domingo, 20 de setembro de 2015

PREPARE-SE, 2Pe.3.1-7.


 
PREPARE-SE
2Pe.3.1-7

Introd.:           O preparo pode ser para a guerra, para o trabalho, os estudos, um casamento, um passeio.
            Negligenciamos um preparo ainda maior; o encontro com Cristo Jesus em Sua Segunda Vinda.
            A ordem é: “[...] Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus”, Am.4.12.
Nar.:    Essa carta fala sobre a segunda vinda de Cristo para combater os falsos mestres que negam essa verdade que tentam a todo custo, desviar os crentes que tem esperança de obter a vida eterna.
Prepos.:           Preparar-se para o futuro é obrigação de todo crente no Senhor Jesus Cristo.
Trans.:             Prepare-se para [...]
I – Despertar a mente.
            A mente de todos os “amados [...] (servos do Senhor, precisa ser despertada para a realidade e crescimento espiritual)”, 2Pe.3.1.
            Pedro já havia tratado sobre esse assunto e “[...] esta é, agora, a segunda epístola que (ele) [...] escreve (aos servos do Senhor para se precaverem contra os falsos mestres, falsos ensinos sobre a vinda de Cristo) [...]”, 2Pe.3.1.
            O texto fala que “[...] em ambas, (Pedro) procura despertar a nossa mente com lembranças (sobre o ensino da volta de Cristo e o Reino dos céus) [...]”, 2Pe.3.1.
            Esse desejo é para que tenhamos a “[...] mente esclarecida (a respeito da verdade anunciada pela Palavra de Deus e que muitos tem rejeitado)”, 2Pe.3.1.
            “[...] A nossa mente esclarecida (imaculada, aberta e examinada por Deus)”, 2Pe.3.1, aponta para dois caminhos [...]
            “Para [...] recordar (trazer à lembrança) das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas (sobre a vinda de Cristo) [...]”, 2Pe.3.2.
            E “para [...] recordar [...] do mandamento (ordem) do Senhor e Salvador, ensinado pelos [...] apóstolos (sobre a vinda de Cristo Jesus nas nuvens e de como devemos viver neste mundo como servos)”, 2Pe.3.2.
            Prepare-se para [...]
II – Enfrentar os últimos dias.
            É preciso “ter em conta (em nosso raciocínio que), antes de tudo (acontecer conforme as profecias) [...]”, 2Pe.3.3, somos advertidos sobre o que pode acontecer.
            Então, é preciso ficar atento a tudo quanto acontece “[...] nos últimos dias [...]”, 2Pe.3.3.
            Além das desordens morais, “[...] nos últimos dias, virão escarnecedores (zombadores dizendo que não acontecerá a parousia) [...]”, 2Pe.3.3.
            O pior é que, além dos “[...] seus escárnios, (aqueles que não creem em Jesus Cristo) andam segundo as próprias paixões (de rejeitarem a verdade)”, 2Pe.3.3.
3
 
            Nesses “[...] últimos dias [...]”, 2Pe.3.3, aqueles que renegam a verdade, continuam “[...] dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? (Cristo) Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação”, 2Pe.3.4.
            Prepare-se porque muitos ainda irão “[...] dizer (ainda zombando de nós): Onde está a promessa da sua vinda? (Cristo) [...]”, 2Pe.3.4.
            A desculpa deles é “[...] porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação”, 2Pe.3.4.
            Ou seja, como existe uma aparente demora, eles indagam que Jesus Cristo não virá para resgatar a sua igreja.
            Engano deles, porque todos nós devemos [...]  
III – Ouvir a verdade.
            A verdade é “porque, deliberadamente (de propósito, os zombadores), esquecem [...]”, 2Pe.3.5 das profecias e do evangelho anunciado.
            Eles se fazem de “[...] esquecidos que, de longo tempo, houve céus bem como terra [...]”, 2Pe.3.5 que foram criados por Deus e que portanto, é Aquele que comanda todas as coisas.
            Ora, assim como “[...] a terra [...] surgiu da água e através da água pela palavra de Deus”, 2Pe.3.5, muitos não querem entender essa verdade.
            E não entendendo essa simplicidade, não aceitam as demais verdades faladas na Palavra de Deus.
            Muitos ainda não querem aceitar ou ouvir a verdade de que, “pela água veio a perecer o mundo daquele tempo (alguns acham que não é verdade esse acontecimento, mas precisamos dar ouvidos de que aquele mundo foi) [...] afogado em água”, 2Pe.3.6, conforme a determinação de Deus.
            Todos nós precisamos estar atentos à Palavra de Deus para não cairmos no mesmo erro dos tais zombadores.
            Crendo ou não nessa verdade, então, prepare-se para o [...]
Conclusão:      Dia do Juízo.
            Você aceitando ou não, “[...] os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo [...]”, 2Pe.3.7.
            E, “[...] os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão”, 2Pe.3.12.
            O prepare-se é porque “[...] os céus [...] estão reservados para o Dia (Cristo voltar) do Juízo (separação, julgamento, condenação) e destruição dos homens ímpios”, 2Pe.3.7.
            Prepare-se para o Dia do Juízo final despertando a mente, enfrentando os últimos dias, dando ouvidos à verdade para você não ser destruído junto com os ímpios.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário