quinta-feira, 25 de julho de 2019

Gn.12.1-3 - FILHO ABENÇOADO.


FILHO ABENÇOADO
Gn.12.1-3

Introd.:           Em todas [...] (as) coisas (que enfrentamos neste mundo), porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”, Rm.8.37, Jesus Cristo.
Nar.:    O texto fala do importante trato divino com os homens através de Abraão.
            Não havia ainda distinção entre judeus e gentios.
            Chamada de Abraão e a formação da nação de Israel foi essencial para o nascimento do Menino Jesus.
            Abraão foi chamado para ser testemunha da unidade de Deus em meio à idolatria universal.
            O pacto é eterno e continua em vigor através de Jesus Cristo.
            Jornada de Ur até a Palestina – 1.500 km.
Propos.:           Veremos o quanto Deus é gracioso para com os seus filhos.                       
Trans.:             Filho abençoado [...] 
1 – Atende ao chamado de Deus.
            A conjunção aditiva “ora (aponta para os ascendentes de Abrão [...] que “[...] serviram [...] aos deuses [...] dalém do Eufrates (devem ser deixados, abandonados) [...]”, Js.24.15)”, Gn.12.1 e para os descendentes que amam e buscam o Senhor Jesus Cristo de todo o seu coração.
            O “[...] dizer (continua sendo o mesmo do) [...] SENHOR (não apenas) a Abrão (mas também a mim e a você a respeito do nosso chamado para evangelizar, testemunhar) [...]”, Gn.12.1.
            [...] Abrão (hebraico – pai exaltado - levantar, erguer, carregar, suportar, sustentar, auxiliar aquele que deseja servir a Jesus) [...]”, Gn.12.1.
            O chamado é para “[...] sair da tua terra (da idolatria, do pecado, do sofrimento para servir a Deus) [...]”, Gn.12.1.
            [...] Sai [...] da tua parentela (que renega, não aceita a boa dádiva de Deus) [...]”, Gn.12.1.
            [...] Sai (partir, prosseguir, mover-se em direção a Deus que conduz à salvação) [...]”, Gn.12.1.
            [...] Sai [...] da casa de teu pai (que é idólatra e tenta impedir a sua adoração) [...]”, Gn.12.1.
            A ordem é: “[...] vai para a terra que te mostrarei (Israel – onde Deus prevalece sobre a vida física, familiar, material e espiritual)”, Gn.12.1.
            Atende ao chamado de Deus para ser abençoado.
            Filho abençoado [...]
2 – Reconhece que a bênção vem de Deus.
            A preposição “de (mostra que o autor da bênção é o próprio Deus em relação a seus filhos) [...]”, Gn.12.2.
            Perceba que o verbo “[...] farei (está no futuro do presente do indicativo mostrando que Deus não deixará nenhum de seus filhos desamparados) [...]”, Gn.12.2.
            Através “de Abrão (Deus continua) fazendo uma grande nação (salvando pais, filhos, irmãos, parentes das garras do Diabo) [...] Gn.12.2.
            O texto com o pronome pessoal “[...] te (aponta para Abrão (eu e você) que deve ser) abençoado (pelo próprio Deus) [...]”, Gn.12.2.
            Devemos ter a certeza de que o próprio Deus “[...] te engrandecerá (fazer crescer, tornar-se grande, importante, promover, tornar poderoso) o (seu) nome [...]”, Gn.12.2.
            Os servos abençoados por Deus têm por obrigação de “[...] ser tu (eu e você) uma bênção (no meio dos incrédulos)!”, Gn.12.2.
            O texto é bem claro: Eu, Deus, “abençoarei (futuro do presente do indicativo expressa uma ordem de Deus sobre a nossa vida) [...]”, Gn.12.3.
            Veja que essa bênção não se restringe apenas aos filhos, mas também “[...] os que te abençoarem (seja ele crédulo ou incrédulo será) abençoado [...]”, Gn.12.3.
            Não fica pensando que a bênção será para todos, mesmo porque, o próprio Deus fala: Eu “[...] amaldiçoarei (crédulo e incrédulo. Perceba o futuro do indicativo e a ordem do próprio Deus) [...]”, Gn.12.3.
            Deus “[...] amaldiçoa os que te amaldiçoarem (por motivos fúteis, vingativos) [...]”, Gn.12.3.
            Através do filho abençoado [...]
Conclusão:      Outros são abençoados.
            Quando o texto fala “[...] em ti (Abrão, eu e você somos responsáveis para “[...] ser o sal da terra [...] (e) a luz do mundo [...]”, Mt.5.13, 14 para ser o espalhador, condutor das boas novas) [...]”, Gn.12.3.
            Isto quer dizer que “[...] em nós serão benditas todas (e não apenas uma escolhida, mas) todas as famílias da terra (com o intuito de pregar o evangelho, dar testemunho, ser exemplo)”, Gn.12.3.
            Salvação é a maior de todas as bênçãos.
            Somos vencedores, abençoados e espalhadores, influenciadores dessa bênção.

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário