terça-feira, 11 de outubro de 2011

BUSCANDO MUDANÇA

BUSCANDO MUDANÇA


Este mundo está continuamente em mudança. Prova disto são as estações do ano. No outono acontecem as colheitas, o inverno traz o frio intenso, a primavera concede beleza aos campos e o verão fala de praia, férias, descanso para muitos. Tudo isto é proporcionado pelo próprio Deus ao declarar que “enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite” (Gn.8.22) e Ele tem cumprido fielmente com a Sua palavra e “[...] nada lhe escapa” (Jl.2.3) ao controle.

Este mundo só continua belo, florido, produzindo “[...] porque [...] a mão de Deus [...]” (1Sm.5.11) “[...] está (ainda) estendida sobre todas as nações” (Is.14.26) para abençoar. Nada de pensar que é esta ou aquela nação, este ou aquele homem que foi o grande organizador, abençoador ou protetor dos homens e da natureza. Quando se fala em abençoar, só pode vir das mãos de quem realmente pode fazer isso perfeitamente, “[...] o SENHOR, criador do céu e da terra!” (Sl.134.3). Também é preciso saber que sempre que “[...] o SENHOR [...] abençoa [...] (Ele abençoa) por amor de (alguém que viveu no passado ou no presente por ter sido) [...] servo (do) SENHOR” (Gn.26.24).

Parece que alguns homens têm estacionado o seu crescimento espiritual. Certa vez Jeremias falou algo estarrecedor, mas muitos de sua época não deram ouvidos. O profeta declarou que “até a cegonha no céu conhece as suas estações; a rola, a andorinha e o grou observam o tempo da sua arribação (mudança de clima); mas o meu povo não conhece o juízo do SENHOR” (Jr.8.7). Em outra ocasião ele foi mais profundo ao falar abertamente que “deveras, o povo (de) Deus está louco, já não conhece Deus; são filhos néscios e não inteligentes; são sábios para o mal e não sabem fazer o bem” (Jr.4.22). Por tantos outros motivos e “[...] por falta de entendimento (da Palavra) [...] o povo (de) Deus (foi) [...] levado cativo [...]” (Is.5.13).

Deus não ficou satisfeito com essa degradação. Assim como aconteceu naqueles dias de o povo de Deus “[...] não (dar) ouvidos (à sua voz) [...] a [...] alma (de) Deus chorou em segredo por causa da [...] soberba (do povo); chorou os seus olhos amargamente e se desfez em lágrimas, porquanto o rebanho do SENHOR foi levado cativo” (Jr.13.17). Em pleno século XXI Deus continua chorando devido “o seu povo (continuar sendo) [...] enganado (por) um espírito de prostituição, eles, prostituindo-se, abandonam o seu Deus” (Os.4.12), ficando assim cativos. Além dessa prostituição onde o servo de Deus se declara adorador de outros deuses, outras, como as “[...] riquezas (são elevadas acima da) [...] servidão a Deus [...]” (Mt.6.24) machucam o coração de Deus. Ainda existem aquelas onde os homens se tornam mais “[...] amigos do mundo (daí, por este motivo) constituem-se inimigos de Deus” (Tg.4.4).

Como o mundo está sempre em mudança, assim o homem de Deus precisa buscar mudança espiritual. Na verdade Deus está no controle de todas as coisas, mas cada homem é responsável por buscar vida espiritual agradável a Ele. Haverá um dia, após todos os homens terem se “alegrado [...] na (sua) juventude, e recreado o (seu) coração nos dias da (sua) mocidade; andado pelos caminhos que satisfazem ao (seu) coração e agradaram aos (seus) olhos; (eles devem) saber, porém, que de todas estas coisas Deus [...] pedirá contas” (Ec.11.9). Neste grande dia “muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, (os vivos também terão que comparecer diante do trono, daí) uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno” (Dn.12.2; 1Ts.4.17; 1Pe.4.5).

O que resta é saber se todos estão “[...] preparados [...] para [...] encontrar com o (seu) Deus” (Am.4.12), ou então, buscar mudança para a sua vida espiritual.

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário