sábado, 2 de maio de 2015

TUDO PARA CRISTO, Fm.1.1-3.

TUDO PARA CRISTO
Fm.1.1-3

Introd.:           “Eu trocaria tudo pra te ter aqui.
            Eu troco minha paz por um beijo seu
            Eu troco meu destino pra viver o seu
            Eu troco minha cama pra dormir na sua
            Eu troco mil estrelas pra te dar a lua
            E tudo que você quiser
            E se você quiser, te dou meu sobrenome” – Luan Santana.
Nar.:   Encontramos nesta carta de   “Paulo (escrita cerca de 54-62 d.C. quando estava preso – Éfeso, Cesareia ou Roma, endereçada a) Filemom [...]”, Fm.1.1, dono de um certo escravo fugitivo.
            Paulo parte do pressuposto de que, sendo tudo para Cristo, então, os proprietários dos escravos e até mesmo estes, são também de Jesus.
Propos.:          Se tudo é para Cristo, então, “[...] quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”, 1Co.10.31.
Trans.:           Tudo para Cristo deve incluir [...]
1 – Todos os meus afazeres, Fm.1.1.
            A começar pelo apóstolo “Paulo [...]”, Fm.1.1, ele se considerava como sendo “[...] servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus”, Rm.1.1.
      Quando “Paulo [...] (escreve para Filemom, ele estava) preso (Éfeso, Cesareia, Roma, mas ainda assim, ele não considerava um jugo, um peso, uma desgraça em sua vida) [...]”, Fm.1.1.
            Jesus já havia alertado Paulo que “[...] lhe mostraria quanto lhe importava sofrer pelo [...] nome (de) Cristo”, At.9.16.
            Paulo não tinha as mordomias como os presos do Brasil – musculação, futebol, baralho, escolta para hospitais, comida balanceada.
            “Paulo, (além de encarcerado do governo romano, era também) prisioneiro de Cristo Jesus [...]”, Fm.1.1 para fazer a vontade do seu Mestre.
            É aqui que se mostra a nossa fidelidade para com Deus, ser “[...] de Cristo Jesus [...]”, Fm.1.1.
            “Paulo [...] (tinha como companheiro de cela) o irmão Timóteo (e, posteriormente, pastor da Igreja de Éfeso) [...]”, Fm.1.1.
            Como “Paulo [...] e [...] Timóteo (eram incansáveis na obra) de Cristo Jesus, (o desejo do apóstolo era de que o) amado Filemom (proprietário do escravo fugitivo se aliasse ao propósito do Reino de Deus, doando todos os seus afazeres) [...]”, Fm.1.1.
            “[...] E o [...] amado Filemom, também (se aliou como) [...] colaborador (de) Paulo [...] e o irmão Timóteo [...]”, Fm.1.1.
            Que eu e você estejamos dispostos a entregar todos os nossos afazeres, principalmente a nossa vida a Cristo Jesus.
     Tudo para Cristo envolve também [...]
2 – O meu lar, Fm.1.2.
            Paulo entende que o nosso lar, a nossa família precisa ser de Cristo.
            Na verdade, não podemos “[...] estar sem Cristo, (e muito menos) separados da comunidade de Israel [...] (e) não (devemos perder a) [...] esperança e (ficar) sem Deus no mundo”,Ef.2.12.
            Por este motivo Paulo se preocupou com “[...] a irmã Áfia, (esposa de Filemom) e a Arquipo (filho deste casal a fim de que eles oferecessem a própria vida para Cristo) [...]”, Fm.1.2.
            Paulo percebe que nessa família da “[...] irmã Áfia (com seu filho) [...] Arquipo [...] e (seu esposo Filemom, eles são considerados como) [...] companheiros de lutas (conflitos pela causa de Cristo) [...]”, Fm.1.2.
            Assim, como toda a família está empenhada em oferecer tudo para Cristo, é mais certo que também “[...] a igreja [...] estará em sua casa (seu coração)”, Fm.1.2.
            A igreja vai bem quando a família vai bem.
            Se tudo, os meus afazeres e o meu lar são para Cristo, então [...]
Conclusão:      Posso receber a graça.
            Paulo declara que a “graça (de Deus, o favor imerecido pode alcançar a todos) nós outros (como os nossos familiares) [...]”, Fm.1.3.
            Essa “graça (é acompanhada pela) [...] paz (de Cristo que pode tirar todo medo de entrega total a Jesus Cristo de tudo o que fazemos, somos e temos) [...]”, Fm.1.3.
            É bom lembrar que essa entrega deve ser incondicional, pois “[...] Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”, Fm.1.3 é o único que pode nos abençoar por tudo o que fazemos.
            Vamos trocar tudo para ter Jesus Cristo aqui, em nosso coração.
            Vamos trocar a nossa paz pela paz de Cristo Jesus.
            Queira trocar o seu destino para viver o destino de Deus.
            Troque a sua falta de sono por momentos especiais em conversas com o Pai celeste.
            Mude o foco dos problemas e até mesmo da natureza para contemplar a Deus.
            E tudo que você quiser, “peça-a, porém, com fé (a Deus), em nada duvidando [...]”, Tg.1.6, “[...] porque o Senhor te dará compreensão em todas as coisas”, 2Tm.2.7.


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário