domingo, 17 de maio de 2015

POR AMOR, Fm.1.8-14.

POR AMOR
Fm.1.8-14

Introd.:           “Já faz uma semana que eu estou sofrendo
            E quando chega a noite aumenta essa dor
            Eu tenho tanto medo desse sentimento
            Não sei se é infarto ou falta de amor
            Só sei, que quando penso nela dá uma tontura
            Um pique de pressão me leva a loucura
            O que será que eu tenho, eu quero saber” – Léo Magalhães.
Nar.:   Paulo se coloca como mediador entre Filemom e Onésimo.
            O apóstolo apela para o amor que ainda possa existir em nosso coração em favor de todos os homens.
Propos.:          Em outra Escritura Paulo declara “[...] que o amor [...] é o vínculo da perfeição”, Cl.3.14 para que, cada um de nós aprenda a se relacionar com todos os homens.
Trans.:           Esse por amor deve ter como base [...]         
1 – Cristo Jesus, Fm.1.8.
            Devemos acreditar que “[...] sem Cristo [...] (vivemos) separados da comunidade [...] e estranhos [...] (para com todos, daí) não temos esperança e (vivemos) sem Deus no mundo”, Ef.2.12.
            Paulo começa o texto dizendo: “Pois bem [...]”, Fm.1.8, você deseja continuar sem Cristo Jesus demonstrando a falta de amor?
            Como o escravo fujão precisava retornar para o seu senhor, “[...] Paula (fala para Filemom) que ainda sentia plena liberdade [...]”, Fm.1.8 de falar sobre o amor.
            Essa “[...] liberdade (temos apenas) em Cristo [...]”, Fm.1.8 a partir do momento que somos imitadores de Jesus.
            Paulo desejava abrir o jogo com Filemom “[...] para (lhe) [...] ordenar o que convinha”, Fm.1.8 a respeito do escravo Onésimo.
            Ao falar sobre esse amor, Paulo deseja nos mostrar que qualquer problema que enfrentamos tem que ser na base do amor em “[...] Cristo [...]”, Fm.1.8.
            Ao agir amorosamente, podemos [...]
2 – Fazer a nossa petição, Fm.1.9,10.
            “[...] Paulo (apresenta as suas credencias) sendo o que (era) [...] o velho (já havia passado por várias provações) e, agora, até prisioneiro de Cristo Jesus”, Fm.1.9.
            Paulo já havia apelado para a “[...] liberdade em Cristo [...]”, Fm.1.8, então, ele “prefere, todavia, [...]”, Fm.1.9 usar outro argumento que também estava ligado diretamente a Jesus.
            O seu desejo em favor do escravo era “[...] solicitar em nome do amor (Jesus) [...]”, Fm.1.9 que existe em cada coração.
            “Sim, (a) solicitação (deve ser sempre) em favor de [...]”, Fm.1.10 de alguém necessitado.
            Paulo intercedia “[...] em favor de seu filho Onésimo [...]”, Fm.1.10 que fugira das mãos do seu senhor, Filemom.
            Esse “[...] Onésimo, (no encontro que teve com Paulo, foi) [...] gerado (para a vida, para o amor, para viver para Jesus Cristo) entre (as) algemas (de) Paulo”, Fm.1.10.
            Após apelar para o Mestre Jesus e o amor, é possível cada um [...]
3 – Se tornar útil, Fm.1.11,12.
            “Onésimo, antes, fora inútil (para) Filemom [...]”, Fm.1.11 porque lhe faltou uma mão de obra barata.
            Mas “[...] atualmente, (após a entrega do seu coração ao Mestre Jesus) porém, é útil [...]”, Fm.1.11 também para amar.
            A vida do escravo passou a “[...] útil, a Filemom e a Paulo”, Fm.1.11.
            Devo procurar dentro do meu coração se eu sou “[...] inútil [...] (ou) útil [...]”, Fm.1.11 à minha família e aos meus amigos e inimigos.
            “Paulo enviou Onésimo de volta em pessoa [...]”, Fm.1.12 a fim de que Filemom o amasse através de Jesus Cristo.
            Na verdade, Paulo “[...] queria dizer (que estava enviado) [...] o seu próprio coração”, Fm.1.12 cheio do amor de Cristo.
            Muitas vezes almejamos que a vida do outro deve útil para todas as pessoas, menos a nossa.
            O desejo de Paulo é que eu e você sejamos servos de Jesus Cristo, amorosos e úteis para com todos os homens a fim de que possamos [...]    
Conclusão:      Servir de livre vontade, Fm.1.13,14.
            A ideia de Paulo é que faltando Jesus em nosso coração, consequentemente, falta amor, daí, não seremos úteis e jamais iremos servir.
            Então “Paulo queria conservar (o escravo) Onésimo consigo mesmo [...]”, Fm.1.13 com o intuito de ensiná-lo ainda mais sobre o querer de Deus para a vida.
            Essa deve ser a nossa atitude com todos os nossos; ensinar-lhes os conselhos das Escrituras Sagradas.
            Na verdade o apóstolo desejava que o fujão Onésimo permanecesse “[...] em [...] lugar (de) Filemom [...] (para) servir (Paulo, pois este) carregava algemas por causa do evangelho”, Fm.1.13.
            Por causa dos princípios fundamentados em Cristo e no amor para servir de Paulo, “nada, porém, (ele) quis fazer sem o [...] consentimento (de) Filemom [...]”, Fm.1.14, e essa deve ser a nossa atitude.
            Paulo apelou “[...] para [...] a [...] bondade (de) Filemom não vir a ser como que por obrigação (servir), mas de livre vontade”, Fm.1.14 como servo de Cristo e o amor que enche o seu coração para ser útil em todas as coisas.
            É bom que não haja falta de amor em nosso coração, então, devemos nos encher do amor de Cristo Jesus para sermos úteis em todas as coisas neste mundo.

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário