sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Mt.22.34-40 - AMOR.


AMOR

Mt.22.34-40



Introd.:           [...] Por amor [...] o SENHOR [...] (propõe) não destruir [...]”, Gn.18.31 uma cidade inteira.

            [...] Por amor a Raquel, serviu Jacó sete anos [...]”, Gn.29.20 o seu sogro.

            Paulo fala que “[...] Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”, Rm.5.8.      

Nar.:    Faltava três dias para Jesus enfrentar o julgamento e morte por amor a cada um de nós.

            O interesse dos fariseus/escribas era tão-somente desestabilizar Jesus em seus argumentos teológicos diante da população a fim de que fosse julgado e condenado.

Propos.:           Precisamos aprender amar.

Trans.: O amor [...]

1 – Força reunir o conselho.

            [...] Reuniram-se em conselho”, Mt.22.34, assembleia para tratar de um assunto familiar, sobre relacionamentos de amigos, sobre a intimidade com Deus.

            [...] Os saduceus (sacerdotes, ofertas, eu e você) [...]”, Mt.22.34 estão à procura do amor, mas parece não encontrar.

            [...] Jesus (que é puro amor) fizera calar os saduceus [...]”, Mt.22.34 devido a incredulidade deles sobre a ressurreição.

            [...] Os fariseus (sinédrio, escribas, mestres da lei, eu e você) [...] sabe que [...]”, Mt.22.34 todos precisam ser amorosos, mas evitam ao máximo; não se juntam, se sentem separados, melhores, mais inteligentes, maiores que os demais.

            A conjunção aditiva “entretanto [...]”, Mt.22.34 mostra todo esse embate entre eu e você em busca desse amor que está em Cristo Jesus.

            Por causa do amor [...]

2 – Jesus é experimentado.

            Assim como Jesus foi “[...] experimentado (ver se algo pode ser feito, fazer uma experiência, o que ele pensa, ou como ele se comporta, testar maliciosamente, pôr a prova seus sentimentos com astúcia, provar a fé, a virtude, o caráter, a perfeição) [...]”, Mt.22.35, principalmente a respeito do seu amor para com Deus e para com os homens, de igual modo eu e você.

            Perceba que, “e um deles (pode ser eu e você que gosta de) experimentar (provar o outro sobre a veracidade do amor) [...]”, Mt.22.35.

            O “[...] intérprete da Lei (escriba – eu e você, julgamos ser conhecedores da Palavra de Deus) [...]”, Mt.22.35, mas ao falar sobre amor, estamos longe dessa realidade.

            Eu e você precisamos saber o que “[...] perguntar”, Mt.22.35 a Jesus a respeito do amor, da bondade, fidelidade, servidão a fim de sermos “[...] experimentados [...]”, Mt.22.35 por nós mesmos.

            Diante do amor [...]

3 – Surge dúvidas.

            Mestre (professor que ensina sobre Deus, dos deveres do homem, mostra ao homem o caminho da salvação) [...]”, Mt.22.36.

            Quem é esse “mestre (Jesus) [...]”, Mt.22.36 e o que Ele representa em sua vida?

            O “mestre [...]”, Mt.22.36 do texto é Jesus.

            O “mestre [...]”, Mt.22.36 é o único que pode tirar qualquer dúvida do seu coração.

            Seja “[...] qual [...]”, Mt.22.36 for a pergunta que você apresentar a Jesus, Ele pode responder.

            Mas, o nosso interesse “[...] é o grande mandamento (saindo dos céus) [...]”, Mt.22.36 para reger as nossas vidas.

            O nosso dever precisa ser sobre “[...] o grande mandamento na Lei (que direciona ao amor) [...]”, Mt.22.36 que pode nos conduzir ao céu.

            O amor nos conduz amar [...]

4 – Em primeiro lugar.

            Em primeiro lugar colocamos todas as outras coisas em nossa vida, menos Deus.

            Precisamos saber qual é a “resposta [...] (de) Jesus [...]”, Mt.22.37 a esse respeito.

            [...] Jesus (é direto em afirmar que eu e você devemos aprender) [...] amar [...]”, Mt.22.37.

            [...] Amar (não pode ser qualquer coisa; o texto declara que precisamos) amar o Senhor (a quem pertence todas as coisas, o que tem poder de decisão, proprietário, soberano, príncipe, chefe) [...]”, Mt.22.37.

            Perceba o pronome possessivo “[...] teu (aponta para a Pessoa certa que deve ser) amada [...] Deus (a divindade suprema, a Trindade- o Pai/o Filho e o Espírito Santo, sendo o único e verdadeiro Deus) [...]”, Mt.22.37.

            Nota-se que esse “[...] amor (não pode ser passageiro, externo, pelo contrário, se faz necessário que seja) de todo o teu coração (o centro da vida, de onde “[...] procedem os maus desígnios [...]”, Mc.7.21 [...]”, Mt.22.37 que precisam ser corrigidos pelo próprio Deus.

            [...] Amar [...] (deve ser) de toda a tua alma (ou espírito-psique, lugar do encontro com Deus onde o Diabo não toca) [...]”, Mt.22.37.

            Esse “[...] amor [...] (precisa ser) de todo o teu entendimento (centro das habilidades intelectuais, afetivas e volitivas, ou seja, você deseja) amar [...]”, Mt.22.37.

            Jesus fala que “este (amor a Deus) é o grande e primeiro mandamento”, Mt.22.38.

            Eu e você precisa saber se, de fato, “este é o grande e primeiro mandamento”, Mt.22.38 dentro do meu coração.

            Para “o segundo [...]”, Mt.22.39 mandamento, eu não devo fazer escolha.

            A ordem vem de Deus, pois é “[...] semelhante (ao primeiro mandamento) [...]”, Mt.22.39

            [...] Amarás [...]”, Mt.22.39 está no futuro do presente do indicativo. Isto quer dizer que é preciso passar primeiro por uma transformação interior, nascida no próprio Deus.

            Não vindo a mudança de Deus, você não “[...] amará o seu próximo [...]”, Mt.22.39

            Mas, quando Deus atua em nós, é possível “[...] amar o nosso próximo como a nós mesmos”, Mt.22.39.

            O amor [...]

Conclusão:      Depende do V.T.

            Veja que “destes dois mandamentos [...]”, Mt.22.40, “[...] amar o Senhor [...]”, Mt.22.37 e “[...] o teu próximo [...]”, Mt.22.39 estão interligados ao Velho Testamento.

            Os “[...] dois mandamentos dependem (como sendo a base de) toda a Lei (que revela a vontade de Deus, mostra qual caminho devemos seguir) e os Profetas (instrui o povo de Deus para andar em seus caminhos)”, Mt.22.40.



            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário