sexta-feira, 19 de abril de 2019

Mt.27.57-61 - SEPULTAMENTO DE JESUS.


SEPULTAMENTO DE JESUS
Mt.27.57-61

Introd.:           Em Israel, ser privado da sepultura é considerado uma desgraça.
            O israelita põe grande cuidado em preparar uma sepultura, a exemplo de Abraão, de José do Egito e do cuidado de José de Arimatéia em favor do corpo de Jesus.
Propos.:           O cuidado de Arimatéia com o corpo de Jesus.
Trans.:             Para o sepultamento de Jesus [...]
1 – Deus usou um homem rico.
            Caindo a tarde (17h00) [...]”, Mt.27.57 – não havia tempo para preparar o corpo de Jesus e nem deixá-lo na cruz, visto que, era um dever moral dos filhos, sepultarem seus mortos – filhos não tinha, discípulos fugiram, ficaram apenas as mulheres – Deus é o Deus que age no tempo certo.
            Deus preparou para que “[...] viesse um homem (para suprir a falta de um de “[...] seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas [...]”, Mt.13.55, ou os discípulos para assumirem essa responsabilidade) [...]”, Mt.27.57 – Deus é o Deus que prepara amigos.
            Deus providenciou que “[...] viesse um homem rico (em contraste com a pobreza que Jesus vivia junto aos seus discípulos) [...]”, Mt.27.57 – Deus é o Deus que supre as necessidades.
            Este “[...] homem rico de Arimatéia (imitou José do Egito que amparou seus irmãos em vida, este amparou Jesus na morte) [...]”, Mt.27.57 – Deus é o Deus que “[...] não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção”, Sl.16.10.
            [...] Um homem [...] chamado José [...]”, Mt.27.57, fez o melhor pelo seu Mestre, assim também eu e você devemos fazer em favor do nosso Senhor Jesus que está vivo e nosso coração – Deus é o Deus que nos impulsiona a trabalhar.
            O mais interessante na vida deste “[...] homem [...] (é) que era também discípulo de Jesus”, Mt.27.57 – Deus é o Deus que conserva uns mais chegados.
            Para o sepultamento de Jesus [...]
2 – Deus moveu o coração de Pilatos.
            José de Arimatéia continua agindo, pois “este foi [...]”, Mt.27.58, buscar respostas à sua demanda – Eu e você não podemos deixar de investir naquilo em que acreditamos – estudos, família, trabalho e a fé em Cristo Jesus.
            O próprio Deus determinou que um membro do Sinédrio, “José fosse ter com Pilatos (governador da Judeia que ordenou a crucificação de Cristo, a fim de que Pilatos soubesse que tem um que comanda, o próprio Deus) [...]”, Mt.27.58.
            Perceba que a conjunção aditiva “[...] e (mostra que) José de Arimatéia (não teve intermediários para falar com) Pilatos (ou seja, a mão de Deus estava agindo) [...]”, Mt.27.58.
            O texto é claro ao afirmar que “[...] José de Arimatéia pediu (a) Pilatos o corpo de Jesus [...]”, Mt.27.58 – Deus quer nos mostrar que devemos ser diretos em tudo quanto desejamos fazer neste mundo, até mesmo diante das maiores autoridades.
            O advérbio de tempo “[...] então (mostra que) Pilatos (não entregou o corpo de Jesus imediatamente) [...]”, Mt.27.58.
            Em outra Escritura fala que “[...] Pilatos admirou-se de que Jesus já tivesse morrido (condenados ficaram entre 6 a 36 horas) [...] chamou o centurião, perguntou-lhe se havia muito que morrera. Após certificar-se, pela informação do comandante [...]”, Mc.15.44, 45 – Deus nos mostra que devemos seguir os trâmites da lei para sermos atendidos.
            [...] Então, Pilatos mandou que lho fosse entregue (o corpo de Jesus)”, Mt.27.58 – No tempo de Deus, toda situação a nosso favor é resolvida.
            Para sepultar Jesus [...]
3 – Deus manda preparar o suficiente e melhor.
            E José (estava sempre à frente dessa missão, pois os demais discípulos haviam ido embora) [...]”, Mt.27.59 – você que assumiu alguma responsabilidade na igreja, seja o primeiro, seja exemplo.
            Veja que o próprio “[...] José, tomou o corpo (de) Jesus [...]”, Mt.27.59 e, em outra Escritura declara que o próprio “José, baixou o corpo da cruz [...]”, Mc.15.46 – não espere pelo outro que não se interessa pela obra da casa de Deus; faça você mesmo.
            [....] José [...] (teve o cuidado de) envolver (o corpo de Jesus) num pano limpo [...]”, Mt.27.59 – purifique o seu coração e apresente-se a Deus para o culto.
            Assim como muitos agem com o dízimo; paga primeiro as contas para depois, se sobrar, devolver o resto, José de Arimatéia fez o contrário.
            [....] José [...] envolveu (o corpo de Jesus) num pano [...] de linho”, Mt.27.59 – o melhor, mais caro, especial para o seu Mestre; o seu coração.
            E (outra ação benéfica e primeira que José disponibilizou foi) depositar Jesus (não em uma tumba de segunda linha, não cedido pela prefeitura, não caixão de papelão, pelo contrário) o depositou no seu túmulo novo [...]”, Mt.27.60 – ofereça o melhor que você tem de talentos, dons, serviço.
            Como Deus é quem prepara todas as coisas, Ele havia determinado “[...] que José fizesse abrir na rocha o seu túmulo (pensando na família, mas acabou sendo oferecido ao Senhor e Rei do mundo) [...]”, Mt.27.60 – Deus pode usar os seus bens para servirem o reino de Deus.
            [...] E, (é por este motivo que o próprio José) rolou uma grande pedra para a entrada do sepulcro (dar proteção) [...]”, Mt.27.60 – busque proteção para a sua vida espiritual.
            Por fim, José de Arimatéia, depois de terminada a sua missão como servo de Deus, “[...] se retirou (do local da sepultura e aguarda a volta de Cristo – faça desta mesma forma)”, Mt.27.60.
            Na sepultura de Jesus [...]
Conclusão:      Deus concede às mulheres permanecer.
            Achavam-se ali (as mulheres que Deus havia determinado) [...]”, Mt.27.61 – Deus pode tocar em seu coração para ficar ao lado de Cristo.
            [...] Sentadas em frente da sepultura (as mulheres apenas contemplavam na esperança de verem o seu Cristo ressurgir) [...]”, Mt.27.61 – cada um de nós devemos esperar o retorno glorioso de Cristo Jesus que virá nos buscar.
            Apegaram-se a Jesus tanto na vida quanto na morte, “[...] Maria Madalena (espíritos) e a outra Maria (mãe, por amor a Cristo)”, Mt.27.61.

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário