sexta-feira, 26 de maio de 2017

Mt.9.32-34, O PODER DE JESUS.


O PODER DE JESUS
Mt.9.32-34

Introd.: Diante do poder de Jesus nada neste mundo ou no mundo das trevas pode barrar a Sua ação.

                [...] Jesus (pode) [...] repreender os ventos e o mar [...]”, Mt.8.26, “[...] vestir [...] a erva do campo [...]”, Mt.6.30, “[...] expelir os espíritos e curar todos os [...] doentes”, Mt.8.16, “[...] coxos, aleijados, cegos, mudos [...]”, Mt.15.30.

Nar.:      Vemos no texto dois opostos: Uns admiram, outros desprezam.           

Propos.:              O poder de Jesus provoca divisão.

Trans.:                  Conhecendo o poder de Jesus [...]

1 – Sempre haverá um que se importa com o próximo.

                Jesus acabara de curar dois cegos.

                Não havia sossego para Jesus por onde Ele andava.

                O texto fala que os “[...] cegos se retiraram (saíram por vontade própria. O motivo é porque alcançaram a bênção desejada, foram restauradas as suas vistas) [...]”, Mt.9.32.

                É preciso acontecer com cada um de nós o desejo de nos “[...] retirarmos (da presença de Jesus somente após sermos contemplados com a bênção que mais desejamos; a salvação da nossa alma) [...]”, Mt.9.32.

                O pior é que muitos “[...] se retiram [...] (da presença de Jesus após terem recebido alguma bênção material – são pessoas interesseiras, desejosas de viverem bem neste mundo) ”, Mt.9.32.

                E logo após os “[...] cegos se retirarem (outros como eu e você irão se apresentar ou serão apresentados à Jesus) [...]”, Mt.9.32.

                Para o Reino de Deus é preciso que alguém tenha compaixão do outro; um homem deve se interessar em dizer para Jesus a respeito mim e você.

                O texto fala que “[...] foi trazido (levado como que conduzido a força, impelido por outro a) Jesus (é um dos que precisa, necessita da atenção do Mestre) [...]”, Mt.9.32.

                Esse homem levado foi “[...] um mudo (Gr. Estúpido ou embotado, que tem falta de compreensão, dificuldade para falar, ver e ouvir a Palavra de Deus) [...]”, Mt.9.32.

                O pior na vida desse homem é que ele estava “[...] endemoninhado (possessão demoníaca, sem condições de raciocinar, entender, decidir em favor de si mesmo e conhecer Deus)”, Mt.9.32.

                O poder de Jesus pode libertar o homem das garras do Diabo e [...]

2 – Retira toda incapacidade física.

                O poder de vida e de morte está nas mãos de Jesus Cristo.

                Moisés declara “[...] que Deus [...] somente Deus, e mais nenhum deus além de dEle; Ele mata e Ele faz viver; Ele fere e Ele sara; e não há quem possa livrar alguém da sua mão”,, Dt.32.39.

                A partícula “e [...] (tem uma ação aditiva e algumas vezes acumulativa, a qual nos aponta para a ação completa de Jesus na vida de todos os homens) [...]”, Mt.9.33.

                Ou seja, Jesus é poderoso para resolver qualquer problema que possamos enfrentar neste mundo.

                Jesus salva, liberta das garras do inimigo, cura, fortalece, caminha conosco e nos leva para as águas tranquilas.

                O poder de Jesus é de “[...] expelir (expulsar, mandar sair com força qualquer força contrária ao nosso crescimento espiritual) [...]”, Mt.9.33

                Quando “sobrevêm [...] um mais valente (Jesus) do que “[...] o demônio [...]”, Mt.9.33 ele, vence-o, tira-lhe a armadura em que confiava e lhe divide os despojos (homens sem Cristo)”, Lc.11.22.

                Só a partir dessa libertação oferecida por Cristo é que “[...] falou o mudo (dando-lhe libertação total) [...]”, Mt.9.33.

                Desta forma pode acontecer com todo aquele que [...] conhece a verdade, e a verdade (o) [...] libertará”, Jo.8.32 de todo mal.

                O poder de Jesus [...]

3 – É admirado pelo povo.

                Não se engane! “[...] Nem todos estão limpos (espiritualmente) [...] nem todos [...] são, de fato, israelitas (ou povo de Deus) [...] nem todos obedeceram ao evangelho [...] (e nem) acreditam na [...] pregação (da Palavra de Deus) [...]”, Jo.13.11; Rm.9.6; 10.16.

                Rev. Hernandes Dias Lopes: Muitos pregadores “[...] fazem da Bíblia um livro meramente humano, cheio de falhas e contradições [...] manipulam as pessoas com o perigoso expediente dos sonhos, visões e revelações estranhas às Escrituras [...] os crentes não querem pensar, querem sentir [...] as pessoas abraçam a fé; são batizadas, tornam-se membros da igreja, mas não mudam de vida [...] quanto mais cresce a igreja, mais ela se torna desacreditada diante da população [...]” – BP – Mai/17.

                Mais uma vez encontramos a partícula “[...] e (trazendo uma ação aditiva) as multidões [...]”, Mt.9.33 que, muitos se diziam servos de Cristo, mas que, no dia da prisão de Jesus pediram a sua crucificação.

                Até nossos dias encontramos “[...] multidões (de homens) se admirando (surpreendendo, achando linda as nossas canções, se beneficiando das nossas orações, mas não desejam nenhum compromisso com Jesus) [...]”, Mt.9.33.

                Homens e mulheres sabem perfeitamente e “[...] dizem (que Jesus é poderoso, maravilhoso, mas o comportamento não condiz no meio da sociedade – divórcio, vícios tem destruídos lares, casamentos malsucedidos, discórdia, brigas, intrigas entre amigos de outrora) [...]”, Mt.9.33.

                E o pior é que ainda hoje “[...] vimos (que) jamais [...] tais (milagres aconteceram em nossas vidas – vida, saúde, prosperidade, resoluções de problemas corriqueiros) [...]”, Mt.9.33.

                Não seja apenas mais um no meio da multidão; seja um servo verdadeiro, íntegro e fiel ao Senhor.

                O poder de Jesus é [...]                               

Conclusão:         Odiado pelas autoridades.

                Tanto eu como você pode ser essa autoridade que rejeita e nega o poder de Jesus Cristo em nossas vidas.

                Na igreja existem “[...] os fariseus (um dos principais grupos religiosos – observavam a lei, as tradições, os costumes) [...]”, Mt.9.34.

                Muitos dentro da igreja agem como “[...] os fariseus [...]”, Mt.9.34; bonito por fora; podre por dentro.

                Eis o motivo da conjunção adversativa, “mas (a fim de mostrar quem de fato somos no Reino de Deus) [...]”, Mt.9.34.

                Esses homens “[...] murmuram (censurar ou reclamar em voz baixa de tudo quanto há neste mundo e no porvir) [...]”, Mt.9.34.

                Acusam falsamente a Jesus de fazer milagres “[...] pelo maioral (Belzebu – Satanás, chefe) dos demônios [...]”, Mt.9.34.

                Milagres que acontecem são tributados aos chamados santos e não a Jesus.

                O testemunho pervertido se reveste de valor – não negavam que Jesus fazia os milagres; mas blasfemavam, ao indicar uma fonte errada do poder de Jesus; busque nos seus arquivos internos para saber que não está agindo igual.

                Nestes dias de trevas precisamos crê que somente o poder de Jesus Cristo [...] é que expele os demônios (da vida de todos os homens)”, Mt.9.34.

 

            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário