quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

SANTOS.

SANTOS
            Muitos não sabem ou não querem saber, mas Deus em sua vontade soberana “[...] nos escolheu [...]” (Ef 1.4). Interessante notar que, a sua escolha não depende da vontade humana, mas exclusivamente de seu “[...] amor” (Ef 1.4) para com o homem perdido.
            É por este motivo que fica descartado toda e qualquer tentativa de atribuir ao homem o direito de escolher a sua salvação, mesmo porque, o próprio Deus é enfático ao dizer: “assim como nos escolheu nele (Jesus) [...]” (Ef 1.4).
            Veja que o Filho de Deus, na eternidade, exercia o papel salvífico em favor do homem perdido “[...] antes da fundação do mundo [...]” (Ef 1.4). Desde a eternidade, ou seja, antes de existir terra e céu, Deus escolheu o homem para pertencer à Sua família e ser separado para a Sua obra.
            A escolha de Deus determina alguns objetivos para o homem pecador. Dentre tantos, é destacado no texto ora apresentado, a santidade. A ordem é “[...] para (os filhos de Deus) serem santos [...] (por este motivo Deus) nos escolheu [...]” (Ef 1.4).
            Na língua original a palavra santo significa consagrado ou dedicado. Ainda separado para adorar e servir a Deus. Muitos se dizem separados ou santos, mas não se dispõem a adorar de todo o seu coração e nem mesmo trabalhar para a causa do Mestre Jesus. Ao contrário, são negligentes e desobedientes à ordem implícita dada por Deus no texto.
            O servo de Cristo deve trabalhar sem “[...] murmurar, como alguns (dos judeus que) [...] murmuraram e foram destruídos pelo exterminador” (1Co 10.10). Muitos têm pecado diante de Deus neste aspecto.
            Verdade é que muitos reclamam de tudo e todos. Sinceramente, essa não é uma atitude cristã decente e correta diante de Deus, mesmo porque Ele “[...] escolheu (o homem) [...] para ser santo (servir) [...]” (Ef 1.4), pois foi esta a atitude que Jesus Cristo teve, e que deve ser imitada.
            O outro objeto da escolha imposto por Deus aos seus servos é o de “[...] ser [...] irrepreensível (sem defeito, sem culpa, sem mancha, sem o que provoca censura, reprimenda ou repreensão por parte daqueles que estão ao redor) [...]” (Ef 1.4).
            A atitude de jamais ser repreendido se deve exclusivamente a Cristo Jesus em primeiro lugar, ou seja, “[...] perante ele (Jesus) [...]” (Ef 1.4), pois caso queira agir somente de modo aparente para mostrar aos homens, não será aprovado por Deus. E, agindo de forma enganosa. O homem estará engando a si mesmo, pois todos sabem que Deus conhece o profundo do coração.
            O objetivo da escolha deve ser observado com inteireza de coração, porque aquele que negligencia esse preceito de Deus, incorre na desaprovação do próprio Deus. Logo, cada um que se sente regenerado, chamado, escolhido, deve “seguir a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).
            Você que faz parte do corpo de Cristo não deixe de viver de forma “[...] santa e irrepreensível [...]” (Ef 1.4) diante de Deus, porque esse é o dever de todo aquele que professa a fé em Cristo Jesus. Agindo dessa forma você estará contribuindo com o seu testemunho para o engrandecimento do Reino de Deus e a salvação de almas sedentas.
            É possível que você venha precisar de ajuda para alcançar esses objetivos requeridos por Deus. Não fique acanhado, peça ajuda, em primeiro lugar a Deus, pois é o único que pode suprir todas as necessidades. Em segundo lugar peça ajuda aos irmãos da fé, pois os mesmos podem ajudá-lo naquilo que for preciso.
            Que fique bem lembrado: Deus “[...] escolheu (você) nele (em Jesus) antes da fundação do mundo, para ser santo e irrepreensível perante ele; e (tudo isso) em amor” (Ef 1.4) que Ele sente por você.
            Que a graça do Senhor Jesus cubra você com toda sorte de bênçãos espirituais e o torne cada vez mais “[...] santo e irrepreensível [...]” (Ef 1.4).
Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário