exceto os versos 90, 121, 122 e 132. Propos.: Aprenda a pedir. Trans.: Peça [...] 1 – A volta do Senhor, Sl.119.132, “Volta-te para mim e tem piedade de mim, segundo costumas fazer aos que amam o teu nome”. A ideia de pedir a “volta [...]” do Senhor é comum na vida pastoril, Sl.119.132. A criação de ovelhas de certa forma é fácil porque o pastor “[...] faz sair todas as (ovelhas) que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz”, Jo.10.4. Pode acontecer de você ficar para trás envolvido com “[...] os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições [...]”, Mc.4.19 daí, você precisa pedir: “Volta-te para mim (Senhor) [...]”, Sl.119.132. Caso o “[...] homem violento [...] se empenha por [...] desviar os (seus) passos”, Sl.140.4 é preciso gritar: “volta-te para mim e tem piedade (graça, pena, dó) de mim [...]”, Sl.119.132. Por que o salmista pede para Deus “[...] ter piedade (graça, pena, dó?) [...]”, Sl.119.132 Porque nesse momento Jesus “[...] estará comigo [...] (usando) o [...] bordão (vara) [...]”, Sl.23.4. Para as crianças – para que serve a vara? Por este motivo Jesus fala para a igreja: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te”, Ap.3.19. É possível que você não esteja arrependido e “[...] caiu à beira do caminho [...] (está sendo) pisado [...] caiu sobre a pedra [...] e [...] secou por falta de umidade [...] (ou) caiu no meio dos espinhos; e estes [...] a sufoca”, Lc.8.5-7. O que você acha que “[...] Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas [...]”, Hb.13.20 vai fazer nesse momento de dor? Ora, se humildemente você pediu “volta-te para mim e tem piedade de mim [...]”, Sl.119.132 é mais do que certo que “ainda que [...] (você) ande pelo vale da sombra da morte, não (precisa) temer mal nenhum, porque Jesus está comigo [...] (daí, como ele já usou) o [...] bordão (vara; você levou uma surra, uma lição de vida e ainda assim não se aprendeu. Me fale: o que você precisa agora? Do) cajado (bordão com a ponta superior arqueada (curva) para te) [...] consolar (sofre porque foi preciso disciplinar, anima para voltar a obedecer, alivia curando as feridas)”, Sl.23.4. Por que Deus nos trata dessa forma? Porque pedimos. Você está disposto? Não coma apenas rapadura com farinha; peça a Deus para “voltar para mim e tem piedade de mim [...]”, Sl.119.132. Quem recebe a resposta da petição? Conclusão: Aquele que ama, “[...] aos que amam o teu nome”, Sl.119.132. Jesus apresenta uma regra para saber se você ama a Deus de verdade; “aquele que tem os meus mandamentos (ordem, regra) e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele”, Jo.14.21. Presta atenção nesta palavra de Deus para o pedinte: “[...] segundo costumas (segundo o julgamento, ou seja, de acordo com a lei de Deus) fazer [...]”, Sl.119.132. Por este motivo eu e você devemos a todo instante pedir: “volta-te para mim e tem piedade de mim, segundo costumas fazer aos que amam o teu nome”, Sl.119.132. Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário