quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Mt.21.23-27 - IGNORÂNCIA.


IGNORÂNCIA

Mt.21.23-27



Introd.:           Ignorante é uma pessoa não entendida, ininteligível, insensato, tolo, sem razão, sem sentido, estúpido, sem reflexão ou inteligência, precipitado, não conhecedor, sem entendimento, não educado.

Nar.:    O texto apresenta incidente dentro do templo entre Jesus e os principais sacerdotes e anciãos a respeito da autoridade.

Propos.:           Precisamos reconhecer que “[...] estávamos embrutecidos e ignorantes; era como um irracional à [...] presença (de) Deus”, Sl.73.22.

Trans.: O ignorante não aceita [...]

1 – O ensino.

            Precisamos entender que “tendo Jesus chegado ao templo (o nosso coração, lugar da habitação de Deus somos convidados a ([...] conhecer a verdade, e a verdade nos libertará”, Jo.8.32) [...]”, Mt.21.23.

            Esse “[...] templo (nosso coração deve “[...] ouvir atento a voz do SENHOR [...]”, Ex.15.26) [...]”, Mt.21.23.

            Nota que “[...] Jesus [...] (no) templo, (o verbo num ato contínuo) estando (mostra que o Mestre sempre se preocupa e começa) já ensinando (a nossa vida espiritual) [...]”, Mt.21.23.

            Necessário saber que haverá muitos que “[...] acercar-se-ão (de) Jesus (com a finalidade de “[...] ouvir a palavra de Deus [...]”, Lc.5.1) [...]”, Mt.21.23.

            Outros “[...] acercam-se (de) Jesus (como) os principais sacerdotes (sacrifícios, oração – eu e você com o desejo de prejudicar, atrapalhar) [...]”, Mt.21.23.

            Haverá ainda aqueles que “[...] acercam-se (de) Jesus [...] os anciãos do povo (presbíteros, não para ouvir, mas) perguntar (com intenções de traições) [...]”, Mt.21.23.

            A “[...] pergunta (feita era simples, mas com desejos malignos e a finalidade única: sofrimento e morte de) Jesus [...]”, Mt.21.23.

            O intuito de “[...] perguntar: Com que autoridade (é saber se Jesus confirmava o seu reinado no lugar de César) [...]”, Mt.21.23.

            A “[...] autoridade (que) Jesus fazia estas coisas (purificação do templo, cura miraculosa não tinha nada com o poder terreno de César) [...]”, Mt.21.23.

            [...] E quem [...] deu essa autoridade (a) Jesus (vindo do Pai) [...]”, Mt.21.23 não era aceita como ensino verdadeiro das Sagradas Escrituras.

            Nos resta saber se queremos “[...] conhecer a Deus, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviou (para nos resgatar)”, Jo.17.3.

            O ignorante não aceita [...]

2 – As perguntas de Jesus.

            Ao “[...] perguntar [...] Jesus (deseja saber sobre o que se passa dentro do nosso coração) [...]”, Mt.21.24.

            E Jesus (muitas vezes) nos responde (não aquilo que desejamos saber devido a nossa curiosidade) [...]”, Mt.21.24.

            [...] Jesus também nos faz uma pergunta [...]”, Mt.21.24 para saber para que lado pende o nosso coração.

            E [...] se (eu e você) responder (a Jesus é possível que Ele nos responda algumas questões que estão em aberto em nosso coração) [...]”, Mt.21.24.

            [...] Também (ao ignorante que não quer saber qual a resposta que) Jesus nos dirá [...]”, Mt.21.24 apenas ele saberá qual é a resposta de Jesus à sua alma.

            [...] Jesus (deseja saber de mim e você e do ignorante) com que autoridade Jesus faz estas coisas (maravilhas, transformação, vida eterna que recebemos todos os dias)”, Mt.21.24.

            O ignorante não deseja ouvir Jesus perguntando: “Donde era o batismo de João, (se) do céu (com autoridade de Deus) ou dos homens (autoridade do homem Deus)? [...]”, Mt.21.25.

            Nós (devemos afirmar que) somos de Deus [...]”, 1Jo.4.6 e aceitamos as suas perguntas ao nosso coração.

            A sua ignorância [...]

3 - Depende da sua resposta.

            [...] E (o nosso) discorrer (falar sobre, colocar lado a lado as diferentes questões, pensar a respeito da comunhão, vida espiritual e vida eterna) entre nós [...]”, Mt.21.25 deve ser com o desejo de saber qual a melhor resposta para a nossa espiritualidade.

            Para muitos é difícil “[...] se dizer [...] (em seu coração que o crescimento espiritual vem) do céu [...]”, Mt.21.25.

            Negando ou admitindo, o que “[...] Jesus nos dirá (sobre a nossa comunhão?) [...]”, Mt.21.25.

            Nascendo em Deus a nossa vida eterna, “[...] então, por que não acreditamos nele (no próprio Deus que enviou João Batista para falar sobre arrependimento)? [...]”, Mt.21.25.

            E, se dissermos: dos homens (dando mais valor ao natural que ao próprio Deus, o que será da nossa vida espiritual?) [...]”, Mt.21.26.

            Caso a nossa resposta seja “[...] para temer o povo (rejeitando Deus, não haverá esperança para nós) [...]”, Mt.21.26.

            Com toda ignorância bíblica, devemos reconhecer que “[...] todos consideram João (eu e você) como profeta ((declara aos homens o que Deus reserva para cada um na eternidade)”, Mt.21.26.

            Para os ignorantes [...]

Conclusão:      Não há resposta.

            Essa “[...] resposta, então [...]”, Mt.21.27 nasce dentro do coração do ignorante.

            Perceba que a “[...] resposta (é) a Jesus [...]”, Mt.21.27 como “[...] cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus”, Rm.14.12.

            Muitos neste dia dirão: “[...] Não sabemos [...]”, Mt.21.27, não sou culpado, não tive intenção.

            [...] E Jesus, por sua vez (dará qual resposta a você no Dia final?) [...]”, Mt.21.27.

            Para muitos “[...] Jesus (responderá que) nem ele nos dirá com que autoridade faz estas coisas (a respeito da salvação eterna)”, Mt.21.27.

            Não seja ignorante!



            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário