sábado, 12 de maio de 2018

Mt.14.34-36 - RECONHECER JESUS.


RECONHECER JESUS

Mt.14.34-36



Introd.:           O evangelho de João fala que, se você “[...] conhecer a verdade [...] a verdade (o) [...] libertará”, Jo.8.32.

Nar.:    Jesus deixa a região comandada por Herodes Antipas, o que mandou decapitar João Batista, atravessa o mar da Galileia e adentra ao território comandado pelo seu meio-irmão Filipe, que se tornara cunhado. 

Propos.:           Cada coração precisa “examinar as Escrituras, porque julgamos ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Jesus”, Jo.5.39.                

Trans.:             Para reconhecer Jesus [...]                 

1 – Passe para o outro lado.

            Jesus atravessa o mar da Galileia do lado oeste para o leste acompanhado dos Seus doze discípulos.

            O verbo “[...] chegar [...]”, Mt.14.34 está na terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, mostrando que Jesus não estava sozinho.

            Jesus “[...] já estava [...] no outro lado (leste do Mar da Galileia) [...]”, Mt.14.34 onde deixara para o passado as preocupações com a morte de João Batista.

            Jesus “[...] já estava [...] no outro lado (leste do Mar da Galileia) [...]”, Mt.14.34 não se preocupando mais com as investidas do sanguinário Herodes Antipas.

            Faça como os discípulos que “[...] já estavam [...] no outro lado [...]”, Mt.14.34 perto de Jesus desfrutando da Sua presença sem ficar desesperado com os problemas da vida.

            Jesus buscou ir para “[...] outro lado [...] a terra, em Genesaré (formato de uma harpa, região agradável, fértil para evitar a perseguição de Herodes Antipas a seus discípulos)”, Mt.14.34.

            Então [...]”, Mt.14.34 fica a pergunta à mim e a você: você vai passar para o “[...] outro lado (onde Jesus está na mansão eterna, no reino de céus ou prefere se encontrar com o Diabo e seus anjos?) [...]”, Mt.14.34.

            Faça de tudo para passar para o lado de Jesus.

            Para reconhecer Jesus você precisa [...]

2 – Testemunhar.

            Antes de testemunhar você precisa “reconhecer [...]”, Mt.14.35 Jesus no profundo do seu coração, aceitá-Lo como Senhor e Salvador de sua alma.

            Esse “reconhecimento (ainda) acontece (entre) os homens [...]”, Mt.14.35 que são escolhidos e regenerados através da bondade do Pai celeste.

            Tanto “[...] daquela terra (Genesaré e “[...] por todo o mundo (deve ser) [...] pregado o evangelho a toda criatura”, Mc.16.15) [...]”, Mt.14.35 a fim de que alguns sejam salvos.

            A partir desse “reconhecimento (de Jesus como Senhor, aqueles homens) [...] mandaram avisar (testemunhar) a toda a circunvizinhança [...]”, Mt.14.35 que Jesus é e pode ser o nosso Salvador.

            Nota que foi pelo motivo de “reconhecer (Jesus como Mestre, cuidador, protetor é que) [...] trouxeram todos os enfermos”, Mt.14.35 para serem curados, tocados, abençoados, renovados, transformados pelo poder de Deus.

            Fale para seus amigos e parentes sobre o que Jesus tem feito em sua vida.

            Seja uma testemunha do poder de Jesus em sua vida.

            Reconheça Jesus [...]

3 – Rogando em favor de si mesmo.

            Se faz necessário verificar a nossa oração em favor de nós mesmos, isto é, em favor da nossa vida espiritual.

            Veja que a conjunção aditiva “e [...]”, Mt.14.36 remete para a preocupação que devemos ter em favor de nossas vidas diante de Deus.

            O pronome “[...] lhe [...]”, Mt.14.36 chama a responsabilidade para si mesmo, ou, a sua vida espiritual está em jogo diante de Deus.

            Eu e você precisamos insistir “[...] rogando (pedindo a presença do Espírito Santo, chamar para o (meu) lado, apelar em favor de mim mesmo, pedindo exortação, conforto, instrução) [...]”, Mt.14.36 a fim de que sejamos de fato servos do Senhor Jesus.

            [...] Rogue (para) que ao menos (você) possa tocar na orla da [...] veste (de) Jesus [...]”, Mt.14.36.

            Se não houver leitura bíblica, venha ao culto para aprender a respeito da Palavra de Deus.

            Se não tem o costume de orar, venha pedir para que outros orem em favor de você.

            Invista em você mesmo e que a sua vida espiritual seja aprovada diante de Deus.

            Reconheça Jesus [...]

Conclusão:      Para você ser curado.

            Presta atenção na conjunção aditiva “[...] e (que mostra o resultado benéfico, abençoador em favor daquele que busca, se entrega, faz a vontade de Deus [...]”, Mt.14.36.

            O pronome indefinido “[...] todos (fala somente sobre aqueles que se aproximaram, desejaram buscar a bênção de Deus) [...]”, Mt.14.36.

            O resultado é magnífico, pois “[...] os que tocaram (procuraram reconhecer Jesus) ficaram sãos”, Mt.14.36 espiritualmente, pois mesmo que ainda haja enfermidade física, a nossa alma estará segura.





            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário