quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

RETROSPECTIVA.

RETROSPECTIVA
            O salmista faz uma declaração de fé que precisa impactar cada coração. A sua fala é que ele se “lembra dos dias de outrora, pensa em todos os [...] feitos (de) Deus e considera (medita) nas obras das [...] mãos (de) Deus” (Sl 143.5).
            É possível que a retrospectiva televisiva deste ano a respeito do Brasil traga muitas coisas boas, mas pode ser que entre muitas, haverá as piores notícias, as maiores tragédias, mortes, prisões de políticos e não políticos, falcatruas, desvios milionários.
            Paralelamente, uma outra retrospectiva precisa acontecer dentro de cada coração que se mostra ou não, inclinado para servir ao Senhor Jesus Cristo. Necessário é que o seu relacionamento íntimo com Deus seja reprisado por você e não por outro para evitar que o outro descubra as suas falhas. Cada um deve “examinar-se, pois [...] a si mesmo [...]” (1Co 11.28) diante de Deus.
            Neste Salmo, o rei Davi lembra do seu passado. Davi estava sendo perseguido pelo seu filho Absalão, mas contempla e mira não as perseguições e armadilhas, mas acima de tudo, ele “lembra dos dias de outrora, pensa em todos os [...] feitos (de) Deus e considera (medita) nas obras das [...] mãos (de) Deus” (Sl 143.5).
            Verdade é que as lembranças boas ou ruins do passado não saem da mente, mas elas não podem conduzir o homem à desgraça, desespero, só pelo motivo de ter passado por lutas e desavenças. As lembranças do passado podem vir, mas elas não podem causar dor, sofrimento, angústia e separação de Deus.
            Tudo que vier à sua mente, bom ou ruim, se faz necessário fazer uma análise a respeito do relacionamento com Deus. Caso haja a necessidade de pedir perdão, peça, pois “ao Senhor [...] Deus, pertence a misericórdia e o perdão, pois (todos, sem exceção) [...] têm rebelado contra ele” (Dn 9.9).
            Os pecados não confessados e nunca deixados para trás; as más companhias que o conduziram ao erro precisam ser deixadas. A maneira mais prática apresentada por Deus é a “[...] conversão a Deus de todo o seu coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. (É preciso) rasgar o [...] coração [...] e converter-se ao SENHOR [...] porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal” (Jl 2.12, 13).
            Não fique lamentando o seu passado, ainda que ele tenha magoado o coração de Deus e dos homens. Peça perdão, reconcilie. O importante é você se arrepender, buscar ter nova vida e, um grande conselho é: “Aquele que furtava não furte mais [...]” (Ef 4.28).
            Saiba que, em todas as lutas que você enfrentou, ninguém esteve ao seu lado para consolar, ajudar, oferecer o ombro. Mas há um, único, que pode fazer isso, quando você, humildemente se achegar a Ele, porque “o conselho do SENHOR dura para sempre; os desígnios do seu coração, por todas as gerações” (Sl 33.11). Creia e se achegue a Deus!
            A retrospectiva em sua vida precisa urgentemente ser revista mais uma vez a respeito da leitura bíblica, oração, frequência à casa do Senhor, comunhão com os irmãos, concessão de perdão, mais intimidade com Deus a partir de hoje.
             “Pensa nos dias de outrora, traga à lembrança os anos de passados tempos” (Sl 77.5) agradáveis diante de Deus, rememorando as bênçãos que Ele bondosamente lhe concedeu, mesmo porque, “o homem fiel será cumulado de bênçãos [...]” (Pv 28.20).
            Olhe para trás e perceba que nos momentos de enfermidades, de dores, idas e vindas ao médico, internações, cirurgias, “o SENHOR o assistiu no leito da enfermidade; na doença, Deus lhe afofou a cama” (Sl 41.3).
            Traga à sua mente “[...] as muitas maravilhas (que o) [...] SENHOR, Deus [...] têm operado e também os seus desígnios para contigo; ninguém há que se possa igualar (com) Deus [...] queira anunciá-los e deles falar [...] (pois) são mais do que se pode contar” (Sl 40.5).
            Saiba que Deus opera nos mínimos detalhes em sua vida e muitas vezes você nem percebe que Ele fez e continua fazendo, mesmo “[...] porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hb 13.5).
            Senhor Deus, ajude o seu povo neste ano de 2019 e em especial o Brasil, torna-o consciente para entender que tudo provêm de sua graça e que nada neste mundo acontece por acaso.
            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário