terça-feira, 5 de novembro de 2019

1Co.12.28 - O DOM ESPIRITUAL DE AJUDA OU SOCORRO.

O DOM ESPIRITUAL DE AJUDA OU SOCORRO, 1Co.12.28.

Objetivo:         O possuidor “[...] do dom espiritual [...]”, 1Co.12.1 de ajuda ou “[...] socorro [...]”, 1Co.12.28 é motivado por Deus a suprir a necessidade de uma pessoa que precisa de apoio em executar ou completar tarefas ou de companhia para realizar alguma coisa.
Nar.:    No grego, “[...] socorro [...]”, 1Co.12.28 é antilepsis, que fala sobre o ato de prender, apreender, percepção, objeção de um disputante, e auxiliar, ajudar.
            Em outras traduções “[...] socorro [...]”, 1Co.12.28 recebe o nome de “[...] dom de curar (NTLH) [...]”, 1Co.12.28, auxiliares, dom de ajudar e dom da assistência.
1 – Algumas características encontradas no possuidor deste dom.
            1 – É sensível às necessidades imediatas. É como aquele que “[...], passa perto (do necessitado) e, vendo-o, compadece dele”, Lc.10.33;
            2 – É prestativo e serviçal no Corpo de Cristo, pronto a fazer coisas simples e rotineiras. A sogra de Pedro, “[...] Jesus tomou-a pela mão, e a febre a deixou. Ela se levantou e passou a servi-lo”, Mt.8.15;
            3 – Sente alegria em aceitar, e se esforça para fazer o melhor. Jesus fala sobre “[...] aquele que o enviou (o Pai) está comigo, não me deixou só, porque eu faço sempre o que lhe agrada”, Jo.8.29;             
            4 – Não se importa em terminar sozinha uma obra;
            5 – Entende que Paulo “exorta [...] (o) irmãos [...] amparar os fracos [...]”, 1Ts.5.14;
            6 – Faz de tudo para cumprir o que fala a Bíblia a respeito dos nossos inimigos para, “se (eu) ver prostrado debaixo da sua carga o jumento daquele que nos aborrece, não o abandonarás, mas ajudá-lo-ás a erguê-lo”, Ex.23.5;
            7 – É um canal de que Deus se utiliza para transmitir bênçãos, “porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante”, Ec.4.10.
2 – Exercendo o dom espiritual de ajuda.    
            Paulo fala que “[...] Febe [...] serviu à igreja [...] (em recompensa, a igreja devia) ajudá-la em tudo que [...] viesse a precisar; porque tinha sido protetora de muitos [...]”, Rm.16.2.
            Alguns modos de ajudar:
            Ficar com alguém no hospital;
            “[...] Acolher uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus”, Rm.15.7;
            “[...] Dar a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este [...] discípulo (de) Jesus, em verdade [...] de modo algum perderá o seu galardão”, Mt.10.42;
            Quando “[...] fazemos a um [...] (dos) pequeninos irmãos, a Jesus o fazemos”, Mt.25.40;
            “[...] Às mulheres idosas [...] (devem) ser mestras do bem”, Tt.2.3;
            Busque imitar o exemplo de “[...] Tabita, nome este que, traduzido, quer dizer Dorcas; era ela notável pelas boas obras e esmolas que fazia”, At.9.36;
            “Não negligencie, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz”, Hb.13.16.
            O plano de Deus é usar os dons espirituais de ajuda e serviço, e quaisquer outros, que levem o crente a crescer espiritualmente e o não-crente a se abrir para Deus.
            Por esta razão, devemos sempre dar “graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento”, 2Co.2.14.
            Jesus nos manda aprender “[...] o administrador infiel porque se houvera atiladamente, porque os filhos do mundo são mais hábeis na sua própria geração do que os filhos da luz”, Lc.16.8.
            Devemos observar os políticos em busca de votos, membros de seitas procurando adeptos.
2 – Preconceito.         
            Nosso racismo e o nosso classismo nos cegam.
            Achamos que somente os menos favorecidos devem servir e que a classe social mais baixa é a que Deus dotou do dom do socorro.
            Jesus fala que “não é assim entre nós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre nós, será esse o que nos sirva”, Mt.20.26.
            Terceiros podem tachar o portador desse dom de:
            Ser pouco espiritual por cuidar das tarefas mais diversas, sem se preocupar com as espirituais;
            Ser interesseiro por oferecer auxílio espontaneamente como expressão do amor de Deus;
            Querer abraçar o mundo pelo fato de desempenhar vários serviços ao mesmo tempo para ajudar outros;
3 – Erros e perigos para evitar.         
            Não entender ou não aceitar que ajuda/socorro é realmente um dom espiritual, por isso, devemos entender que “[...] o maior dentre nós será nosso servo”, Mt.23.11;
            Ter ciúmes de possuidores de dons elogiados, e daí, ficar ressentidos contra Deus;
            Fazer maus julgamento de irmãos menos ou pouco prestativos;
            Perder a alegria que deve acompanhar seu serviço ao Senhor, por isso, cada servo de Deus deve “servir ao SENHOR com alegria [...]”, Sl.100.2.
4 – Valorização deste dom.              
            Precisamos saber que “a manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito [...] (o dom de) socorro [...]”, 1Co.12.7, 8, 28.                         
            Nem todos nós seremos chamados para as linhas de frente.
5 – Deus é o meu ajudador.              
            As Escrituras enaltecem a Pessoa de Deus, reconhecendo nEle um “[...] Deus (que) é o meu ajudador, o SENHOR é quem nos sustenta a vida”, Sl.54.4.     
            Em qualquer situação, entenda; “[...] até aqui nos ajudou o SENHOR”, 1Sm.7.12.
            Qualquer embate com o homem você não precisa temer porque “com ele está o braço de carne, mas conosco, o SENHOR, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras [...]”, 2Cr.32.8.
            Em todo momento “[...] o SENHOR me serve de amparo”, Sl.18.18.
            Quando desenvolvemos nossos dons, sabemos que a “nossa alma (pode) esperar no SENHOR, nosso auxílio e escudo”, Sl.33.20.
            Tenha a certeza que sempre “[...] alcançamos (o) socorro de Deus [...]”, At.26.22 em nosso dom de ajudar.
            O serviço de cada dom espiritual é serviço prestado a Deus e, simultaneamente, ao próximo.
6 – Diferenças entre os dons de serviço e ajuda/socorro.                           
            Quem ajuda toma a iniciativa; o servo serve é aquele que tomou a iniciativa;
            O ajudante faz do seu jeito; o servo faz do jeito da pessoa a quem está ajudando;
            O ajudante não gosta de auxiliar; o servo quer auxiliar;
            Quem socorre sente-se bem em um cargo de liderança; o que serve evitar estar à frente do grupo.
            Ninguém tem os dois dons. Um elimina o outro.
7 – Cada crente que não recebeu este dom espiritual tem, apesar disso, a responsabilidade cristã de ajudar, de ter uma atitude serviçal.
            O conselho bíblico:
            “[...] Sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor”, Gl.5.13;
            “Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz”, Hb.13.16;
            Todos “[...] os que têm crido em Deus sejam solícitos (preocupados) na prática de boas obras. Estas coisas são excelentes e proveitosas aos homens”, Tt.3.8;
Conclusão:      Quer servir?
            “[...] Deus (pode ter) estabelecido (você) na igreja [...] (com o dom de) socorro [...]”, 1Co.12.28.
            Faça, ajuda, socorre a quem precisa!             
                                                 
           
           
                 
            Adaptado pelo Rev. Salvador P. Santana para E.D. – Quem é você no Corpo de Cristo – Mis. Lida E. Knight – LPC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário