terça-feira, 6 de agosto de 2019

Jo.6.47-51 - A PRESENÇA REAL DE CRISTO NA CEIA.

A PRESENÇA REAL DE CRISTO NA CEIA, Jo.6.47-51.

Introd.:           A Ceia do Senhor é um meio de graça para conferir aos crentes o sustento e o fortalecimento da fé necessários à nossa vida, ao nos comunicar Cristo como nosso Redentor e Salvador.
            A Ceia nos une a Jesus, de quem dependemos totalmente.
            A doutrina da união mística do crente com Cristo é fundamental para compreender a presença real e espiritual do nosso Salvador na Ceia do Senhor, bem como as implicações dessa realidade que se apresentam vitalmente na comunhão com Cristo.
1 – A união mística com Cristo.
            O sacramento do batismo é o sinal externo de uma realidade interna, diz respeito de que fomos “[...] recebidos [...] (para) sermos feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome”, Jo.1.12.
            Coube ao Senhor nos sustentar como um pai age com seus filhos, ao nos prover um alimento espiritual que nos serve como meio de graça e de sustento, eis o motivo Jesus dizer: “Eu sou o pão da vida”, Jo.6.48.
            Esse banquete espiritual é a Ceia do Senhor, que nos apresenta a Cristo como o verdadeiro alimento que fortalece nossa alma, comprovando a presença real dele na ordenança divina, que nos une ao Senhor.
            João fala que “este (Jesus) é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça (tenha viva eternamente)”, Jo.6.50.
            Calvino aponta que “[...] esse mistério da secreta união de Cristo com os piedosos é por natureza incompreensível [...]”. (Institutas, IV.17.1)
            C.M. – Qual é a união que os eleitos têm com Cristo? É a obra da graça de Deus, “porque pela graça somos salvos, mediante a fé; e isto não vem de nós; é dom de Deus”, Ef.2.8.
            Essa união que o crente possui com o Senhor é unicamente uma obra divina, pela ação do Espírito Santo de Deus “porque [...] Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo”, Ef.5.23.
            Teologia Sistemática – Essa união é espiritual e mística, união íntima, vital e espiritual entre Cristo e o seu povo, em virtude da qual ele é a “[...] fonte (da qual, aquele) [...] que beber da água que Ele [...] der nunca mais terá sede [...]”, Jo.4.14.
            A união com Cristo é reflexo da sua obra de redenção, ao nos imputar (passar para conta de alguém) a Ele sua justiça e seus benefícios – a vida eterna e a participação em uma nova humanidade.
            Cristo é o nosso representante junto ao Pai, pois Ele mesmo se apresentará diante do Pai dizendo: “[...] Eis aqui estou eu e os filhos que Deus me deu”, Hb.2.13.
            Características principais dessa união com Cristo – Berkhof:
            1 – União orgânica: Juntamente com Cristo, os crentes formam um só corpo, porque “Jesus é a videira, nós, os ramos [...] (e) os nossos corpos são membros de Cristo [...]”, Jo.15.5; 1Co.6.1;
            2 – União vital: Cristo é o princípio de vida dominante no crente. Isto porque, “se, porém, Cristo está em nós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça”, Rm.8.10;
            3 – União mediada pelo Espírito Santo: Por meio do Espírito Santo, que fora derramado no Pentecoste, Cristo habita no crente, porque, “[...] aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele”, 1Co.6.17;
            4 – União recíproca: Cristo une os crentes, regenera, e produz a fé necessária à salvação.
            A garantia da continuidade dessa união é por meio da ação do Espírito Santo, quando eu e você “[...] amamos, guardamos a [...] palavra (de) Jesus; e seu Pai (nos) [...] amará [...]”, Jo.14.23;
            5 – União pessoal: Como consequência da regeneração outorgada por Cristo, todos os crentes estão unidos pessoalmente e diretamente ao seu Senhor, logo, devemos “[...] conhecer que Jesus está em seu Pai, e nós, em Jesus, e Jesus, em nós”, Jo.14.20;
            6 – União transformadora: Por meio desta união, os crentes são “[...] predestinados para serem conformes à imagem de seu Filho [...]”, Rm.8.29 – Teologia Sistemática.
            É por este motivo que Jesus fala: “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna”, Jo.6.47.
2 – A presença real e espiritual de Cristo na Ceia.
            A presença espiritual de Cristo na Ceia é algo tão concreto quanto se ele estivesse presente em pessoa e o víssemos com nossos próprios olhos, e o tocássemos com nossas mãos – Calvino.
            Mt.26.26-28, fala da instituição da Ceia do Senhor.
            Calvino comenta:
            Ao ordenar “[...] tomar (significa que é nosso; ao mandar) [...] comer (significa que se faz uma só substância conosco; ao declarar que, em relação ao) [...] corpo (foi entregue por nós, em relação ao) [...] sangue (foi derramado por nós, nisso ensina que ambos eram não tanto seus quanto nossos, porque a um e outro não só tomou, mas também entregou, não para seu próprio proveito, mas para nossa salvação) [...] em favor de muitos, para remissão de pecados”, Mt.26.26-28.
            A Ceia do Senhor é tal como “nossos pais comeram o maná no deserto e morreram”, Jo.6.49.
            Hoje, como “Jesus é o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que Ele dá pela vida do mundo é a sua carne”, Jo.6.51.
            CM, 169 – “Como Cristo ordenou que o pão e o vinho fossem dados e recebidos nos sacramentos da Ceia do Senhor?”
            “Cristo ordenou que os ministros da Palavra, na administração desse sacramento, separassem o pão e o vinho do uso comum, pela palavra da instituição, ações de graças e oração; que tomassem e partissem o pão e dessem, tanto este como o vinho, aos comungantes, os quais, pela mesma instituição, devem tomar e comer o pão e beber o vinho, em grata recordação de que o corpo de Cristo foi partido e dado, e o seu sangue derramado por eles”.
            A instituição da Ceia do Senhor é divina, sendo o próprio Cristo quem determinou à sua igreja.
            Os dois elementos apontam a representação da natureza humana, que Cristo tomou quando “[...] o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade [...]”, Jo.1.14.
            Na instituição da Ceia, há alguns atos sacramentais, que simbolizam verdades espirituais – Geerbhardus Vos:
            1 – Jesus tomou o pão e o cálice da mesa em que a refeição da Páscoa havia sido partilhada, significando que tomara da natureza humana (corpo e alma) ao nascer nesse mundo, em Belém;
            2 – Jesus abençoou, ou deu graças pelo pão e vinho, separando-os dos usos comuns para um propósito religioso especial.
            Este ato significa a separação do nosso Salvador para a sua obra especial, como Redentor dos homens, quando foi batizado por João;
            3 – Ele partiu o pão, num ato que significava o partir do seu próprio corpo pregado à cruz e traspassado.
            Este ato lembra-nos de que não somos salvos somente pelos ensinamentos de Jesus nem pela sua vida, mas pela superioridade da sua morte na cruz;
            4 – Ele deu o pão e o vinho aos seus discípulos, significando o dom de Cristo a homens pecadores, pela infinita graça, Jo.3.6, e a pregação do evangelho em que esse dom divino Salvador é ofertado aos pecadores – CM comentado – Ed. Os puritanos.
            “Os discípulos tomaram o pão e o cálice, que significa receber a Jesus como Salvador ao crer nele”.
            “E comeram o pão e beberam o vinho, representando a dependência de Cristo para a vida e o crescimento espiritual” – CM – comentado.
            CM – 170 – “Como se alimentam do corpo e do sangue de Cristo, os que dignamente participam da Ceia do Senhor?”
            “Assim como o corpo e o sangue de Cristo não estão, nem corporal, nem carnalmente, presente no pão, com o pão, ou debaixo do pão e do vinho, na Ceia do Senhor, mas sim espiritualmente na fé do comungante, não de maneira menos verdadeira e real do que estão os mesmos elementos aos seus sentidos exteriores”.
            “Os que dignamente participam do sacramento da Ceia do Senhor nela se alimentam do corpo e do sangue de Cristo, não de uma maneira corporal e carnal, mas espiritual, contudo de modo verdadeiro e real, visto que pela fé recebem e aplicam a si o Cristo crucificado e todos os benefícios da sua morte”.
            Jesus Cristo está fisicamente no céu e não se transporta para os elementos a Ceia, contudo, está presente em realidade nos elementos e comunica os benefícios salvíficos aos crentes, mas sua presença é espiritual.  
            Essa comunicação de benefícios ocorre por meio da ação do Espírito Santo de Deus àqueles que estão em união mística com Cristo.
            O crente recebe a concretização das promessas contidas nessa ordenança quando toma os elementos e pela fé compreende o seu significado e a realidade que apontam.
3 – Implicação da comunhão com Cristo.
            A realidade de sermos o corpo de Cristo e estarmos a ele unidos de modo místico, o que é revigorado por meio da participação da Ceia, aponta a implicação natural do cuidado que o Senhor tem dispensado a todos nós.
            Paulo fala que “Jesus é a cabeça do corpo, da igreja [...]”, Cl.1.18.
            Todo comando está em Cristo Jesus.
            “[...] Jesus é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia”, Cl.1.18.
            Jesus é soberano sobre todas as coisas criadas, porque “[...] tudo foi criado por meio dele e para ele”, Cl.1.16.
            Aquele que tem comunhão com Cristo sabe que “[...] aprouve a Deus que, nele (Jesus), residisse toda a plenitude (do próprio Deus para beneficiar a igreja)”, Cl.1.19.
            Veja que, a comunhão com Cristo se estabelece depois de “[...] haver feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele (Jesus), reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus”, Cl.1.20.
            Cristo é o Senhor e o sustentador da igreja, pois “[...] ele a comprou com o seu próprio sangue”, At.20.28.
            A igreja recebe do seu Senhor toda a vida necessária à sua existência porque “Jesus é a videira verdadeira, e seu Pai é o agricultor”, Jo.15.1.
            É o próprio Jesus que conduz a igreja a “[...] adorar o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores”, Jo.4.23.
            Devemos a “[...] Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo [...] toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”, Ef.1.3.
            A comunhão com Cristo nos apresenta que “[...] nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade (sendo assim o único capaz de nos fortalecer para a vida eterna)”, Cl.2.9.
Conclusão:      A Ceia do Senhor é um banquete espiritual que nos aponta a realidade da presença espiritual de Cristo e todos os seus benefícios, que os crentes recebem ao participar dessa ordenança.
            Cristo sendo o cabeça da igreja, dela cuida, sustenta e fortalece.
Aplicação:       Ter consciência da presença real de Cristo na Ceia do Senhor faz diferença no modo como você participa dela?

            Adaptado pelo Rev. Salvador P. Santana para E.D. – O batismo e a Ceia do Senhor – Palavra Viva – Rev. Christian Brially Tavares de Medeiros – ECC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário