sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SEJA SANTO

SEJA SANTO


Paulo faz uma declaração que precisa ser falada, meditada, gravada, escrita por todas as mentes crédulas e incrédulas de todas as épocas. A respeito dos salvos e escolhidos para a vida eterna com Deus, o apóstolo fala com toda propriedade que “[...] Jesus [...] escolheu (o homem) antes da fundação do mundo, para ser santo e irrepreensível perante ele; e em amor” (Ef.1.4).

Muitos não sabem ou não querem saber, mas Deus em sua soberana vontade “[...] escolheu [...]” alguns homens. A Sua escolha não depende da vontade humana, mas exclusivamente do “[...] seu amor” infinito para com o homem sem Deus. Sendo assim, fica descartada toda e qualquer tentativa de atribuir ao homem o direito de escolher ser salvo, pois o próprio Deus é enfático ao ordenar Paulo escrever que “assim [...] Deus [...] escolheu (o homem) em Jesus [...]”. É interessante notar que o Filho de Deus, Jesus Cristo, ainda na eternidade, antes da encarnação, exercia o papel salvífico em favor do homem perdido. Esta intervenção aconteceu “[...] antes da fundação do mundo [...]”. Desde a eternidade, ou seja, antes de existir terra e céu, Deus escolhera homens para pertencer à Sua família e separados para a Sua obra.

A escolha de Deus determina alguns alvos para o homem pecador. Dentre tantos, é destacado no texto ora apresentado, o dever de cada um “[...] ser santo [...]”. Na língua original a palavra santo significa consagrado ou dedicado, ainda, separado para adorar e servir a Deus. É interessante notar que muitos se dizem separados ou santos, mas não se dispõem para adorar de todo o coração e nem mesmo trabalhar para a causa do Mestre Jesus, ao contrário, são negligentes e desobedientes à ordem dada por Deus aqui implícita.

Noutro texto Paulo fala que o servo de Cristo deve trabalhar sem “[...] murmuração [...]” (1Co.10.10), mas, no entanto, muitos servos têm pecado nesse aspecto da vida com Deus. Reclamam de tudo e de todos. Sinceramente, essa não é uma atitude cristã decente e correta diante de Deus que “[...] escolheu [...] (o homem dentre tantos perdidos) para ser santo (servir) [...]”, com dedicação, esmero e zelo. É preciso servir urgentemente, pois foi esta a atitude que Jesus Cristo teve, e que deve ser imitada.

O outro objetivo da escolha oferecida por Deus ao homem é que cada um seja “[...] irrepreensível [...]” no sentido de não ter mancha, culpa, não provocando censura, reprimenda ou repreensão por parte daqueles que estão ao seu redor. Essa atitude de não ser repreendido se deve exclusivamente a Cristo Jesus em primeiro lugar, ou seja, “[...] perante ele [...]”, pois caso alguém queira agir somente de modo aparente para mostrar aos homens, não será aprovado por Deus, pois estará enganando a si mesmo, pois todos sabem que Deus conhece o profundo do coração. Mas, o objetivo maior da escolha eterna deve ser observado com inteireza de coração, pois aquele que negligencia esse preceito de Deus “[...] incorre na condenação do diabo” (1Tm.3.6). Por este motivo, o autor do livro de Hebreus insiste para que todos os homens tomem a decisão de “seguir [...] a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”, 12.14.

Você que faz parte do corpo de Cristo, não deixe de viver de forma santa e irrepreensível diante de Deus, porque esse é o dever de todo aquele que professa a fé no Deus único e verdadeiro, Cristo Jesus. Agindo dessa forma você estará contribuindo para o engrandecimento do Reino de Deus e a salvação das almas sedentas. É possível que você precise de ajuda para alcançar esses objetivos requeridos por Deus, não se acanhe, peça ajuda, em primeiro lugar a Deus, pois é o único que pode suprir todas as suas necessidades e em segundo lugar, peça ajuda aos irmãos em Cristo, que irão ajudá-lo naquilo que for preciso. Lembre-se! Deus “[...] escolheu [...] (você) para ser santo e irrepreensível perante Ele [...]”. Este é o seu dever e jamais você poderá fugir dessa responsabilidade, pois o poderoso Deus declara noutra Escritura que cada um deve “[...] ser santo [...]” (1Pe.1.16).

Que a graça do Senhor Jesus te cubra com toda sorte de bênçãos e o torne cada vez mais santo.

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário