domingo, 29 de dezembro de 2019

Gn.26.8-11 - FILHO É REPROVADO.


FILHO É REPROVADO
Gn.26.8-11

Introd.:           O profeta “[...] Samuel [...] (reprovou) a Saul (por) [...] proceder nesciamente em não guardar o mandamento que o SENHOR [...] o ordenou [...]”, 1Sm.13.13.
            Paulo, falando aos romanos, disse que, “[...] por haver (os homens) desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes”, Rm.1.28.
Nar.:    É muito triste e vergonhoso aquele que é reprovado por um incrédulo.
            Isaque e Rebeca passaram por esse vexame de serem reprovados por Abimeleque, um filisteu, incrédulo e sem esperança em Deus.     
Propos.:           “Porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal”, 1Pe.3.17.            
Trans.:             Filho é reprovado [...]
1 – Por um incrédulo.
            “Ora [...] (após o Senhor instalar a fome na terra prometida mostra para) Isaque [...]”, Gn.26.8 de que os acontecimentos na vida desse servo de Deus não são saudáveis para o reino de Deus.
            “Ora [...]”, Gn.26.8, perguntamos muitas vezes para Deus o motivo dessa permissão pecaminosa na vida dos seus filhos.
            “Ora [...]”, Gn.26.8, ficamos angustiados pensando que somente a nós, servos de Deus, somos traídos através dos nossos prazeres.
            “Ora [...]”, Gn.26.8, é na perseverança em servir a Deus que vamos alcançar a vitória espiritual.
            “Ora, tendo Isaque [...]”, Gn.26.8 enfrentado os mesmos problemas que passamos, ele superou.
            “Ora, tendo Isaque (eu e você) permanecido [...]”, Gn.26.8 inerte diante de Deus ou para crescer espiritualmente, pode haver dissabores em nossa vida de comunhão.
            “[...] Isaque permaneceu ali (Gerar) [...]”, Gn.26.8, em hebraico, significa região ou lugar do pernoite. A principal cidade dos filisteus – sul – região fértil e bem regada, mas que devia ser deixada, abandonada, seguir em frente ao propósito eterno; a salvação.
            O “[...] permanecer (de) Isaque ali por muito tempo [...].”, Gn.26.8 mostra que, quando se trata de ambientes hostis, adversários, devemos tomar todo cuidado em relação àqueles que nos rodeiam.
            “[...] Abimeleque [...]”, Gn.26.8, incrédulo, ainda que seja o melhor amigo, é preciso redobrar atenção.
            “[...] Abimeleque, (incrédulo) rei dos filisteus [...]”, Gn.26.8, se tornou um dos maiores inimigos de Israel – pode surpreender você devido a sua atitude moral e ética, tanto para o bem quanto para o mal diante dele.
            “[...] Abimeleque, (incrédulo) [...] olhando da janela [...]”, Gn.26.8 tem o intuito de vigiar as suas ações neste mundo – não faz uso de bebida alcoólica, é careta, se bebe não condiz com o evangelho.
            “[...] Abimeleque (incrédulo) [...] vê que Isaque (eu e você) [...]”, Gn.26.8 praticamos alguma ação que, ao seu entender, não é correto para um servo de Deus.
            Devido “[...] Isaque acariciar a Rebeca, sua mulher”, Gn.26.8, foi motivo de zombaria, chacota, desprezo, reprovação por parte de “[...] Abimeleque [...]”, Gn.26.8, o incrédulo que vigia a todos nós.
            Filho é reprovado [...]
2 – Quando comprova que mentiu.
            “Então [...]”, Gn.26.9, que “seja, porém, a tua palavra: sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno”, Mt.5.37.
            “Então [...]”, Gn.26.9, a mentira não pode fazer parte do nosso vocabulário.
            “Então, Abimeleque [...]”, Gn.26.9, o incrédulo sabe, entende e escuta a nossa fala e pode nos acusar de mentirosos.
            Foi por este motivo que “[...] Abimeleque (o incrédulo) chamou Isaque (eu e você) [...]”, Gn.26.9 para apontar o dedo, mostrar o erro, dizer que falhamos diante do nosso Deus.
            É possível que o “[...] dizer (de) Abimeleque [...]”, Gn.26.9, o incrédulo, não agrada nem a mim e nem a você devido a não aceitação de que somos pecadores, remidos e que devemos buscar a transformação espiritual, mas que, em momentos de fraqueza, pecamos contra Deus.
            “[...] Abimeleque [...] disse (a verdade para) Isaque [...]”, Gn.26.9, ao passo que este mentiu descaradamente.
            “[...] Abimeleque (o incrédulo apontou o pecado que assolava a vida espiritual de) [...] Isaque [...]”, Gn.26.9, a mentira.
            “[...] Abimeleque (o incrédulo) [...] disse (ao servo de Deus, Isaque, eu e você): É evidente que ela é tua esposa [...]”, Gn.26.9 e não irmã, mas prima/esposa.
            Os incrédulos, “[...] Abimeleque [...] (não aceita nem um desvio em nossas vidas) como, pois, disseste [...]”, Gn.26.9 coisas mentirosas para mim?
            “[...] Isaque [...] disse: É minha irmã? [...]”, Gn.26.9, podia ter falado a verdade que não machuca, não destrói a vida, a amizade, não estraga relacionamentos.
            A “[...] resposta (de) Isaque (eu e você) [...]”, Gn.26.9 é desnecessária diante de Deus.
            Conforme a nossa “[...] resposta [...]”, Gn.26.9, sendo mentirosa diante dos incrédulos pode trazer uma má impressão a respeito da nossa lealdade, fidelidade, honestidade diante dos homens.
            A nossa “[...] resposta [...]”, Gn.26.9 pode comprometer a veracidade do evangelho, o nosso testemunho.
            “[...] Isaque respondeu [...]”, Gn.26.9 supondo algo desconhecido, que somente Deus conhece e pode livrar.
            A desconfiança de “[...] Isaque: Porque eu dizia [...]”, Gn.26.9 e não que sabia da concretude do caso, se de fato era do modo que ele entendia.
            “[...] Isaque (supõe): [...] para que eu não morra por causa dela”, Gn.26.9.
            Nesta fala existe duas inverdades:
            Somente Deus “[...] (tem o poder da) morte [...]”, Gn.26.9 em suas mãos;
            Ainda que “[...] morrendo por causa dela”, Gn.26.9, Deus é o único que pode prever tal ação.
            Fuja da mentira e não deixa o incrédulo zombar de você.
            Filho é reprovado [...]
3 – Quando atrai outro para o pecado.
            Isaque agiu como a “[...] cobiça, quando esta [...] atraiu (Abimeleque) e (o) seduziu”, Tg.1.14 ao erro.
            Muitos incrédulos como “[...] Abimeleque (irão) dizer [...]”, Gn.26.10 reclamando da nossa ação, da nossa falta de consideração, da nossa falta de respeito para com a sua pessoa.
            Algum incrédulo “[...] Abimeleque (pode) dizer (para mim e você): Que é isso que nos fizeste? [...]”, Gn.26.10; não respeitando o seu Deus, não dando valor à sua religião, a sua fé, a sua lealdade, ao seu testemunho.
            Veja que o reconhecimento de alguns incrédulos, “[...] Abimeleque (reconhece que) facilmente algum do povo teria abusado da [...] mulher (de) Isaque [...]”, Gn.26.10, eu e você – roupa curta, decote, exposição, falar sobre a sua vida íntima, apontar defeitos do seu cônjuge.
            Perceba que “[...] Abimeleque (coloca toda a responsabilidade do erro, do pecado, da maldade sobre os ombros de) Isaque [...] (ao falar:) e tu [...]”, Gn.26.10 é o culpado, o causador de toda desordem.
            Ou seja, o próprio “[...] Isaque (servo de Deus) atrai sobre [...] (os incrédulos) Abimeleque [...] grave delito”, Gn.26.10, crime, dolo, fraude com o desejo de conduzir ao mesmo pecado a ponto de “um abismo chamar outro abismo, ao fragor das tuas catadupas [...]”, Sl.42.7.
            Tenha cuidado com as suas ações diante dos homens.
            Filho reprovado [...]
Conclusão:      Ainda assim, encontra proteção.
            Precisamos saber que “O SENHOR (é quem) determinará a bênção [...]”, Dt.28.8 sobre toda a humanidade.
            “E (o texto em foco fala que Abimeleque, ordenado por Deus) deu esta ordem [...]”, Gn.26.11 para abençoar aquele que o Senhor deseja.
            A “[...] ordem (foi geral) a todo o povo [...]”, Gn.26.11, de Gerar, em hebraico, significa região ou lugar do pernoite, local que Isaque tomou como herança.
            A “[...] ordem a todo o povo: Qualquer que tocar a este homem (Isaque – servo, mentiroso) ou à sua mulher [...]”, Gn.26.11, Rebeca, serva, mentirosa, seriam punidos.
            Perceba que Abimeleque foi severo a todos os moradores do seu país: “[...] certamente morrerá”, Gn.26.11, ou seja, Isaque e Rebeca foram abençoados, protegidos de males presentes e futuros.
            Deus, tenha misericórdia de nós quando pecamos contra o nosso próximo.
            Deus, não permita que sejamos reprovados pelos incrédulos.
            Deus, abençoa-nos!


            Rev. Salvador P. Santana

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