quarta-feira, 19 de maio de 2010

DENTRO DE CASA

DENTRO DE CASA


A brutalidade contra a família acontece diariamente. Os casos mais recentes horrorizaram o país nestes últimos dias. “A procuradora aposentada Vera Lúcia Gomes, 66 [...] é acusada de torturar uma menina de dois anos que estava sob sua guarda para adoção [...] um rapaz de 26 anos foi preso [...] acusado de matar a mãe e enterrá-la no jardim de casa [...] o motivo do crime [...] foi o volume da TV. A arma, um martelo [...]” – Procuradora foragida se apresenta à justiça do Rio e, Rapaz é acusado de matar a mãe por causa de volume da TV – Da sucursal do Rio e de Brasília – C 4 – Cotidiano – Folha de S. Paulo, sexta-feira, 14 de maio de 2010.

Muitos pensam que este mundo está entregue às traças, totalmente desprotegido, sem controle, sem direção. A verdade, é que analisando a aplicação dos recursos financeiros, por parte dos governos, em todas as áreas, especificamente, na aérea da segurança pública, este mundo está um caos. E neste aspecto, olhando ao redor, pelos quatro cantos do mundo, se percebe com muita naturalidade mortes, brigas, roubos, desmandos, enfrentamento às autoridades. Tudo isso já fora dito e registrado por Jesus nas Sagradas Escrituras de que “[...] certamente, (este mundo) ouvirá falar de guerras e rumores de guerras; [...] (mas) não [...] (é para ficar) assustado, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim”, Mt.24.6. Ao olhar para o controle total e providente de Deus, este mundo está completamente protegido e orientado. Deus não criou este mundo e o tornou um desastre ou o deixou nas mãos dos homens para lhe dar um novo rumo de conserto. Desde o início “viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração”, Gn.6.5, logo, é impossível o homem colocar um fim a toda maldade do coração; somente Deus tem total poder para agir completamente e extirpar todo o mal. Mas, como o homem é responsável pelos seus atos, “[...] a alma que pecar, essa morrerá”, Ez.18.4.

É preciso saber que Deus não força o homem a fazer nem o bem e nem o mal, “[...] e ele mesmo a ninguém tenta”, Tg.1.3. Todos precisam saber que “o temor do SENHOR conduz à vida; aquele que o tem ficará satisfeito [...]”, Pv.19.23, logo, cada um deve procurar o melhor caminho através da Palavra de Deus. Desde o pecado de Adão a humanidade caiu em declínio até ao ponto de “[...] se multiplicar a iniqüidade, (e por causa dessa maldade) o amor se esfriará de quase todos”, Mt.24.12. A partir de então, “[...] o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os da sua própria casa”, Mq.7.6. Essa constatação é feita não somente em território brasileiro, mas em todas as partes onde o homem vive em comunidade.

A selvageria tanto dentro de casa ou fora dela necessita ser extirpada. O meio mais prático é somente o “arrependimento [...] e (a) conversão (a Jesus Cristo) para serem cancelados os [...] pecados”, At.3.19. Pode-se dizer que cada um ainda continua sendo responsável pelos seus atos, mesmo porque, é dever de todos “fazer [...] morrer a [...] natureza terrena [...] (pois) por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]”, Cl.3.5,6.

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário