quinta-feira, 18 de outubro de 2018

O CUIDADO DE DEUS.


O CUIDADO DE DEUS

                Quantas vezes você já experimentou o cuidado de Deus? É certo que nos pequenos problemas e nas grandes dificuldades você tem enfrentado lutas, mas de uma coisa tenha plena certeza; Deus cuida de todos de uma forma maravilhosa.

                Não é sem razão que o salmista declarava que “ele é pobre e necessitado, porém o Senhor cuida dele (muito bem e reconhece que) [...] Deu é o seu amparo e o seu libertador; (por isso pede:) não te detenhas, ó Deus meu!” (Sl 40.17).

                O salmista fazia esse tipo de declaração porque tinha a inteira confiança em Deus. O rei Davi tinha prazer em expor essa certeza em Deus e, por isso, exaltou o criador de todas as coisas nestes termos: “Eis que Deus é o meu ajudador, o SENHOR é quem me sustenta a vida” (Sl 54.4).

                Nestes textos é possível ver lições preciosas para a edificação da vida do crente:

                1 – “Eu sou pobre [...]” (Sl 40.17). Fala da fragilidade humana, da pequenez, da necessidade e da dependência constante que o homem precisa ter de Deus. Isso indica que o homem é de fato pobre, cego e nu conforme a linguem apocalíptica. Diz que homem nenhum neste mundo consegue algo pela sua própria vontade ou sabedoria;

                2 – “Eu sou [...] necessitado [...]” (Sl 40.17). Declara a inteira dependência de Deus, do pedido de auxílio, socorro, misericórdia em todos os sentidos da vida – material, conjugal, familiar e, principalmente, espiritualmente;

                3 – “[...] Porém o Senhor cuida de mim [...]” (Sl 40.17). É no reconhecimento da pobreza e da necessidade que o SENHOR cuida e age em socorro, e isto, em qualquer momento, situação ou circunstância da vida;

                4 – “[...] Tu és o meu amparo e o meu libertador [...] ó Deus meu!” (Sl 40.17). Note que no final do verso o salmista faz uma declaração de fé. Ele reconhece que somente Deus é o seu amparo e libertador. Davi passava por grandes dificuldades, provavelmente com os seus inimigos e até mesmo parentes e seus soldados, mas nem por isso deixou de confiar no cuidado, na proteção, amparo e libertação de Deus, através da bondade e misericórdia do Senhor que tanto lhe protegia;

                5 – “[...] Não te detenhas [...]” (Sl 40.17). Como que em um brado de vitória, Davi clama a Deus para vir socorrê-lo o mais breve possível. Isto não quer dizer que o salmista duvidava da proteção e amparo de Deus, mas sim, que o Todo-Poderoso, no tempo cronológico de Davi, respondesse positivamente a ele.

                Assim como Davi, cada um deve aprender a confiar e dizer: “Eis que Deus é o meu ajudador, o SENHOR é quem me sustenta a vida” (Sl 54.4).

                Creia! O cuidado de Deus é por demais maravilhoso!

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário