sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A ESCOLHA DE DEUS, 2Ts.3.13-15

A ESCOLHA DE DEUS
2Ts.3.13-15

Introd.:           A salvação não é pela nossa bondade ou de nossa amizade com Deus. Ela vem gratuitamente de Deus para as nossas vidas.
            Em outra Escritura Paulo fala que Deus “[...] nos escolheu, (em) Jesus, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor”, Ef.1.4.
Nar.:   Este texto fala sobre o dever de agradecer a Deus pela nossa salvação.
            Paulo agradece a Deus pela salvação concedida a todos aqueles que foram salvos na eternidade.           
Propos.:          A escolha para a salvação foi efetuada na eternidade.
Trans.:           A escolha de Deus [...]
1 – É motivo de agradecimento.
            Geralmente somos gratos pelo alimento, amigos, parentes, salário e outros bens que ganhamos das mãos bondosas de Deus.
            Poucas vezes nos debruçamos para agradecer a Deus pela salvação recebida.
            “Entretanto, (Paulo entende que) devemos sempre dar graças a Deus [...]”, 2Ts.2.13.
            Em outro lugar Paulo fala que, “em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para conosco”, 1Ts.5.18.
            O motivo de “[...] sempre dar graças a Deus (é) por (Deus ter alcançado cada um de) vocês [...]”, 2Ts.2.13 para a salvação.
            Eis o motivo de não ficarmos engrandecidos.
            É por isso que Paulo acrescenta a frase: “[...] irmãos amados (não por homens, mas) pelo Senhor [...]”, 2Ts.2.13.
            O “[...] amor [...] (é o que move o coração de) Deus (para) nos escolher desde o princípio para a salvação [...]”, 2Ts.2.13. 
            É esse mesmo “[...] amor [...] (que somos levados) pela santificação do Espírito [...]”, 2Ts.2.13 para mais próximos de Deus.
            “Entretanto, devemos (saber que a nossa) [...] santificação [...] (se estabelece, se firma através da) fé na verdade (que é Cristo)”, 2Ts.2.13.
            A escolha de Deus [...]
2 – Tem a finalidade de engrandecer o nome de Jesus.
            Todos nós desejamos aparecer, ser paparicado, engrandecido.
            Precisamos entender que nada somos porque “[...] depois de havermos feito quanto nos foi ordenado, dizemos: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer”, Lc.17.10.
            Cada um de nós foi “[...] chamado (por Deus) mediante o [...] evangelho [...]”, 2Ts.2.14; nunca pela nossa bondade ou desejo.
            Não merecemos porque “[...] todo o dia (Deus) estende as mãos a um povo rebelde e contradizente (desobediente)”, Rm.10.21.
            Então, é certo ouvir que “[...] a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo”, Rm.10.17 para eu e você ser “[...] alcançado para (a salvação) [...]”, 2Ts.2.14.
            Mas, é bom trazer para a mente e o coração que a “[...] glória (honra, louvor, majestade, brilho é somente) de nosso Senhor Jesus Cristo”, 2Ts.2.14.
            A escolha de Deus nos capacita a [...]
Conclusão: Permanecer firmes.
            Certa vez o salmista declarou: “Firme está o meu coração, ó Deus! Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma”, Sl.108.1.
            É somente a escolha de Deus que pode nos tornar firmes para a vida eterna.
            A ordem de Paulo é que, “assim, (como Deus nos escolheu, devemos) [...] permanecer firmes [...]”, 2Ts.2.15.

            Essa “[...] firmeza (nos leva a) guardar as tradições que nos foram ensinadas, seja por palavra (evangelho), seja por epístola nossa (cartas paulinas e gerais)”, 2Ts.2.15 que nos aponta a salvação em Cristo Jesus.
Rev. Salvador P. Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário