sábado, 2 de fevereiro de 2019

2Tm.2.18-20 - OS SACRAMENTOS COMO MARCA DA VERDADEIRA IGREJA.


OS SACRAMENTOS COMO MARCA DA VERDADEIRA IGREJA, 2Tm.2.18-20.

Introd.:           A igreja verdadeira está fundamentada exclusivamente na Palavra de Deus, a doutrina profética e apostólica.
            A verdadeira igreja é autenticada, aprovada e selada pela Escritura Sagrada.
            Para demonstrar a veracidade da Palavra de Deus, a igreja deve manifestar externamente, por meio de suas marcas: a fiel pregação da Palavra, a correta administração dos sacramentos e a aplicação da disciplina bíblica.
1 – A igreja visível e invisível.
            A igreja é conhecida como “[...] o povo de Deus [...]”, Hb.11.25, que ele mesmo escolheu para sua possessão.
            Na Reforma Protestante – séc. XVI, sugiram as definições de igreja visível e invisível que nos ajudam a entender melhor o que é a verdadeira igreja.
            Foi nesta época que se deu ênfase ao laicato (a doutrina do sacerdócio universal de todos os santos), uma ideia contrária ao distanciamento entre clero e leigos.
            A igreja invisível é um só corpo composto de todos os eleitos, de todas as épocas, inclusive aqueles que ainda não foram alcançados pela chamada eficaz do evangelho de Cristo.
            Catecismo Maior – 65 – Resposta – A igreja invisível é o número completo dos eleitos que têm sido e que hão de ser reunidos em um corpo sob Cristo, “[...] para ser o cabeça sobre todas as coisas [...]”, Ef.1.22.
            Haverá um dia em que Jesus “[...] reunirá em um só corpo os filhos de Deus, que andam dispersos (isto, porque Jesus) ainda têm outras ovelhas, não deste aprisco; a Ele [...] convém conduzi-las [...] então, haverá um rebanho e um pastor”, Jo.11.52; 10.16.
            A expressão igreja invisível aponta a realidade de nossa incapacidade de ver quem são exatamente os membros dessa igreja.
            Somente o Senhor conhece com exatidão quem e quantos pertencem à igreja invisível, por este motivo de Jesus “não rogar somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer (Nele) [...] por intermédio da sua palavra”, Jo.17.20.
            A igreja visível é composta de todos quantos são “[...] santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso”, 1Co.1.2.
            Faz parte da igreja visível “[...] todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar”, At.2.39.
            O meio pela qual somos admitidos na igreja visível é o batismo.
            A Ceia do Senhor é um grande benefício concedido a todos aqueles que, após sua pública declaração de fé em Cristo, e sua consequente obediência, dela participa como um privilégio.
            Na igreja visível, encontramos aqueles que professam a verdadeira religião. Não significa que somente quem for membro da igreja visível será salvo, mas todos os salvos devem ser membros da igreja visível.    
            Catecismo Maior – 61 – Serão salvos todos os que ouvem o evangelho e pertencem à igreja visível? Nem todos os que ouvem o evangelho pertencem à igreja visível serão salvos, mas unicamente aqueles que são membros verdadeiros da igreja invisível.
            Paulo declara que “[...] nem todos os de Israel são, de fato, israelitas”, Rm.9.6.
            Na fala de Jesus, “nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”, Mt.7.21.
            O meio ordinário da salvação é a igreja. Existe a possibilidade de salvação por meio do conhecimento da Palavra salvadora, talvez sem a presença da igreja.
            O meio ordenado por Deus é a igreja, a agência oficial no que concerne à pregação do evangelho de Cristo, à ministração dos sacramentos e à aplicação da disciplina bíblica.
            A forma e a certeza da preservação e triunfo da igreja é que “[...] Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo”, Ef.5.23.
            A igreja invisível é protegida, não obstante a oposição de todos os inimigos, por isso “[...] igreja (é) edificada [...] e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”, Mt.16.18.
            A igreja visível está debaixo do governo gracioso do Senhor, que a preserva e protege por meio dos sacramentos.
            Alguns benefícios para os membros da igreja visível:
            Jesus “[...] pôs todas as coisas debaixo dos (seus) pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja”, Ef.1.22, por este motivo somos unidos com Cristo;
            Temos a vocação (chamada) eficaz (competente) “quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”, Tt.3.4, 5;
            Temos também a chamada eficaz quando “[...] creem todos os que haviam sido destinados para a vida eterna”, At.13.48;
            É o próprio Deus quem nos “[...] justifica (torna justos) gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus”, Rm.3.24;
            A nossa justificação garante que “[...] não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma”, Hb.10.39;
            É pelo “[...] grande amor (que) nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus [...]”, 1Jo.3.1;
            Somos beneficiados também com a “[...] escolha nele (Jesus) antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor”, Ef.1.4.
2 – Necessidade de distinguir a verdadeira igreja.
            CFW – XXV.V – As igrejas mais puras debaixo do céu estão sujeitas à mistura e ao erro.
            A igreja de Deus (é) chamada (em) [...] Cristo Jesus [...] para ser santa [...]”, 1Co.1.2.
            Dentro da igreja encontramos “[...] crescendo juntos até à colheita [...] (o) joio (que será) ajuntado primeiro [...] atado em feixes para ser queimado; mas o trigo, (será) recolhido no [...] celeiro (de) Deus”, Mt.13.30.
            Muitos, “[...] pela sua incredulidade, foram quebrados [...] sendo, antes, sinagoga de Satanás”, Rm.11.20; Ap.2.9, os quais não herdarão a vida eterna.
            Sempre haverá sobre a terra uma igreja para adorar a Deus segundo a vontade dele mesmo, porque o próprio Jesus “[...] edificará a sua igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”, Mt.16.18.
            Dentro da igreja verdadeira sempre iremos encontrar aquele “[...] que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera”, Mt.13.22.
            Paulo fala que “estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo (arruinar, destruir) a fé a alguns”, 2Tm.2.18.
            Entretanto, o firme fundamento (igreja) de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor”, 2Tm.2.19.
            Ora, (é por este motivo que) numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns (crentes), para honra (do preço pago); outros (frequentes), porém, para desonra (desgraça)”, 2Tm.2.20.
3 – As marcas da verdadeira igreja.
            A verdadeira igreja é marcada pela fiel pregação da Palavra, sem ela não há igreja; a correta administração dos sacramentos, que comunica a fé e fortalece a alma; e a aplicação da disciplina para a pureza da igreja.
            A respeito da pura pregação, “[...] ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu nos pregue evangelho que vá além do que nos temos pregado, seja anátema (amaldiçoado)”, Gl.1.8.
            A administração dos sacramentos deve obedecer ao que Cristo instituiu (determinou) no quesito de “[...] batizar em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo [...] partir o pão [...] tomar [...] o cálice (e) dar (aos discípulos) [...]”, Mt.28.19; 1Co.11.24, 25.
            A respeito da disciplina que serve para castigar os pecados e muitas vezes “entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no Dia do Senhor [Jesus]”, 1Co.5.5.
            A verdadeira igreja, ou, “quem é de Deus ouve as palavras de Deus [...]”, Jo.8.47.
            A igreja verdadeira “julga todas as coisas, retêm o que é bom”, 1Ts.5.21.
            Fazendo parte da verdadeira igreja, o crente reconhece que “[...] Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo”, Ef.5.23.
4 – Os sacramentos como marca da verdadeira igreja.
            Jesus ordenou que os novos crentes precisam passar pelo “[...] batismo em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo [...] (e estes devem participar do) partir (do) [...] pão [...] tomar [...] o cálice [...]”, Mt.28.19; 1Co.11.24, 25.
            A ordenança de Deus é que devemos “[...] dar ouvidos à sua voz, e ele será o nosso Deus, e nós seremos o seu povo [...]”, Jr.7.23.
            A verdadeira marca é que “do SENHOR é a (nossa) salvação, e sobre o seu povo, a sua bênção”, Sl.3.8.
Conclusão:      É necessário reconhecer, por meio da Palavra de Deus, a verdadeira igreja.



            Adaptado pelo Rev. Salvador P. Santana para E.D. – O batismo e a Ceia do Senhor – Palavra Viva – Rev. Christian Brially Tavares de Medeiros – ECC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário