sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Gn.21.1-7 - FILHA SORRIR.


FILHA SORRIR
Gn.21.1-7

Introd.:           O inglês e poeta William Shakespeare disse que “é mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que com a ponta de uma espada” – https://amenteemaravilhosa.com.br/alegria-contagia-atraves-sorriso/.
            Jó, em seu desespero entre enfermidade e dor, desprezo e falta de companheirismo, “[...] sorria para aqueles que tinham perdido a esperança; o seu rosto alegre lhes dava coragem”, Jó 29.24.
            Paulo fala que “[...] o fruto do Espírito é [...] alegria [...]”, Gl.5.22 que pode contagiar outros corações.
Nar.:    O texto em questão nos informa sobre o cumprimento da promessa de Deus, feita à Abraão e a Sara, depois de esperarem por 25 anos, puderam sorrir.     
Propos.:           O sorriso pode contagiar a todos quantos estão por perto de você.           
Trans.:             A filha sorrir [...]
1 – Porque o Senhor cumpre com a sua promessa.
            Deus jamais falha em sua promessa
            Há duas promessas que todo crente espera:
            “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para conosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”, 2Pe.3.9.
            “Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça”, 2Pe.3.13.
            Deus prometeu para Abraão que “[...] daqui a um ano [...] Sara [...] daria à luz um filho [...] sara riu [...] no seu íntimo [...]”, Gn.18.10, 12.
            O motivo do nosso sorriso não depende das circunstâncias, mas porque “[...] o SENHOR (sempre) visita [...]”, Gn.21.1 a cada um de nós em nossa fraqueza, nossa dor, nosso desespero.
            “[...] Sara (sorriu porque) o SENHOR a visitou [...]”, Gn.21.1 já em sua alegria de ter um filho.
            “[...] O SENHOR [...] visitou a Sara, como lhe dissera [...]”, Gn.21.1, conforme a promessa determinada um ano antes.
            O texto fala que “[...] o SENHOR cumpriu o que [...] havia prometido (um filho) a Sara”, Gn.21.1.
            No tempo certo, tempo em que Deus prometera, “Sara concebeu [...]”, Gn.21.2, “[...] com o auxílio do SENHOR. (Porque) Sara era estéril [...]”, Gn.4.1; 11.30.
            “[...] E [...] Sara [...] deu à luz um filho [...]”, Gn.21.2, para completar a sua alegria.
            O evangelista João fala que “a mulher, quando está para dar à luz, tem tristeza, porque a sua hora é chegada; mas, depois de nascido o menino, já não se lembra da aflição, pelo prazer que tem de ter nascido ao mundo um homem”, Jo.16.21.
            “Sara (foi “abençoada (por Deus) [...]”, Gn.17.16), através de “[...] Abraão na sua velhice [..]”, Gn.21.2.
            Houve também dúvida não apenas em Sara, mas “então, se prostrou Abraão, rosto em terra, e se riu, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara com seus noventa anos?”, Gn.17.17.
            Depois de um ano, o Senhor, “[...] no tempo determinado [...]”, Gn.21.2 deu a resposta a Sara e a Abraão – não duvida das promessas de Deus.
            Precisamos ficar atentos “[...] do que Deus nos falara”, Gn.21.2 em Sua Palavra a nosso respeito.
            É preciso lembrar que “[...] para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas”, Lc.1.37, e uma das promessas que Deus tem cumprido é “[...] que Ele está conosco todos os dias até à consumação do século”, Lc.1.37.
            Filha sorrir [...]
2 – Porque o filho recebe um nome.
            Ao receber um nome, você é inserido na sociedade, aceito, reconhecido como cidadão, apto para fazer negócios.
            “Ao filho [...] (de) Sara [...] (e) Abraão [...]”, Gn.21.3, Deus confirma que “a sua descendência será como o pó da terra [...] e (através da) sua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra”, Gn.28.14 – a minha e a sua estão inclusas.
            “Ao filho que lhe nasceu [...]”, Gn.21.3, e que nasce em nossos lares, só pode nos trazer alegria, e o melhor: “Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão”, Sl.127.3.
            “Ao filho [...] que Sara [...] dera à luz [...] (à) Abraão [...]”, Gn.21.3, devia ser bem cuidado, alimentado, educado, instruído nos caminhos do Senhor.
            Um dos passos mais importantes na vida de “[...] Sara [...] (e) Abraão [...]”, Gn.21.3 é o reconhecimento da paternidade e maternidade.
            Veja que coube a “[...] Abraão [...] pôr [...] o nome de Isaque (heb. ele ri)”, Gn.21.3, trazendo à memória de que, quando Deus visitou “[...] Abraão [...] (ele)  se riu (na dúvida de que) [...] a um homem de cem anos há de nascer um filho [...] riu [...] Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer?”, Gn.17.7; 18.12.
            Seja fiel a Deus, pois ele pode trazer alegria a todos quantos outrora duvidaram.
            Filha sorrir [...]
3 – Porque o filho faz parte do pacto.
            Deus fez uma “[...] aliança (com Abraão), que (devia ser) guardada [...] todo macho entre eles será circuncidado”, Gn.17.10.
            “Abraão (obedeceu) [...]”, Gn.21.4.
            “Abraão [...]”, Gn.21.4 não ficou pensando na possibilidade de deixar o seu filho escolher quando estivesse na adolescência.
            “Abraão (procurou fazer a) circuncisão [...]”, Gn.21.4 conforme a ordem dada por Deus.
            “Abraão circuncidou a seu filho Isaque [...]”, Gn.21.4, dando ao filho a oportunidade de pertencer ao pacto, fazer as mesmas orações, escutar a mesma voz de Deus.
            A responsabilidade de “Abraão [...] (sobre) seu filho Isaque [...]”, Gn.21.4 era de conversar com Deus, participar das cerimônias oferecidas ao Senhor de toda a terra.
            “Abraão (eu e você, temos o dever de ensinar os nossos) [...] filhos [...]”, Gn.21.4 a respeito da fé, da Bíblia, da oração, da frequência à casa do Senhor.
            “Abraão [...] (cumpriu o que) [...] Deus lhe havia ordenado”, Gn.21.4, portanto, cumpre a mim e a você tomar esse exemplo para as nossas vidas.
            “Abraão [...] (tomou a) Isaque, quando este era de oito dias [...]”, Gn.21.4, e não depois de um mês, um ano depois de nascido para trazê-lo à casa de Deus.
            “Abraão [...] segundo Deus lhe havia ordenado”, Gn.21.4, fez de tudo para incluir o seu filho no pacto para pertencer a geração dos eleitos.
            Invista na vida espiritual do seu filho.
            Filha sorrir [...]
4 – Por causa da demora.
            “[...] Abraão [...]”, Gn.21.5 e Sara esperaram pelo cumprimento da promessa por 25 anos.
            A nossa impaciência não deixa Deus agir em nosso favor.
            “Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia”, 2Pe.3.8.
            “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu”, Sl.43.5.
            “Tinha Abraão cem anos [...]”, Gn.21.5 quando Deus respondeu o seu clamor.
            “[...] Abraão (ficou incomodado com o) SENHOR Deus [...] (sobre o) que me haverás de dar, se continuo sem filhos [...]”, Gn.15.2.
            Deus respondeu quando “tinha Abraão cem anos [...]”, Gn.21.5.
            É no tempo de Deus “[...] quando lhe nasceu Isaque, seu filho”, Gn.21.5.
            É no tempo de Deus quando Ele responde alguma oração que está perdida em nossa mente, quando já caiu em esquecimento.
            Fique sabendo “[...] que Deus [...] não se esquece do clamor dos aflitos”, Sl.9.12.
            “E (a demora da resposta de Deus, levou) Sara (a) dizer [...]”, Gn.21.6 consigo mesma, em forma de oração.
            “E disse Sara: Deus me deu motivo de riso [...]”, Gn.21.6, alegria, contentamento em agradecimento a Deus.
            Como um testemunho anunciado para toda a cidade, “[...] Sara [...] disse [...] (que) todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo”, Gn.21.6.
            “Não o encubra a seus filhos; conta à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez”, Sl.78.4 em sua vida.
            Filha sorrir [...]
Conclusão:      Por ver a promessa de Deus ser cumprida em sua vida.      
            O “[...] acréscimo [...]”, Gn.21.7 de agradecimento, eu e você podemos fazer diariamente.
            Aprenda com os servos de Deus a ser grato por tudo quanto Ele tem feito em sua vida.
            “E Sara acrescentou [...]”, Gn.21.7 agradecimentos ao Pai celeste a promessa cumprida em sua vida.
            O “[...] acréscimo (de) Sara: Quem teria dito a Abraão que Sara amamentaria um filho? [...]”, Gn.21.7.
            Essa pergunta é retórica, ou seja, não precisa de resposta.
            Perceba que nessa pergunta de Sara, está implícito que Deus é o único que pode responder as nossas dúvidas, resolver os nossos problemas, solucionar os nossos embates.
            “[...] Sara (obteve a resposta de Deus e) amamentou um filho [...]”, Gn.21.7.
            “[...] Abraão [...] e [...] Sara [...] pois na sua velhice [...] (tiveram) um filho”, Gn.21.7 que para a medicina é impossível, “mas [...] os impossíveis dos homens são possíveis para Deus”, Lc.18.27.
            Filho, sorria, “inclina [...] os ouvidos [...] para e considera as maravilhas de Deus”, Jó 37.14 em sua vida.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário