sexta-feira, 6 de julho de 2018

Mt.17.9-13 - NÃO CONTE A VISÃO.


NÃO CONTE A VISÃO

Mt.17.9-13



Introd.:           Se algo espetacular acontecer em sua vida, ela servirá apenas para o seu crescimento espiritual. Guarde em seu coração e se alimente do poder de Deus.

Nar.:    Esse texto ainda retrata a visão que os discípulos tiveram ao lado de Jesus quando apareceram Moisés e Elias.

            Jesus deixa em suspenso por algum tempo a dúvida em seus corações.     

Propos.:           Deus é o único que pode coordenar e abrir o nosso coração para entender as coisas referentes à nossa vida espiritual.

Trans.:             Não conte a visão [...]

1 – Jesus pede silêncio.

            Após “[...] Pedro [...] Tiago e João [...] em particular [...] (presenciarem) Jesus (ser) transfigurado [...] (e) lhes aparecerem Moisés e Elias [...]”, Mt.17.1-3, Jesus pede que guardem segredo.

            E [...]”, Mt.17.9 eu e você, quando tivermos alguma experiência espiritual com Jesus, devemos guardar em nosso coração para não parecer que estamos nos exibindo ou sendo mais crente que os demais.

            [...] Descendo Jesus (precisa descer também Pedro, Tiago e João) do monte (Hermom – 3000mt de altitude – sempre coberto de neve que a noite libera orvalho para regar e fertilizar a extensão do Rio Jordão) [...]”, Mt.17.9.

            Na verdade Jesus não pede, Ele não sugere, “[...] Jesus ordena [...]”, Mt.17.9 e Ele como sendo o nosso Senhor, temos que obedecer.

            A “[...] ordem [...] (é que) a ninguém (devemos) contar (sobre) a visão [...]”, Mt.17.9 se caso tivermos, uma experiência espiritual que sirva para o nosso crescimento ou alguma palavra dirigida à minha alma para deixar algum pecado.

            A “[...] ordem (dada por) Jesus (a seus discípulos foi) até que o Filho do Homem ressuscitasse dentre os mortos”, Mt.17.9, daí em diante, fale, conclame, dê testemunho daquilo que Deus fez e faz em nosso favor.

            Não conte a visão [...]

2 – Jesus responde a questões difíceis.

            Mas os discípulos o interrogaram [...]”, Mt.17.10 assim como nós fazemos com coisas corriqueiras da vida – riqueza, saúde, enfermidade, sofrimento, vida, morte, condenação, salvação.

            A “[...] interrogação (era a respeito do) por que dizem [...]”, Mt.17.10 isto ou aquilo a respeito de alguém que já passara por este mundo.

            Geralmente, essas “[...] interrogações (saem) pois (dos) escribas (os que estudam, copiam e interpretam a lei de Moisés) [...]”, Mt.17.10 com o intuito de ajudar ou desestabilizar a vida espiritual dos discípulos.

            Veja se há cabimento “[...] ser necessário que Elias venha primeiro?”, Mt.17.10.

            [...] Elias (profetizou contra o reinado de Acabe – 874-853 a.C, um dos piores reis de Israel devido a sua idolatria. Elias foi arrebatado ao céu sem morrer, por isso os judeus esperavam o seu retorno imediatamente antes da vinda do Messias, para quem preparasse as mentes dos israelitas para recebê-lo) [...]”, Mt.17.10.

            Então, Jesus responde [...]”, Mt.17.11 à mim e a você a respeito dessa difícil tarefa de interpretar um texto bíblico.

            [...] Jesus (fala que) de fato, Elias virá (lança para o futuro. Pode ser a respeito da Segunda Vinda de Cristo para resgatar o Seu povo) [...]”, Mt.17.11.

            Isso porque, Ele, Jesus, “[...] restaurará (restabelecerá o estado anterior de) todas as coisas”, Mt.17.11 de quando o mundo fora criado perfeitamente.

            Não conte a visão [...]

3 – Jesus irá padecer.

            Jesus faz uma comparação entre o ministério de Elias que viveu 800 a.C. com o ministério profético em seus dias.

            Jesus, porém, nos declara que Elias já veio [...]”, Mt.17.12 em seus dias para anunciar a vinda do Messias, personificado no ministério de João Batista.

            Mas, o problema é que “[...] não o reconheceram (como sendo o precursor do nascimento de Jesus) [...]”, Mt.17.12.

            A verdade é que “[...] antes, fizeram com ele tudo quanto quiseram [...]”, Mt.17.12, rejeitando a sua mensagem de arrependimento e levando-o a ser martirizado por Herodes Antipas quando Herodias pede a sua cabeça num prato.

            Perceba que “[...] assim também o Filho do Homem (Jesus Cristo) há de padecer (afetado, humilhado, surrado) nas mãos deles (Herodes Antipas, Pilatos, saduceus, fariseus, escribas e os principais sacerdotes)”, Mt.17.12, mas por um motivo justo, a nossa salvação.

            Não conte a visão [...]

Conclusão:      Depois é possível entender.

            O advérbio de tempo “então [...]”, Mt.17.13 mostra a cada um de nós que existe um tempo determinado para eu e você entender tudo quanto Deus queira nos ensinar a respeito da nossa vida espiritual.

            Não é à toa que Salomão declara que “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu [...]”, Ec.3.1.

            Esta não é a primeira vez e nem os apóstolos são os únicos que não compreenderam certas coisas que Jesus falara.

            Os pais de Jesus “não compreenderam, porém, as palavras que (Jesus) lhes dissera”, Lc.2.50 quando Ele esteve perdido no templo, em Jerusalém.

            Os discípulos ficaram sem “[...] compreender (quando) Jesus lhes propôs [...] (a) parábola (do bom pastor) [...]”, Jo.10.6 que chama as suas ovelhas e elas O seguem.

            Seus discípulos a princípio não compreenderam (quando da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém) [...] quando, porém, Jesus foi glorificado, então, eles se lembraram de que estas coisas estavam escritas a respeito dele [...]”, Jo.12.16.

            Então, os discípulos (eu e você só iremos) entender (certas coisas espirituais somente quando Deus assim desejar) [...]”, Mt.17.13.

            Ora, se nenhum de nós é diferente dos “[...] discípulos (que andaram, comeram, dormiram, participaram do ministério terreno de Jesus, também um dia) [...] entenderemos (sobre o) que Jesus lhes falara a respeito de João Batista”, Mt.17.13.

            Não conte a visão. Guarde para você a sua experiência.





            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário