domingo, 15 de outubro de 2017

Mt.9.18-26 - MISERICÓRDIA.

MISERICÓRDIA
Mt.9.18-26

 
Introd.:           A palavra misericórdia foi registrada 157 vezes no V.T. e 48 no N.T.

            Falar sobre misericórdia é falar sobre bondade, amor e a graça de Deus para com o ser humano, manifesto no perdão, na proteção, no auxílio e no atendimento às muitas súplicas.

            Essa misericórdia se manifestou desde a criação e acompanhará o seu povo até o final dos tempos – BOL.

Nar.:    O texto continua falando sobre os poderes de Jesus.

            Jesus havia acabado de falar sobre o jejum que fortalece a vida espiritual.

            No caminho Jesus é interrompido por duas pessoas necessitadas: O chefe da sinagoga que comandava uma casa de oração e a mulher hemorrágica.

Propos.:           Qualquer problema que enfrentamos é digno da misericórdia de Jesus.

Trans.:             Devido a misericórdia [...]

1 – Jesus é seguido por aqueles que creem.

            E Jesus (apresenta essa conjunção aditiva) Jesus [...]”, Mt.9.19 quando eu e você enfrentamos qualquer situação que fazemos chegar aos ouvidos do Mestre.

            Devido a misericórdia, não importa o assunto “enquanto Jesus (conversa e explica aos seus discípulos sobre o jejum) estas coisas (que) lhes dizia (a respeito da vida espiritual) [...]”, Mt.9.18 para Ele dar atenção a mim e a você.

            Naquele dia “[...] eis que um chefe (da sinagoga – comandava uma casa de oração tomou a atitude de) [...] aproximar-se [...] (de) Jesus [...]”, Mt.9.18.

            Deve acontecer dentro de cada coração o interesse de “[...] se aproximar (de) Jesus [...]”, Mt.9.18 para fazer-lhe alguma petição.

            A atitude do servo de Deus é “[...] adorar (reverenciar, reconhecer que Jesus é o seu Senhor) [...]”, Mt.9.18 como gesto de reconhecimento, agradecimento pela sua misericórdia em todos os momentos e situação.

            Não tenha vergonha de “[...] dizer (tudo quanto está afligindo a sua alma) [...]”, Mt.9.18.

            E (mais uma vez) Jesus (usa a conjunção aditiva com o propósito de nos mostrar qual é o seu plano em relação a nossa petição) [...]”, Mt.9.19.

            [...] Jesus (não ficou pensando, meditando, fazendo perguntas, Ele simplesmente) se levantou [...]”, Mt.9.19 para tomar a atitude abençoada.

            [...] Jesus [...] seguiu Jairo [...] e também os seus discípulos”, Mt.9.19 para lhes mostrar a verdadeira misericórdia.

            A conjunção “porque (aponta para outra misericórdia realizada por Jesus) [...]”, Mt.9.21.

            Diferentemente de Jairo do modo de abordar Jesus, essa mulher, crente, “[...] dizia consigo mesma [...]”, Mt.9.21 sobre a confiança, sem palavras, que podia ter em Jesus.

            A sua fé se resumia em “[...] apenas se eu lhe tocar a veste (Jesus não está mais em nosso meio, então) [...]”, Mt.9.21, leia a Palavra de Deus – desuso nestes últimos tempos.

            O resultado foi surpreendente pela fé ela disse: “[...] ficarei curada”, Mt.9.21.

            A misericórdia atrai [...]

2 – Pessoas com problemas fáceis e difíceis.

            Depende unicamente de Cristo Jesus estender a sua misericórdia para quem Ele deseja.

            Cada um de nós temos um problema fácil ou difícil de solução “e eis que uma mulher [...]”, Mt.9.20 assim como muitas em nossos dias se apresenta com algum problema físico em seus pedidos de orações.

            O texto fala “[...] que (essa) mulher (sofreu) durante doze anos (4.380 dias) [...]”, Mt.9.20 sem encontrar solução na medicina.

            A situação era tão grave que ela “[...] vinha padecendo de uma hemorragia (imunda, sem oportunidade de se relacionar em público) [...]”, Mt.9.20 – pecado de muitos os fazem esconder da sociedade.

            A atitude dessa mulher é como de uma ovelha que “[...] veio por trás (de) Jesus [...]”, Mt.9.20, tal como “as [...] ovelhas (que) ouvem a voz (de) Jesus [...] e elas o [...] seguem”, Jo.10.27.

            Esse problema, tão fácil para os médicos, fora apresentado a Jesus e a maneira escolhida por esta mulher para demonstrar a sua fé foi “[...] tocar na orla da veste (de) Jesus”, Mt.9.20.

            Ore e leia Bíblia constantemente é uns dos meios de você demonstrar a sua fé.

            A outra situação é mais trágica e a medicina ainda não encontrou uma solução.

            [...] Disse Jairo [...]”, Mt.9.18 a Jesus sobre a “[...] sua filha [...]”, Mt.9.18.

            Não deixe de apresentar seus filhos a Jesus em suas orações.

            O problema dessa “[...] filha (era gravíssimo) falecimento [...]”, Mt.9.18, mas nem a medicina de nossos dias consegue ressuscitar uma pessoa que “[...] faleceu agora mesmo [...]”, Mt.9.18.

            [...] Jairo (creu que) Jesus (podia ressuscitar, por isso é usado a conjunção) mas (com o intuito de clamar:) Jesus, venha (me ajudar) [...]”, Mt.9.18.

            A certeza de Jairo era que, se Jesus “[...] impusesse a mão sobre (a) filha [...] ela viveria”, Mt.9.18.

            Creia! Jesus é misericordioso em problemas fáceis e difíceis que você estiver enfrentando.

            A misericórdia pode causar [...]

3 – Rejeição.

            Qualquer um pode ser rejeitado, mas Jesus foi muito mais que todos nós.

            Quando oramos, imploramos, “Jesus tem (desejo de) chegar à casa do chefe (de família – eu e você) [...]”, Mt.9.23 para responder às nossas petições.

            Mas a conjunção acumulativa “[...] e (fala que) Jesus viu os tocadores de flauta (contratados com as carpideiras para afugentar a tristeza – subterfúgios que buscamos em lugar de Cristo) [...]”, Mt.9.23.

            [...] E (ali estava) o povo em alvoroço (devido a morte de um ente querido sem se importar com a presença de Jesus) [...]”, Mt.9.23.

            Pessoas desesperadas deixam de ouvir o que “[...] Jesus diz (em sua Palavra - consolo)”, Mt.9.23.

            Mas, sabedor da incredulidade dos judeus, Jesus pede para se “retirarem [...]”, Mt.9.24.

            O motivo era simples, mas incompreensível por muitos homens, “[...] porque não estava morta a menina [...]”, Mt.9.24.

            Para Jesus essa menina apenas “[...] dormia [...]”, Mt.9.24 – passar da morte para a vida.

            [...] Mas (devido a rejeição) [...] riam-se (de) Jesus”, Mt.9.24 renegando o seu poder, autoridade e misericórdia.

            A misericórdia de Jesus pode [...]

4 – Solucionar qualquer problema.   

            E Jesus [...]”, Mt.9.22 ainda pode resolver o seu e o meu problema.

            Após a mulher, pela fé, tentar se ocultar daquele que vê todas as coisas, “[...] Jesus se voltou e (a) viu [...]”, Mt.9.22 antes aflita, enferma, desesperada, agora amparada.

            O melhor é sobre o que “[...] disse Jesus (a essa mulher – eu e você): Tem bom ânimo (coragem, confiança) filha (porque a sua dificuldade está nas mãos de Deus) [...]”, Mt.9.22.

            Precisamos saber que “[...] a nossa fé (em Jesus) nos salva (principalmente deste mundo de trevas) [...]”, Mt.9.22.

            A certeza que eu e você temos é que “[...] desde aquele instante (em que Jesus resolver nos abençoar) [...] ficamos saudáveis”, Mt.9.22.

            Mas (e se o seu problema for mais complicado como a morte espiritual?) [...]”, Mt.9.25.

            [...] Jesus (pode) afastar o povo (homem ou mulher que deseja a sua destruição espiritual. Ele vai) entrar (em seu coração) [...] tomar a (sua vida) [...] pela mão, e (você) [...] se levantará”, Mt.9.25.

            A misericórdia de Jesus propaga a [...]

Conclusão:      Fama.

            E (o resumo dessa misericórdia de Jesus é que) a fama deste acontecimento [...]”, Mt.9.26 não é nossa, é de Jesus.

            E [...] (essa) fama (de) Jesus [...] (precisa) correr por toda [...] terra”, Mt.9.26 através do nosso testemunho.

            Creia! Jesus continua sendo misericordioso em nosso favor.

 

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário