quarta-feira, 11 de julho de 2018

Mt.17.14-21 - FEITOS DE MISERICÓRDIA.


FEITOS DE MISERICÓRDIA

Mt.17.14-21



Introd.:           Misericórdia pode ser entendida como bondade, amor, favor, piedade e graça de Deus para com o ser humano, manifestos no perdão, na proteção, no auxílio, no atendimento a súplicas.

            Essa disposição de Deus se manifestou desde a criação e acompanhará o seu povo até o final dos tempos.

Nar.:    Jesus se demonstra misericordioso para com o pedido de um pai em favor do seu filho que estava sofrendo às mãos do Diabo.

Propos.:           A misericórdia apresentada por Jesus é prova do Seu grande amor para com a humanidade.       

Trans.:             O feito de misericórdia requer [...]

1 – Humilhação.

            A conjunção aditiva “e, [...]”, Mt.17.14 remete para mim e você a respeito do desejo da nossa “humilhação [...] sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, nos exalte”, 1Pe.5.6.

            Devemos saber que, “[...] quando chegar (Jesus) para junto da multidão (eu e você teremos que tomar a atitude a respeito da entrega ou não da nossa vida a Deus) [...]”, Mt.17.14.

            A nossa obrigação é de nos “[...] aproximar (de) Jesus (como) um homem (pecador, sem condições, inválida para ajudar a si mesmo) [...]”, Mt.17.14.

            A atitude desse “[...] homem, que (pode ser eu e você é de) se ajoelhar (genuflexar, expressa súplica de ajuda, bem como reverência e honra a quem merece, Jesus Cristo) [...]”, Mt.17.14.

            Note que este “[...] homem [...] (eu e você pode) dizer (o que deseja a Seu Mestre e Senhor, Jesus, o Rei da glória)”, Mt.17.14.

            Nos feitos de misericórdia pode haver [...]

2 - Petição.

            A introdução da petição desse pai aflito é como a oração modelo ensinada por Jesus: “[...] Pai nosso, que estás nos céus [...]”, Mt.6.9.

            A nossa petição pode começar com “Senhor (aquele a quem eu pertenço, que sobre mim tem o poder de decisão, o meu mestre, senhor, proprietário que detém o controle da minha vida, soberano sobre tudo que tenho e sou) [...]”, Mt.17.15.

            Peça para o “Senhor [...] se compadecer (ter misericórdia, te ajudar na aflição, para buscar auxílio em qualquer situação) [...]”, Mt.17.15.

            Mas, querendo especificamente, pede para o “Senhor [...] se compadecer de seu filho [...]”, Mt.17.15 que está angustiado, aflito, perturbado, longe de Deus.

            Este pai pediu por “[...] seu filho, porque é lunático (epiléptico) [...]”, Mt.17.15 ou que, segundo Lucas, “um espírito (Diabo) se apodera dele, e, de repente, o menino grita, e o espírito o atira por terra, convulsiona-o até espumar; e dificilmente o deixa, depois de o ter quebrantado”, Lc.9.39.

            Por causa da opressão de Satanás, esse “[...] seu filho [...] sofre muito [...]”, Mt.17.15 assim como muitos filhos de crentes estão sendo chacoteados pelo Diabo, longe dos caminhos do Senhor, distantes dos ditames da lei de Deus.

            Nota-se que “[...] muitas vezes [...] filhos caem no fogo (da amargura da vida) e outras muitas, na água (do lamaçal do pecado)”, Mt.17.15.

            Clame, peça, implore o favor de Deus em favor dos seus filhos.

            Na misericórdia o pedinte [...]

3 - Reclama.

            Pensamos que muitos não reclamam dos nossos relacionamentos, comportamentos, desrespeito que temos diante dos homens.

            Veja que esse pai “apresentou (o filho aos) [...] discípulos (de Jesus, contudo, ficou apenas na apresentação, porque eles não tinham nenhuma solução para o seu problema) [...]”, Mt.17.16.

            A reclamação desse pai é que “[...] discípulos (eu e você) [...] não podem curar (o seu filho)”, Mt.17.16.

            Não nos importamos com os seus problemas, não queremos saber se passam bem ou mal, se comem ou passam forme.

            Desperta para evangelizar, se interessa pelo próximo, faça algo em favor do necessitado e não dê brecha para outro reclamar de você perante Deus.

            A misericórdia aponta para a [...]

4 – Falta de fé.

            Qual será a “exclamação (espanto, admiração de) Jesus [...]”, Mt.17.17 a meu e a seu respeito?

            Aquela “[...] geração Jesus (os achou) incrédulos (infiéis, não confiáveis, desleais, descrentes, sem confiança em Deus) [...]”, Mt.17.17.

            [...] E (o pior, uma) geração [...] perversa (desencaminhada, desviada, que se corrompe com facilidade, que se opõe e conspira contra os propósitos e planos salvadores de Deus) [...]”, Mt.17.17.

            A pergunta de Jesus que não pode calar é: “[...] Até quando estarei convosco (para suportar, livrar de perigos, armadilhas do Diabo)? [...]”, Mt.17.17.

            [...] Até quando (Jesus) sofrerá (por causa dos nossos pecados, rebeldias, desvios dos caminhos de Deus)? [...]”, Mt.17.17.

            Fique sabendo que você, pai, é o grande responsável por “[...] trazer aqui (na igreja) o menino”, Mt.17.17, seus filhos para receberem instruções, deixando, você será cobrado no último dia.

            Os feitos de misericórdia [...]

5 – Proporciona cura.

            O texto é muito claro ao afirmar que “[...] Jesus repreendeu o demônio [...]”, Mt.17.18 que atormentava aquela criança.

            Como “[...] Jesus (é Senhor e dono de todos e que comanda até mesmo os) demônios (então) [...] este saiu do menino [...]”, Mt.17.18, dando-lhe oportunidade de viver um pouco melhor nesta vida.

            [...] E, (por causa da misericórdia de Jesus) desde aquela hora (da palavra de expulsão de Jesus), ficou o menino curado”, Mt.17.18 da sua enfermidade.

            Jesus pode curar qualquer enfermidade em sua vida. Deixo-o agir em sua vida e de toda a sua família.

            A misericórdia de Jesus fala sobre [...]

Conclusão:      As possíveis negativas das nossas orações.

            A grande “[...] pergunta (a) Jesus em particular (do nosso quarto): Por que motivo não pudemos nós expulsar (certos demônios, ser curado, não ficar ricos, não ser contratado pela empresa, não ser inteligente)?”, Mt.17.19.

            E (qual será a) resposta (que) Jesus nos (dará) [...]”, Mt.17.20.

            Pode ser “[...] por causa da pequenez da nossa fé [...]”, Mt.17.20 de não acreditar que Jesus pode fazer todas as coisas.

            Precisamos saber sobre que o “[mas (conjunção aditiva de Jesus aponta para uma razão espiritual de que) esta casta (tipo, espécie de demônio) não se expele senão por meio de oração (falta em muitos lares) e jejum (pessoal de cada um de nós).]”, Mt.17.21.

            Então, (fica o alerta aos) [...] discípulos (eu e você:) aproxime-se de Jesus [...]”, Mt.17.19.

            O outro alerta é que, “[...] pois em verdade Jesus nos diz que, se tivermos fé como um grão de mostarda (de que Jesus é poderoso para resolver todas as coisas), dirás a este monte (problema): Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada nos será impossível”, Mt.17.20 para ser concretizado em nossa vida espiritual.

            Acredite, os feitos de misericórdias de Jesus são maravilhosos em nossas vidas.





            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário