quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

NATAL.


NATAL
            De acordo com o dicionário de Português, essa palavra, que é tão pronunciada a cada ano, em especial, no mês de dezembro, tem o seguinte significado: data da natividade de Jesus Cristo, no dia 25 de dezembro.
            Essa é uma data em que, quase em todo mundo, exceto em alguns países da Europa que comemoram no mês de janeiro, cada criança, cada adulto anseia por ganhar presente de natal, nem que seja um abraço afetuoso do parente, amigo ou irmão em Cristo.
            Interessante notar, que nessa época do ano, na mídia, ouve-se constantemente dizer: Jesus nasceu! Ouvem-se, também, muitos hinos tradicionais alusivos a essa data. E, para marcar um pouco mais esse espírito natalino, todas as lojas se enfeitam com presépios, bonecos vestidos de vermelho e branco simbolizando o dito ‘papai Noel’. 
            Outras lojas mais arrojadas oferecem brindes, sorteiam carros e outras utilidades, apenas com um único propósito: vender, vender e vender. Não se tem nada contra todas essas ofertas, pelo contrário, faz bem para essa população sofrida financeiramente. Bom seria se isso acontecesse durante os doze meses do ano.
            Nessa época natalina, se deseja presentes baratos ou caros. Época em que se fica preocupado se a data verdadeira é comemorada de abril a novembro, dezembro ou no mês de janeiro. Essas datas não importam ao o povo de Deus.
            Apesar que muitos enfatizam por demasiado as datas comemorativas, preocupando-se exageradamente com enfeites, combinações, modelos mais requintados de festas, ainda assim, é preciso procurar o valor merecido do nascimento de Jesus, pois “atente para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo é vaidade e correr atrás do vento” (Ec 1.14).
            Quanto a data do natal, 25 de dezembro, alguns supõem que foi o imperador Constantino (280-337 d.C.) que a estabeleceu para substituir a festa pagã em honra ao sol.
            Biblicamente falando, não existe nenhuma referência que possam provar essa data. Pode-se deduzir, através da narrativa bíblica, que “havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite” (Lc 2.8). Nesse tempo as suas ovelhas podiam ficar ao relento, isso entre os meses de abril a novembro. Alguns sugerem que Jesus tenha nascido no mês de maio, junho ou outubro.
            O mais importante não são datas, mas que você não esqueça de comemorar o nascimento do eterno, o Filho de Deus, Jesus Cristo, o Salvador. Portanto, o natal deste ano precisa ter um sentido mais concreto, mais vibrante em sua vida como aquele nascimento que, ao “voltarem, então, os pastores glorificaram e louvaram a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado” (Lc 2.20).
            É necessário que Jesus nasça em cada coração sem se importar com esta ou aquela data, com comemorações, alimentações, presentes, pois todas essas coisas são passageiras e de modo algum podem mudar a fé do adorador.
            Natal não pode ficar restrito apenas em apreciar coisas deste mundo, antes, deve-se buscar o nascimento de Jesus em cada coração, mesmo porque, “assim como o Pai, que vive [...] enviou Jesus, e igualmente Jesus vive pelo Pai, também quem de Jesus se alimenta por Ele viverá” (Jo 6.57).
            É preciso entender que a sua vida depende totalmente dAquele que é a fonte da vida, porque, “aquele, porém, que beber da água que Jesus lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que Jesus lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (Jo 4.14) e foi exatamente para esse fim que Jesus nasceu.
            O nascimento de Jesus deve, urgentemente, fazer parte integrante de sua vida. Deixe Ele mudar, transformar, renovar a sua mente, porque, sem exceção, precisam “[...] amar o Senhor, seu Deus, de todo o teu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento; e: Amarás o seu próximo como a si mesmo” (Lc 10.27).
            Hoje, convide Jesus para nascer em seu coração!
Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário