sábado, 15 de abril de 2017

TÚMULO VAZIO, Mt.28.1-10.



TÚMULO VAZIO 
Mt.28.1-10

Introd.:           Domingo, 05 de abril, ano 33 da era cristã.
            O governador Pôncio Pilatos recebeu a notícia do túmulo vazio.
            O arauto proclamou: “Jesus, de 33 anos, que se dizia Filho de Deus e rei dos judeus, foi preso pela guarda do templo no Jardim do Getsêmani, altas horas da noite de quinta para sexta-feira”.
            Ele foi julgado e condenado à morte pelo Sinédrio e por Sua Excelência, o governador Pôncio Pilatos.
            Jesus foi açoitado e crucificado às 09h00 da manhã de sexta-feira, dia 03 de abril.
            Às 15h00 desse mesmo dia o condenado morreu.
            Ele foi sepultado num túmulo novo de José de Arimatéia.
            Para maior segurança, foi rolada uma grande pedra para fechar a entrada daquela rocha.
            Os sacerdotes levaram uma escolta e selaram a pedra para evitar a violação.
            Os guardas não resistiram, dormiram junto ao túmulo, vieram os discípulos e roubaram o corpo de Jesus.
            Sua Excelência, o governador, já tomou as devidas providências.
            Para evitar a propagação por toda a Judéia, Samaria e até aos confins da terra a falsa notícia da ressurreição de Jesus, Eu, Pôncio Pilatos, governador romano da Judéia, ordenei a redação e a maior divulgação possível desse comunicado oficial.
Nar.:   A versão bíblica é mais coerente que a versão do Governador Pôncio Pilatos.
            O texto bíblico é apoiado por toda cristandade espalhada pela face da terra ao dizer que “no findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro”, Mt.28.1, mas ele estava vazio.
            Essa mensagem jamais deixou de ser propagada.
            As mulheres tinham a intenção de preparar o corpo de Cristo definitivamente para o sepulcro.
            Para surpresa delas “[...] houve um grande terremoto [...]”, Mt.28.2.
            As mulheres verificaram o milagre da ressurreição, da vitória sobre a morte pela intervenção divina no findar daquele sábado.
            A versão bíblica diz que “[...] um anjo do Senhor desceu do céu [...]”, Mt.28.2 para mostrar o túmulo vazio.
            Deus o ordenou que “[...] removesse a pedra [...]”, Mt.28.2 a fim de que todos soubessem que Jesus não ficara preso à tumba.
            Deus determinou ao anjo que tinha “o [...] aspecto [...] como um relâmpago, e a sua veste, alva como a neve”, Mt.28.3 que essa maravilha aconteceu porque o próprio Deus interveio.
            O túmulo vazio não foi mostrado somente às mulheres, “[...] os guardas tremeram espavoridos (medo) e ficaram como se estivessem mortos”, Mt.28.4 por saber que eles tiveram a oportunidade de conhecer Jesus Cristo como sendo o Salvador do mundo.
            O que serviu de grande pavor para uns, serviu de notável esperança e poder para outros.
            O túmulo está vazio; “[...] não tenha medo; porque sei que (vocês) buscam Jesus, que foi crucificado”, Mt.28.5.
            Em todos os tempos muitos homens tem buscado um Jesus morto, ensanguentado, sem poder para salvar.
            A mensagem continua sendo a mesma: “Ele não está aqui (preso à morte); ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia”, Mt.28.6, o qual pode salvar.
            O túmulo vazio dá vida à Igreja; é o sinal da nossa fé.
            Diante do túmulo vazio as mulheres receberam a ordem de “ir, pois, depressa e dizer aos seus discípulos (testemunhar) que Jesus ressuscitou dos mortos [...]”, Mt.28.7.
            Precisamos dizer aos outros que Jesus ressuscitou “[...] e vai adiante de nós [...]”, Mt.28.7 como pastor de suas ovelhas.
            E o melhor é que, no final da nossa vida neste mundo, “[...] ali o veremos (na mansão celeste). É como (Ele) nos diz (em Sua Palavra)”, Mt.28.7
            Aquelas mulheres não pensaram duas vezes; se “[...] retiraram [...] apressadamente do sepulcro, tomadas de medo e grande alegria, correram (para) anunciar aos discípulos”, Mt.28.8 as boas novas.
            Deus provou que o túmulo está vazio, “[...] Jesus veio ao encontro delas e disse: Salve! (Que a paz esteja com você) [...]”, Mt.28.9.
            Num gesto de reverência e submissão Àquele que vive, as mulheres “[...] aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o adoraram”, Mt.28.9.
            Faltando adoração e reverência de nossa parte, é preciso readquirir e fortalecer a nossa fé.
            Se há falta inclinação diante dAquele que deixou o túmulo vazio para [...]
Conclusão:     Ouça os acordes da ressurreição [...]
            [...] Não temais! [...]”, Mt.28.10.
            Como aquelas mulheres, podemos contemplar a bela frase de Jesus: “[...] Ide avisar (testemunhar, proclamar) a meus irmãos [...]”, Mt.28.10 que o túmulo está vazio.
            [...] Ide avisar a meus irmãos que se dirijam à (Mansão Celeste) e lá me verão [...]”, Mt.28.10 porque o túmulo está vazio.
            O túmulo vazio tem mais valor que o anúncio dado por Pôncio Pilatos.
                 


            Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário