quinta-feira, 14 de março de 2013

FALTA CONFIAR E ESPERAR

FALTA CONFIAR E ESPERAR


Quem nunca ficou por muito tempo esperando o resultado de um exame, na fila de um banco, no corredor de um hospital, a chegada de um amigo ou parente? Essas são algumas das mais simples esperas que o homem pode enfrentar no seu dia a dia. Existem pessoas impacientes demais e que não gostam de maneira nenhuma, ficar esperando seja lá o que for. Muitos se aborrecem a tal ponto de desmarcar compromisso, desfazer uma amizade. Ficam aborrecidos e não conseguem olhar com os mesmos olhos para a pessoa que lhe causou tanta espera.

A vida espiritual não fica muito atrás quando se fala a respeito do homem ficar a mercê da bondade de Deus a fim de que Ele responda a sua súplica. Um dos escritores bíblicos soube muito bem o que é depender do retorno de uma resposta quando feita no maior aperto da vida. É possível que Davi estivesse passando por uma grande dificuldade. Pode ter sido uma guerra, a perseguição de um inimigo, até mesmo do seu filho, ou mesmo lutas internas em relação ao pecado ou sobre a decisão a ser tomada dentro ou fora de casa e de Jerusalém. O que mais chama a atenção nessa situação é que ele se pôs a “esperar confiantemente pelo SENHOR [...]”, (Sl 40.1).

Você já ficou decepcionado com alguém? Esperou por muito tempo e não obteve resposta? Será que Deus já o deixou na maior roubada? Fique sabendo que a resposta de Deus as suas orações depende mais dEle do que de você mesmo. Calma! Isso não quer dizer que você vai ficar sentado ou deitado esperando tudo acontecer. A Bíblia está repleta de textos chamando os amigos de Jesus à obrigação, ao “[...] dever de orar sempre e nunca esmorecer” (Lc 18.1). Isso quer dizer que você deve ter contato direto, contínuo, ininterrupto com o seu Criador, mas essa oração deve ser feita na inteira “[...] confiança que (você precisa) ter para com ele (Jesus Cristo): se (caso você) pedir alguma coisa segundo a vontade (de) Jesus, ele (o) [...] ouvirá” (1Jo 5.14). Preste atenção em dois verbos do texto: confiar e pedir. A confiança é direcionada a ninguém mais neste mundo, nem mesmo a sua pessoa, somente em Jesus Cristo. A petição não pode ser desviada daquele que sonda os corações, “[...] pois (o) Pai celeste sabe (do) que (você) necessita [...]” (Mt 6.32) para a sua sobrevivência, por isso que todos os seus pedidos devem ser “[...] segundo a [...] vontade de Jesus (daí, o resultado não pode ser outro) [...] ele [...] ouve” (1Jo 5.14).

É por este motivo que Davi mesmo vivendo no século 10 a.C. não deixou de confiar em Deus. Ainda que não conhecesse a Jesus, ele tinha a promessa de Sua vinda. Note bem que quando o jovem ruivo escreveu o texto ele já havia recebido a resposta. Volte os seus olhos para os verbos que estão no passado: “Esperei [...] inclinou [...] ouviu [...] clamei [...]” (Sl 40.1). Davi havia esperado muito ou pouco a resposta de Deus? De repente alguém muito especial inclina os ouvidos quando o adorador resolveu clamar.

Talvez, dileto leitor, esteja faltando você esperar, confiar um pouco mais nas respostas que o Senhor dos céus tem para responder a seu favor e acima de tudo, acatar à vontade que Deus tem sobre a sua vida.

Rev. Salvador P. Santana



Nenhum comentário:

Postar um comentário