sábado, 23 de março de 2019

Mt.27.32 - ME OBRIGARAM.


ME OBRIGARAM

Mt.27.32

Introd.:           Todos nós somos obrigados à alguma situação na vida.
            Somos obrigados a estudar, trabalhar, comprar alimento, pagar impostos, cuidar da família, cuidar dos afazeres domésticos.
            Não somos obrigados a servir a Jesus.
Propos.:           Precisamos verificar até que ponto somos influenciados pelo outro para sermos obrigados a fazer alguma coisa.
Trans.:             Me obrigaram [...]
1 – A ser outro.
            “Ao sair (da sua casa em direção à igreja, qual é a sua atitude em relação a seu cônjuge/filho/parente/amigo?) obriga-o (a vir junto com você?) [...]”, Mt.27.32.
            Nenhum pode nos obrigar o outro a fazer algo que não desejo.
            “Ao sair (para adorar a Deus, deve ser espontâneo, sincero, dedicado) [...]”, Mt.27.32.
            “Ao sair (para a igreja você deve se preocupar com a sua própria vida espiritual) [...]”, Mt.27.32.
            O outro “ao (desejar) sair (para a igreja ele deve se preocupar com a sua própria vida espiritual) [...]”, Mt.27.32.
            Perceba que os guardas “[...] saíram (mas não para dedicar-se a Jesus) [...]”, Mt.27.32.
            Os guardas “[...] saíram (para cumprir uma ordem de Pilatos; a crucificação) [...]”, Mt.27.32.
            Os guardas “[...] saíram (com o intuito de humilhar Jesus e não para adorar) [...]”, Mt.27.32.
            Veja que muitos de nós desejamos “[...] encontrar um cireneu (Líbia, a fim de forçá-lo a atuar em nosso lugar ou agir como um adorador, um servo de Deus) [...]”, Mt.27.32.
            É impossível o outro fazer o que você deseja, mesmo porque, é Deus quem “[...] nos escolhe (em) Jesus antes da fundação do mundo [...]”, Ef.1.4.
            O “[...] chamado Simão (pode ser um que eu queira cônjuge/filho/vizinho que seja) obrigado (a servir a Deus) [...]”, Mt.27.32.
            “Ao sair (para o local de adoração, saia você mesmo, sozinho, sem querer impor, decidir pelo outro, você é responsável por você mesmo espiritualmente) [...]”, Mt.27.32.
             Me obrigaram [...]
2 – [...] A carregar a cruz”, Mt.27.32.
            Jesus em outra Escritura declara que o servo de Deus precisa abandonar o desejo natural de buscar conforto, fama ou poder, daí, Ele nos convida: “[...] vinde após mim [...]”, Mt.16.24.
            É necessário renunciar hábitos e maus costumes a ponto de “[...] a si mesmo se negar [...]”, Mt.16.24.
            O “[...] tomar a sua cruz [...]”, Mt.16.24, no grego fala de levantar a cruz para que todos vejam.
            O condenado levava publicamente nas costas a própria cruz, a viga transversal, até o lugar da execução.
            “[...] Tome a sua cruz [...]”, Mt.16.24 sobre os ombros e seja sincero, sem medo, sem vergonha, sem fingimento, com ousadia.
            Mas o texto básico não trata a respeito de, voluntariamente, impulsionado por Deus, seguir a Cristo.
            O texto fala sobre outro me “[...] obrigar a (fazer aquilo que não desejo) [...]”, Mt.27.32.
            Perceba que muitos dos nossos são “[...] obrigados a (vir para a igreja – casais/filhos/amigos com interesses diversos) [...]”, Mt.27.32.
            Outros são “[...] obrigados (PF, batizar, fazer parte do conjunto devido a cobrança insistente dos pais/filhos/amigos) [...]”, Mt.27.32.
            Nota-se nestes dias homens são “[...] obrigados (devido a posição de status a frequentar a igreja dos atores, jogadores, políticos, youtubers) [...]”, Mt.27.32.
            A pergunta é se você está sendo “[...] obrigado a carregar a cruz (como se fosse sua)”, Mt.27.32.
            Todos aqueles que são “[...] obrigados a carregarem a cruz (não podem ser instigados por homens, mas pelo Pai celeste, esse “[...] permanece em Jesus, e Jesus, nele, esse dá muito fruto; porque sem Jesus nada pode fazer”, Jo.15.5)”, Mt.27.32.
            Sendo servo de Deus, “ao [...] carregar a cruz (os outros precisam ver a quem você serve, a quem você obedece, Jesus Cristo, o nosso Senhor)”, Mt.27.32.
            Deixa de ser “[...] obrigado (pelos homens para) carregar a cruz (de Cristo)”, Mt.27.32.
            Seja você mesmo e não outro o único que pode “[...] obrigar (você) a carregar a cruz (como um troféu de vitória para a salvação)”, Mt.27.32.
            “[...] A cruz (não pode ser) carregada (para satisfazer aos outros) [...]”, Mt.27.32.
            “[...] A cruz (deve ser) carregada (com o propósito de glorificar o nome de Jesus Cristo) [...]”, Mt.27.32.
            “[...] A cruz (que você) carrega (deve ser o símbolo da sua lealdade a Cristo Jesus) [...]”, Mt.27.32.
            A obrigação [...]
Conclusão:      Recai sobre mim.
            Algumas sugestões:
            “Ao sair (para servir a Deus) [...]”, Mt.27.32, que seja você mesmo e não outro em seu lugar;
            Peça a Deus para você “[...] encontrar (o seu eu, a sua lealdade, a sua fidelidade, a sua servidão a Cristo) [...]”, Mt.27.32;
            Tenha o desejo de apenas orar por aqueles que moram em “[...] cireneu (Líbia, a sua cidade, a sua casa, os seus vizinhos) [...]”, Mt.27.32;
            Seja você mesmo e não tenta buscar o “[...] chamado Simão (pode ser que ele não queira servir a Deus. Servir é pessoal e intransferível essa dádiva celeste) [...]”, Mt.27.32;
            A única pessoa “[...] a quem (você deve) obrigar (a sair de casa para vir a igreja é você) [...]”, Mt.27.32;
            O único que deve e tem condições de “[...] carregar a cruz (é você)”, Mt.27.32, portanto, não deixa ninguém obrigar você a servir a Cristo.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário