sábado, 10 de novembro de 2018

Mt.23.1-12 - HIPOCRISIA.


HIPOCRISIA

Mt.23.1-12



Introd.:           “Hipocrisia é o ato de fingir o que a gente não é, ou não sente, ou não crê; falsidade” - BOL.

Nar.:    Jesus tem diante de si homens e mulheres, mas principalmente os mestres da lei que copiavam e interpretavam e os fariseus que seguiam com rigor a lei.  

Propos.:           Os hipócritas precisam ser confrontados.

Trans.: A hipocrisia [...]

1 – Suscita um alerta.

            Perceba que quem faz o alerta não é o autor do livro, mas o próprio “[...] Jesus (que oferece a salvação eterna, o Filho de Deus) [...]”, Mt.23.1.

            Esse alerta é dirigido “[...] às multidões (que vivem sem esperança de vida eterna) [...]”, Mt.23.1 e que anseiam pela verdade, mas são incrédulos.

            [...] Jesus (alerta também) [...] aos seus discípulos (eu e você)”, Mt.23.1 a respeito da falsidade que assola o meio evangélico.

            Fique alerta, pois “[...] Jesus (continua) falando [...]”, Mt.23.1 sobre as verdades bíblicas para toda a humanidade.

            Então [...]”, Mt.23.1 é preciso saber se eu e você somos ou não hipócritas diante de Deus.

            A hipocrisia ou o teatro começa aparecer quando “[...] se assentam na cadeira de Moisés (legislador, líder com o intuito de comandar e ditar regras) [...]”, Mt.23.2.

            Esses que se intitulam os guardiões da lei pode ser “[...] os escribas (copia e interpreta a lei) e os fariseus (segue com rigor os preceitos da lei, ou seja, pode ser eu e você)”, Mt.23.2.

            Ao condenar a hipocrisia [...]

2 – Jesus fala sobre fazer e não fazer.

            A ordem de Jesus é que eu e você devemos “fazer [...]”, Mt.23.3 aquilo que satisfaz e agrada a Deus.

            Jesus ordena “[...] guardar [...]”, Mt.23.3 principalmente os seus mandamentos em cada coração.

            A conjunção adversativa “[...] pois [...]”, Mt.23.3 aponta para aquilo que Deus deseja que façamos.

            Jesus fala de “[...] tudo quanto eles (escribas-legisladores e fariseus-fiéis à lei) nos disserem (a respeito da Palavra de Deus) faça e guarda [...]”, Mt.23.3 no coração.

            [...] Porém (conjunção adversativa fala para eu e você) não [...] (deve) imitar (escribas-legisladores e fariseus-segue com rigor) nas suas obras [...]”, Mt.23.3 porque eles são mentirosos, falsos, enganadores.

            Jesus fala que eles “[...] dizem (o que está escrito na lei) e não fazem”, Mt.23.3 pois não são verdadeiros diante de Deus.

            O desejo dos hipócritas é “atar fardos pesados (campanhas-audiência com Deus, milagres, curas, casamento, empresa restaurada) [e difíceis de carregar] [...]”, Mt.23.4 a fim de não se libertarem do jugo.

            É interessante notar que os atores “[...] põem (os) fardos sobre os ombros dos homens [...]”, Mt.23.4 para ficarem algemados, presos aos seus desejos.

            Veja que esses enganadores “[...] entretanto, eles mesmos (os hipócritas) nem com o dedo querem movê-los”, Mt.23.4 porque brincam de serem servos de Deus.

            Todo hipócrita [...]

3 – Faz para aparecer, se exibir.

            Atores da mídia fazem graça para aparecer, se exibir diante da população e ganharem algum crédito.

            Os atores que se apresentam dentro das igrejas “praticam [...]”, Mt.23.5 qualquer tipo de obra, mas não para honrar a Deus.

            A conjunção adversativa “[...] porém [...]”, Mt.23.5 mostra que os hipócritas, disfarçados de servos de Deus, é incoerente com fala deles.

            Perceba que “[...] todas as suas obras (são) praticadas com o fim de serem vistos dos homens [...]”, Mt.23.5 para serem elogiados.

            Com o fim de exibição, os hipócritas “[...] alargam os seus filactérios (caixa/testa/braço esquerdo-amar o Senhor) e alongam as suas franjas (enfeite-barra-lembrar fidelidade a Deus)”, Mt.23.5.

            Outra disposição em seus corações é não “amar (o Senhor, mas) o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas”, Mt.23.6 para serem cumprimentados, vistos, reconhecidos.

            Perceba que até mesma “as saudações nas praças (políticos em época de eleição) e o serem chamados mestres (meu senhor) pelos homens”, Mt.23.7.

            Pare de se exibir, querer aparecer. Seja um servo de Deus e [...]

4 – Mude a visão.

            Deixe de olhar para você mesmo. Existe um maior, melhor, mais santo, puro e totalmente Deus, Jesus Cristo.

            O pronome “vós (é enfático para chamar atenção para hipocrisia de que somos os melhores deste mundo) [...]”, Mt.23.8.

            O “[...] porém (de Jesus serve para dizer a mim e a você que) [...] não seremos chamados mestres (senhor), porque um só é nosso Mestre (Jesus Cristo), e nós todos somos irmãos (com o mesmo valor diante de Deus)”, Mt.23.8.

            Mude a visão quanto ao tratamento porque “a ninguém sobre a terra (devemos) chamar nosso pai (costume espírita); porque só um é nosso Pai, aquele que está nos céus”, Mt.23.9, o qual é o nosso Senhor.

            E quanto a nós, “nem seremos chamados guias (mestre, professor), porque um só é nosso Guia (dirige), o Cristo”, Mt.23.10 que conhece perfeitamente o nosso coração.

            Deixa a hipocrisia [...]

Conclusão:      Seja maior.

            Calma! O texto não induz você ser acima dos demais.

            O “mas (de Jesus é que você aprenda com os erros dos hipócritas a ser) o maior dentre nós (não no sentido de mandar, determinar, ser proeminente, o mais inteligente, pelo contrário) seja [...] servo (executar serviço uns dos outros)”, Mt.23.11.

            Não deixando a hipocrisia, esse “quem (eu e você) a si mesmo se exaltar (elevar acima dos demais) será humilhado (rebaixado, reduzido) [...]”, Mt.23.12 diante do próprio Deus.

            [...] E (caso você queira deixar a fama de ator) quem a si mesmo se humilhar (diante dos homens) será exaltado (diante de Deus)”, Mt.23.12.



            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário