quarta-feira, 20 de maio de 2015

A FIRMEZA DO ATLETA

A FIRMEZA DO ATLETA
            Em todas as modalidades esportivas, todos desejam ganhar o prêmio maior, a medalha de ouro ou pelo menos uma medalha de prata ou de bronze. E para que muitos cheguem ao topo é de fundamental importância um quíntuplo de ajuda mútua para atingir o objetivo final, a vitória. Os patrocinadores investem financeiramente em cada participante, muito esforço físico, mental e psicológico de cada atleta e os torcedores que irão incentivar de uma forma ou de outra a atuação de cada um. Esse conjunto precisa trabalhar em uníssono a fim de que “[...] os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio [...] (então, é preciso) correr de tal maneira que o alcanceis” (1Co 9.24).
            Existe outra competição muito mais valiosa que as modalidades esportivas. Ela, na grande realidade, não tem necessidade do quíntuplo de ajuda, apenas do duplo, você e o próprio “[...] SENHOR, teu Deus, (que) te toma pela tua mão direita e te diz: Não temas, que eu te ajudo” (Is 41.13).
            É preciso lembrar, conforme diz a letra sacra do Novo Cântico, que a vitória nesta competição não depende “dos fortes a vitória, nem dos que correm melhor. Mas dos fieis e sinceros que seguem junto ao Senhor!”. Não depende mais de um que do outro, os dois trabalham em conjunto.
            O “[...] SENHOR, teu Deus [...] te (ajuda) toma pela tua mão [...] (Is 41.13), fortalece, dá direção e forças, enquanto “igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas” (2Tm 2.5).
            Lutar de acordo com as normas fala sobre a lei que exige fé, que induz o neófito a confiar em Deus e em Cristo e na sua Palavra. Fala de instrução moral dada por Cristo. Sem essas regras é impossível vencer porque “todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível” (1Co 9.25).
            O local desta competição não é um lugar especificado geograficamente, pelo contrário, é no interior, no coração. No reino espiritual não há outro meio para lutar segundo as leis espirituais a não ser através do coração, sim, “porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios” (Mc 7.21).
            Eis a razão de, nesta competição, o atleta, o servo, necessitar do seu treinador, entendido como o seu Senhor, o próprio Deus, diuturnamente. A atitude deste atleta deve ser igualmente como a do pai daquele filho endemoninhado que disse a Jesus “[...]: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé” (Mc 9.24).
            De igual modo este atleta deve depender de Deus para a sua fé ser fortalecida a fim de alcançar o prêmio maior, pois no dizer de Tiago é “bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança (manter-se firme na fé em Cristo), a provação (situação de aflição e sofrimento); porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa (felicidade eterna concedida aos servos fiéis de Jesus) da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Tg 1.12).
            Note bem que este atleta necessita de algumas coisas básicas tal como os atletas de várias modalidades. Ele tem que se sentir feliz naquilo que faz, suportar a permanência na modalidade escolhida, aguentar as dificuldades e acidentes sofridos, só assim, poderá ser aprovado, mas lembre-se, tudo isso deve estar aliado e aprovado ao Senhor que o ama.
            Para o atleta que permanecer firme, não vacilar, que estiver sempre a “combater o bom combate da fé [...]” (1Tm 6.12) o apóstolo Paulo o instrui a “[...] tomar posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas” (1Tm 6.12).
            É somente a partir deste momento que todo atleta vencedor, irá deixar para trás todas as lutas e dificuldades porque o grande Deus “[...] lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Ap 21.4), portanto, atleta, seja firme.

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário