sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Rm.12.7 - O DOM ESPIRITUAL DE ENSINO.


O DOM ESPIRITUAL DE ENSINO, Rm.12.7.

            O possuidor do dom de “[...] ensino [...]”, Rm.12.7 é poderosamente motivado por Deus a suprir a necessidade que os irmãos têm de entender melhor a Palavra de Deus. Tornando a Palavra de Deus mais conhecida., compreendida e aplicada, levando o crente a afinar sua vontade com a vontade de Deus.
            No grego, “[...] ensino [...]”, Rm.12.7 é disdaskalia, ensino, instrução, aquilo que é ensinado, doutrina.
            O didaskalos é o mestre que ensina a verdade nas igrejas.
            O Mestre divino.
            “E enviaram a Jesus alguns dos fariseus e dos herodianos, para que o apanhassem em alguma palavra. Chegando, disseram-lhe: — Mestre, sabemos que o senhor é verdadeiro e não se importa com a opinião dos outros, porque não olha a aparência das pessoas, mas, segundo a verdade, (reconheceram que Jesus) ensina o caminho de Deus [...]”, Mc.12.13, 14.
            O povo em geral ficava admirado “porque Jesus as ensinava como quem tem autoridade, e não como os escribas”, Mt.7.29.
            Jesus ministrou um curso intensivo por três anos para seus discípulos.
            O título mais usado para designar Jesus era “Mestre”.
            “[...] Jesus [...] (reconhecia) que nada fazia por si mesmo; mas falava como o Pai o ensinou”, Jo.8.28, como sendo o seu Mestre.                 
            No V.T. “[...] o SENHOR, o [...] Redentor, o Santo de Israel (é conhecido como) [...] o SENHOR, o seu Deus, que lhe ensina o que é útil e o guia pelo caminho em que você deve andar”, Is.48.17.       
            Jesus veio e encarnou este ministério, praticando aquilo que ensinava.
            Ressurreto, Jesus enviou “[...] o Espírito Santo (para) nos ensinar [...] as coisas que [...] devemos dizer”, Lc.12.12; Jo.14.26; 16.13.
            O ministério de ensino já era praticado pelo Espírito Santo no V.T. quando Deus falou através de Neemias que “[...] lhes concedeu o seu bom Espírito, para os ensinar [...]”, Ne.9.20.
            Os irmãos com o dom de ensino são habilitados por Deus para servir ao Corpo de Cristo, ajudando os demais a conhecer a Palavra de Deus, a tomar posse dela, a interiorizá-la, e a pô-la em prática, o que resulta na modificação de comportamentos.
            Características encontradas no possuidor do dom de ensino.
            1 – Sua matéria prima é a Bíblia;
            2 – É fascinado pelo estudo demorado e detalhado das coisas de Deus e têm prazer em pesquisar;
            3 – Questiona e verifica aquilo que lhe é ensinado por outros sobre as coisas de Deus;
            4 – Compara Escritura com a Escritura, verdade com a verdade, o V.T. com o N.T.;
            5 – Tem facilidade em comunicar o resultado de seus estudos sobre as coisas de Deus;
            Alguns erros que o possuidor do dom de ensino deverá evitar.
            1 – Desconhecer na prática a diversidade dos dons, considerar desleixados ou pouco espirituais aqueles com o ofício de professor na igreja, mas sem o dom, por não serem tão eficazes no seu ensino bíblico;
            2 – Preocupar-se demasiadamente quando um irmão sem o dom de ensino leciona sem a capacidade de comunicar adequadamente o conteúdo correto aos seus ouvintes;
            3 – Exercer o seu dom sem preparo bíblico;
            4 – Não ficar à vontade nem sentir alegria para ensinar.
            Tiago que os “[...] irmãos, não (devem) ser, muitos [...] (desejosos de serem) mestres, sabendo que seremos julgados com mais rigor”, Tg.3.1;
            5 – Perder de vista a fonte de sua capacitação, Deus, por alimentar-se dos elogios que recebe;
            6 – Não julgar ser dono da verdade, por isso, “quem fala por si mesmo está buscando a sua própria glória; mas o que busca a glória de quem o enviou (Jesus, esse é verdadeiro, e nele não há falsidade”, Jo.7.18,
            Jeremias declara que é preciso “[...] estar no [...] conselho (de Deus), (para) ter (condições de) anunciar as suas palavras ao seu povo e o ter feito voltar do seu mau caminho e da maldade das suas ações”, Jr.23.22;
            7 – Ensinar princípios bíblicos, sem ao mesmo tempo procurar vivê-los, perdendo assim sua autoridade.
            A reprimenda de Paulo: “você, pois, que ensina os outros, não ensina a si mesmo? Você, que prega que não se deve roubar, rouba? [...] (Fica sabendo que) o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vocês”, Rm.2.21, 24.
            A fim de aprendermos acerca de Deus, devemos primeiramente obedecer a Deus.
            É verdade que “[...] o nosso conhecimento é incompleto e a nossa profecia é incompleta”, 1Co.13.9.
            Exercendo “[...] o (dom espiritual do) [...] ensino [...]”, Rm.12.7.                            
            “[...] Ou o que ensina esmere-se (cuidado extremo em qualquer tarefa, trabalho, serviço) no fazê-lo”, Rm.12.7.
            Os herodianos reconheceram que o “[...] Mestre (Jesus) ensinava o caminho de Deus de acordo com a verdade, sem se importar com a opinião dos outros [...]”, Mt.22.16.
            O mestre terá que manter-se na humilde dependência de Deus para ensinar no poder do Espírito.
            Os mestres precisam inteirar-se das palavras do Senhor porque “[...] Deus será com a sua boca e lhe ensinará o que você deve falar”, Ex.4.12.
            Princípios bíblicos.
            Um princípio bíblico é o ponto de vista de Deus e sua vontade sobre uma determinada área da experiência humana.
            Precisamos entender que “[...] os [...] pensamentos (de Deus) não são os nossos pensamentos, e os nossos caminhos [...] não são os [...] caminhos (de Deus), diz o SENHOR. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os [...] caminhos (de Deus) são mais altos do que os nossos caminhos, e os seus pensamentos são mais altos do que os nossos pensamentos [...]”, Is.55.8, 9.
            Os princípios bíblicos falam “[...] que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”, Rm.8.28.
            O possuidor do dom de “[...] ensino [...]”, Rm.12.7 deve transmitir aquilo que não admite discussão, por estar claro na Bíblia e tratar adequadamente os assuntos que permitam várias interpretações.
            Aquele que possui “[...] o (dom de) ensinar [...]”, Rm.12.7 não tem a obrigação de responder a todas as perguntas. Pode dizer: não sei responder, mas pode procurar a resposta.
            Há muitos crentes com o talento para o ensino e alguns poucos têm tanto o talento quanto o dom espiritual de “[...] ensinar [...]”, Rm.12.7.
            A igreja necessita da cooperação de todos os membros que tenham o dom espiritual do “[...] ensino [...]”, Rm.12.7.
            Paulo fala que “[...] o bispo [...] (pastor e presbítero devem estar) aptos para ensinar”, 1Tm.3.2.
            É verdade que o dom espiritual do “[...] ensino [...]”, Rm.12.7 não é pré-requisito para um crente ser vocacionado por Deus como pastor ou ser escolhido como presbítero.
            O melhor e mais eficaz ensino não se caracteriza por falar, mas por ser.
            Nosso dever máximo não é falar com os homens sobre Cristo, mas mostrar Cristo a eles.
            Mesmo a pessoa sem o talento de falar pode ensinar pelo seu viver, de tal modo que os outros vejam o Mestre refletido nele.
            Estudem e se aprofundem na Palavra de Deus.
            Cada crente tem a responsabilidade cristã de ensinar, ainda que não tenha esse dom de ensino.
            Paulo fala que todos os crentes precisam “[...] instruir-se [...] mutuamente em toda a sabedoria [...]”, Cl.3.16.
            A instrução de Jesus é que todos os discípulos devem “ensinar (os demais) a guardar todas as coisas que Ele tem ordenado [...]”, Mt.28.20.
            Aos pais são ordenados a “[...] inculcar a seus filhos (a Palavra de Deus), e delas falar quando estiver sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se”, Dt.6.7.
            Todos os líderes precisam “[...] ensinar (aos crentes) o caminho bom e direito”, 1Sm.12.23.
            A respeito de Jesus Cristo, os líderes precisam “ordenar estas coisas e ensiná-las”, 1Tm.4.11.
            Salomão fala que “o ferro se afia com ferro, e uma pessoa, pela presença do seu próximo”, Pv.27.17 deve ensinar a outros homens o que é Cristianismo bíblico.
            “[...] Ou o que ensina esmere-se (dedica) no fazê-lo”, Rm.12.7.
                                   
             
                           
            Adaptado pelo Rev. Salvador P. Santana para E.D. – Quem é você no Corpo de Cristo – Mis. Lida E. Knight – LPC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário