sábado, 24 de agosto de 2019

Gn.18.22-33 - FILHO INTERCESSOR.


FILHO INTERCESSOR
Gn.18.22-33

Introd.:           O número de vezes em que aparece o verbo interceder e suas variantes em toda a Bíblia é cerca de quatorze vezes.
            Esse pequeno número é suficiente para incentivar e nos mostrar o quanto é importante eu e você interceder junto ao trono de Deus em favor do próximo.             
Nar.:    Abraão intercede em favor do seu sobrinho Ló, e até mesmo por homens ímpios e pecadores.      
Propos.:           A intercessão deve fazer parte da vida do servo de Deus.            
Trans.:             Filho intercessor [...]
1 – Fala direto com Deus.
            Então [...]”, Gn.18.22, precisamos saber a quem eu e você estamos dirigindo a nossa oração.
            O advérbio “então [...]”, Gn.18.22, mostra que houve uma modificação, não nos planos de Deus em relação ao seu povo, mas a respeito de uma determinação divina a respeito de Sodoma e Gomorra.
            O texto fala que “[...] partiram (omitindo por enquanto “[...] os dois anjos [...]”, Gn.19.1 – a omissão aponta para a divindade aqui presente) [...]”, Gn.18.22.
            [...] Partiram dali (os anjos do encontro de Deus com o intercessor) [...]”, Gn.18.22.
            No texto, “[...] aqueles homens (anjos não têm capacidade, autoridade, nem influência perante Deus para resolver problemas, responder orações; apenas um – Jesus Cristo) [...]”, Gn.18.22.
            [...] Aqueles homens (tinham uma missão específica; a destruição de uma cidade pecaminosa) [...]”, Gn.18.22.
            [...] Aqueles homens [...] foram para (o destino certo) Sodoma (ardente; de onde saia um “[...] clamor [...] até Deus [...]”, Gn.18.21) [...]”, Gn.18.22.
            Presta atenção na conjunção adversativa “[...] porém Abraão permaneceu (para colocar a vida em ordem, falar o que quiser, ouvir o que precisa) [...]”, Gn.18.22.
            [...] Abraão permaneceu ainda (por algum tempo suficiente, sozinho com Deus) [...]”, Gn.18.22.
            É “[...] na presença do SENHOR (que eu e você devemos ficar, permanecer para ter intimidade constante)”, Gn.18.22.
            Filho intercessor [...]
2 – Toma a iniciativa.
            E [...]”, Gn.18.23 eu e você temos tomado a iniciativa de apresentar a nossa oração diante de Deus?
            O exemplo de Abraão foi de “[...] aproximar-se a Deus (Pai a fim de derramar o seu coração, apresentar a sua queixa diante de Deus) [...]”, Gn.18.23.
            [...] Dizer (o quê para Deus em momentos de dificuldades, pecados meus e de outros?) [...]”, Gn.18.23.
            Abraão foi sincero diante de Deus ao “[...] dizer: (Vai) destruir (consumir, capturar a minha vida por causa do pecado, da desobediência, do desprezo, da falta de zelo, de compromisso?) [...]”, Gn.18.23.
            Todos devem tomar a iniciativa de apresentar diante de Deus a nossa oração: “[...] Destruirás o justo com o ímpio?”, Gn.18.23.
            Pergunte para você mesmo: Sou “[...] justo [...] (ou) ímpio?”, Gn.18.23.
            Filho intercessor [...]
3 – Apresenta os motivos.
            O número dos justos é de grande valor diante de Deus.
            Faça uma contagem em sua mente.
            Quantos justos têm dentro do seu lar, da sua família, da sua vizinhança, do seu trabalho, da sua cidade?
            Segundo a sua contagem, “se houver, porventura, cinquenta justos na cidade (no lar, na família; “[...] a misericórdia (de Deus) o assistirá”, Sl.32.10) [...]”, Gn.18.24.
            Na hipótese de faltarem cinco para cinquenta justos “[...] a misericórdia (de Deus) o assistirá”, Sl.32.10) [...]”, Gn.18.28.
            Disse-lhe ainda mais Abraão (eu e você): E se, porventura, houver ali quarenta? “[...] a misericórdia (de Deus) o assistirá”, Sl.32.10) [...]”, Gn.18.29.
            Insista: Não se ire o Senhor, falarei ainda: Se houver, porventura, ali trinta? “[...] A misericórdia (de Deus) o assistirá”, Sl.32.10) [...]”, Gn.18.30.
            Continuou Abraão (eu e você): Eis que me atrevi a falar ao Senhor: Se, porventura, houver ali vinte? “[...] A misericórdia (de Deus) o assistirá”, Sl.32.10) [...]”, Gn.18.31.
            Disse ainda Abraão (eu e você): Não se ire o Senhor, se lhe falo somente mais esta vez: Se, porventura, houver ali dez? “[...] A misericórdia (de Deus) o assistirá”, Sl.32.10) [...]”, Gn.18.32.
            Insista com Deus a respeito da justificação.
            Somos “justificados (justo, correto) [...] mediante a fé [...] por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”, Rm.5.1.
            Eu preciso, você precisa, o mundo precisa ser justo diante de Deus.
            A insistência de Abraão, eu e você, é para Deus não “[...] destruir [...] (é para Deus) poupar o lugar (lar, família, cidade) por amor dos cinquenta justos que nelas se encontram [...]”, Gn.18.24.
            A nossa oração é que fique “longe de Deus o fazeres tal coisa, matar o justo com o ímpio, como se o justo (que dá exemplo, testemunho, age de forma honesta) fosse igual ao ímpio [...]”, Gn.18.25.
            Peça em oração para ficar “[...] longe de Deus (a destruição do seu lar, da sua família, da sua cidade) [...]”, Gn.18.25.
            Insista para que “[...] o Juiz de toda a terra [...] faça justiça (a favor da sua família) [...]”, Gn.18.25.
            Filho intercessor [...]
4 – Aguarda a resposta.
            O advérbio “então, (mostra Deus modificação, transformando, julgando a vida de todos os homens) [...]”, Gn.18.26.
            [...] Disse o SENHOR (serve para mim e você as admoestações) [...]”, Gn.18.26.
            [...] Se o SENHOR achar em Sodoma (seu lar, sua família) cinquenta justos dentro da cidade, o SENHOR poupará a cidade toda por amor deles (justos)”, Gn.18.26.
            Para certificar-se da resposta de Deus, pergunta novamente: “[...] destruirás por isso toda a cidade? O SENHOR responde: Não a destruirei se eu achar ali quarenta e cinco (justos. Esforça-te)”, Gn.18.28.
            Peça para Deus a “[...] resposta (e Ele dirá): Não o farei por amor dos quarenta”, Gn.18.29.
            Presta atenção; “[...] o SENHOR não o fará se Ele encontrar ali trinta”, Gn.18.30
            [...] O SENHOR não [...] destruirá (você, a sua família) por amor dos vinte”, Gn.18.31.
            Pela sexta vez “[...] responde o SENHOR (a mim e a você): Não a destruirei por amor dos dez”, Gn.18.32.
            Leva em consideração a resposta de Deus para a sua vida espiritual.
            Diante da resposta de Deus, seja humilde.
            Aprenda com “Abraão (quando) disse mais (uma vez): Eis que me atrevo a falar ao Senhor, eu que sou pó e cinza (insignificante diante de um Deus que conhece e abençoa perfeitamente a minha vida)”, Gn.18.27.
            Filho intercessor [...]
Conclusão:      Não impõe nenhuma regra.
            Perceba que a ação é de Deus “ter cessado de falar a Abraão [...]”, Gn.18.33.
            Parte do próprio “[...] SENHOR [...] retirar-se (porque Ele, somente Deus sabe qual é o momento que deve ser encerrada a conversa, a petição, a oração) [...]”, Gn.18.33.
            [...] E (agora) Abraão (eu e você) volte para o seu lugar (seu lar, sua família, seu trabalho, sua escola e dê exemplo de cristão)”, Gn.18.33.

            Rev. Salvador P. Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário