sábado, 12 de janeiro de 2013

SANTOS

SANTOS


Muitos não sabem ou não querem saber, mas Deus em sua soberana vontade “[...] escolheu [...]” (Ef 1.4). A Sua escolha não depende da vontade humana, mas exclusivamente do “[...] seu amor” (Ef 1.4). Então, fica descartada toda e qualquer tentativa de atribuir ao homem o direito de escolher a sua salvação, pois o próprio Deus é enfático ao dizer que, “assim como nos escolheu nele (em Jesus) [...]” (Ef 1.4). É interessante notar que o Filho de Deus, ainda na eternidade, exercia o papel salvífico em favor do homem perdido, ou seja, “[...] antes da fundação do mundo [...]” (Ef 1.4). Desde a eternidade, antes de existir terra e céu, Deus escolhera alguns entre a humanidade para pertencer à Sua família e ser separados para a Sua obra.

A escolha de Deus determina alguns objetivos para o homem pecador. Dentre tantos, é destacado que Deus “[...] escolheu [...] para (o homem) ser santo [...]” (Ef 1.4). Na língua original a palavra santo significa consagrado ou dedicado, ainda, separado para adorar e servir a Deus. Interessante que muitos se dizem separados ou santos, mas não se dispõem a adorar de todo o coração e nem mesmo trabalhar para a causa do Mestre Jesus, ao contrário, são negligentes e desobedientes à ordem dada por Deus, implícita no texto.

O servo de Cristo deve trabalhar “[...] sem murmuração [...]” (Fp 2.14). No entanto, muitos servos têm negligenciado neste aspecto da vida com Deus. Eles reclamam de tudo e de todos. Sinceramente, essa não é uma atitude cristã decente e correta diante de Deus que “[...] escolheu [...] para ser santos (servir) [...]”, (Ef 1.4). Antes, é dever de cada um servir, pois foi esta a atitude que Jesus Cristo teve, e que deve ser imitada.

O outro objetivo da escolha de Deus referente ao homem é de que ele “[...] seja irrepreensível [...]” (Ef 1.4). Este homem deve ser sem mancha, sem culpa, que não provoca censura, que não receba reprimenda, repreensão por parte daqueles que o rodeiam. Essa atitude de não ser repreendido se deve exclusivamente a Cristo Jesus em primeiro lugar, para não ser repreendido “[...] perante Jesus [...]” (Ef 1.4). Caso alguém queira agir de modo aparente, para mostrar a homens, jamais será aprovado por Deus. Neste caso estará enganando a si mesmo, pois todos sabem que Deus conhece o profundo do coração.

O objetivo da escolha deve ser observado com inteireza de coração, pois aquele que negligencia esse preceito de Deus, incorre na condenação, ou como diz o autor do livro de Hebreus: “Segui [...] a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14).

Você que faz parte do corpo de Cristo não deixe de viver de forma santa e irrepreensível diante de Deus, porque esse é o dever de todo aquele que professa a fé no Deus único e verdadeiro, Cristo Jesus. Agindo dessa forma você estará contribuindo para o engrandecimento do Reino de Deus e a salvação de almas sedentas.

É possível que você precise de ajuda para alcançar esses objetivos requeridos por Deus. Não se acanhe, peça ajuda, em primeiro lugar para Deus, pois é o único que pode suprir todas as suas necessidades. Em segundo lugar peça ajuda aos irmãos em Cristo, que poderão ajudá-lo em tudo que for preciso.

Lembre-se! Deus te “[...] escolheu [...] para seres santo e irrepreensível perante Ele [...]” (Ef 1.4). Logo, é o teu dever e jamais poderás fugir dessa responsabilidade, pois Ele próprio diz noutra Escritura: “[...] sede santos [...]” (Lv 20.7).

Que a graça do Senhor Jesus te cubra com toda sorte de bênçãos e te torne cada vez mais santo.

Rev. Salvador P. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário